BIOFRAFIA RICARDO FONTOURA - NÃO DEIXOU A DOENÇA SER MAIOR DO QUE ERA

Ricardo era um homem no auge na vida quando recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla. Apenas 33 anos, casado há pouco tempo, três filhos novos, bem nos negócios das empresas. Era alguém que já tinha rodado parte do mundo em viagens incríveis com os amigos e com a família. Era alguém com sucesso no âmbito familiar, um casamento sólido, feliz, filhos lindos e saudáveis. Boa formação – em engenharia civil -, uma carreira já bem sucedida e em plena ascensão no agronegócio. Era o momento de dar passos mais ousados, consolidar a vida em conquistas maiores.

Mas veio a doença e colocou tudo isso em risco. Colocou tudo isso em dúvida. Pouco se sabia sobre a esclerose múltipla. Menos ainda se sabia sobre possibilidades de tratamento. O pouco que se sabia é que não tinha – e não tem ainda – cura, que é degenerativa e que possivelmente sua vida seria abreviada por conta da doença.

Sob todos os olhares, era um cenário catastrófico para um jovem de 33 anos, com toda a vida pela frente. Com sonhos demais para serem realizados. Alguém com paixão infinita pela vida e que tinha tudo para deixar um legado de realizações muito grandes.

Era também um cenário caótico para a esposa, Myrinha. Para os filhos pequenos. Para seus irmãos, para seus pais. O diagnóstico teve o efeito devastador de uma bomba atômica caindo no quintal de casa. Pegou todos de surpresa. Deixou todos sem ação, sem palavras, sem chão.

Ricardo assimilou tudo com grande dor interna. Com grande desilusão. Como deveria acontecer com qualquer pessoa na mesma situação. Era meio que o protocolo. Como poderia ser diferente?

Após o impacto dos primeiros dias, no entanto, com algumas informações médicas sendo repassadas, com passos a serem seguidos, com a poeira abaixando, Ricardo passou a refletir sobre as suas opções. Sabia que tudo seria diferente. Mas sabia também que não iria se entregar sem luta. Que não podia ser uma pessoa diferente em tudo. Tinha que manter a sua essência e os eixos que definiam sua existência: família, trabalho e sonhos.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 04/05/2022
Código do texto: T7508888
Classificação de conteúdo: seguro