RICARDO FONTOURA - VENCENDO A ESCLEROSE MÚLTIPLA TODOS OS DIAS DURANTE QUASE 30 ANOS

Quando recebeu o diagnóstico da esclerose múltipla, Ricardo tinha 40 anos de idade, uma esposa, quatro filhos, uma vida profissional bastante promissora. Era cheio de energia, gostava de jogar futebol, nadar.

O diagnóstico veio acompanhado de uma sentença: segundo os médicos, teria de 5 a 10 anos de vida. Uma condenação cruel para quem sempre foi muito apaixonado pela vida e tinha diante de si milhares de planos para serem realizados.

Muitos em seu lugar teriam mergulhado em depressão, ido para casa e entregado os pontos. Ricardo não era um desses. Junto à companheira de todos os momentos, Mirinha, pesquisou o que havia de melhor em termos de tratamento. Seguiu à risca as determinações.

Fazia planos como se não houvesse amanhã e trabalhava para realizar os planos como se o amanhã nunca fosse chegar.

Buscou tratamentos alternativos no exterior, com fé e disciplina. Sua esposa, renomada arquiteta, acabou se transformando numa das maiores especialistas em esclerose e em tratamentos de vanguarda. O casal não hesitava diante de uma promessa nova, mesmo sem garantia, de retardar os efeitos da doença.

Foi um sucesso como raramente repetido: Ricardo conseguiu vencer a doença por 29 anos. Sua expectativa menos otimista era de 5 anos, a mais otimista de 10. Mais que isso: o fez com qualidade de vida, sempre superando as limitações. Apenas na última fase da doença, deixou de andar, sendo auxiliado por uma cadeira. Dirigiu seu próprio carro a maior parte do tempo. E nunca, nunca deixou de trabalhar e de que realizar coisas grandes.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 14/04/2022
Código do texto: T7494878
Classificação de conteúdo: seguro