BIOGRAFIA RICARDO FONTOURA - SEM TEMPO PARA RECLAMAR DA VIDA

Imagine alguém no auge da vida e da carreira, com o melhor da vida para acontecer, que recebe, de repente, um diagnóstico de uma doença degenerativa, sem cura e que irá roubar seus movimentos, suas funções vitais pouco a pouco até não sobrar nada.

Era o cenário de Ricardo, no fim da década de 1980, quando descobriu que sofria de esclerose múltipla. A única certeza que tinha é que não teria uma vida fácil. E o pior: seria uma vida curta, dadas as poucas informações que todos tinham da doença e as condições paliativas de tratamentos.

Ricardo teve que passar por uma transformação mental para começar sua jornada de enfrentamento contra a esclerose múltipla. Tinha que se desconstruir em alguns aspectos e construir muros altos e seguros dentro de si contra o que seria o pior dos sintomas imediatos: a degradação mental, a depressão em sua forma mais cruel e desoladora.

Ele tinha muitas opções: reclamar da vida, se revoltar, sofrer por antecipação, se entregar, deixar tudo e ir para casa esperar a morte chegar. Não achou nenhuma dessas alternativas interessantes e dignas do homem que era. Ele entendeu que podia criar suas próprias opções, seu roteiro. Até certo ponto ele estaria no controle. E era isso que iria fazer, independente de qual fosse o resultado final.

Ricardo, como mandamento de vida, decidiu viver a experiência, a dura experiência como um forte. Iria, claro, buscar todas as opções existentes no mundo que pudesse lhe dar esperança. Isso não estava em cogitação. O que decidiu e colocou em marcha apressada foi que faria isso sem reclamar demais, sem se sentir uma vítima, sem parecer fraco.

Decidiu também que não pegaria uma caixa, colocaria suas coisas e iria para casa, viver confortavelmente da renda da família. Era uma opção se quisesse. Ele não quis e achava a ideia tão desconcertante quanto a doença. Resolveu que iria trabalhar como se sempre fez. Faria planos como sempre fez e se lançaria em todas as empreitadas como se não tivesse um alvo enorme nas suas costas.

No âmbito familiar seguiria como havia planejado com Myrinha: seriam uma família normal, com todas as manias de qualquer outra no mundo. Sem tempo para ficar sofrendo coisas de amanhã no hoje. Fariam todas as viagens que quisessem, todos os churrascos que pudessem, iriam a festas, fariam recepções, frequentariam os amigos e parentes.

O plano em todos os aspectos era bem simples: continuar a vida do mesmo jeito que ela estava seguindo. Não caberia a eles o milagre da cura, mas caberia a eles o milagre de celebrar a vida em todas as suas instâncias. Chorar quando preciso e rir quando for o caso. A vida, em sua imensidão. Nada mais que isso. Nem um centímetro a menos.

Do início ao fim, Ricardo manteve a postura: não entrava em conversas para reclamar. Aliás, não gostava que sua doença fosse o foco de qualquer conversa. Não queria ser o coitado, o digno de pena. Isso o apavorava. Não era algo que ele permitia, ficava claro de cara para todos. Rodeava, contornava a conversa quando ela tendia a descambar para esse pantanoso tema. Tinha a habilidade necessária para realizar a manobra, sem ser deselegante com o interlocutor.

Era algo que chegava a intrigar as pessoas. Saíam de reuniões e conversas com ele surpresas por não vê-lo reclamando de dor, reclamando da vida, se sentindo a vítima que imaginavam que fossem. Não vestia o figurino de moribundo, de convalescente. Aliás, estava bem distante desta realidade. Ele preferia a roupa festiva do sobrevivente, do lutador, do homem que sabe da sua condição e que luta diariamente para retardar o pior, que sabe que chegar ao fim do dia, vivo, com energia, pleno é uma vitória a ser celebrada. Talvez seja um ser humano que tenha celebrado tantas vitórias que, pode até ter se esquecido, que havia dentro do seu corpo, um mutirão de forças erguendo ofensivas frustradas contra ele todos os dias. Pode ter sido um tipo de vitória que só ele, senhor de seu corpo e sua força, tenha aprendido a conquistar.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 05/05/2022
Código do texto: T7509838
Classificação de conteúdo: seguro