ADALBERTO PEIXOTO DO COUTO - CANARINHO

ADALBERTO PEIXOTO DO COUTO

INSPETOR APOSENTADO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Ricardo De Benedictis

É com incomum entusiasmo que dedico meu tempo de hoje para comentar a vida de um exemplo de ser humano que tenho a honra de conhecer, antes mesmo de vir morar em Vitória da Conquista.

Antes de vir para Conquista, já o conhecia na labuta cotidiana, e admirava sua destreza pilotando a linda motocicleta, Harley Davidson, que nos remetia aos briosos patrulheiros rodoviários, nos primeiros seriados de TV que assistíamos à noite, sob a ação de nossa Polícia Rodoviária Federal, no combate ao crime.

Tempos depois, estávamos nas imediações da Igreja dos Mares, em Salvador e vimos a bela escolta que o governo da época dedicou ao Papa João Paulo II que visitava a Bahia. E lá estava o Inspetor Adalberto Peixoto do Couto, conhecido na corporação por Canarinho, cujo codinome carregou para todo o sempre. Ele era o mais importante entre todos os que estavam ali, honrados em escoltar o Santo Padre.

Sobressaia-se pelo garbo que ostentava e a simplicidade com a qual tratava sua ‘Harley Davidson’.

Era um espetáculo à parte!

O apelido que ganhou dos colegas ele utiliza com alegria.

Ao ponto de até o sítio onde reside com a família, em Conquista, ter sido batizado de “Sítio Sossego do Canário”!

Adalberto Peixoto do Couto, conhecido carinhosamente como ‘Canarinho’, nasceu em Ubaíra-Ba, antigo lugar conhecido como Areia, no Vale do Jequiriçá, parada obrigatória do Trem que fazia transbordo de cargas e passageiros de Jequié para São Roque, pela antiga Estrada de Ferro de Nazaré, em 24 de agosto de 1933, indo posteriormente residir com seus pais em São Miguel das Matas, onde trabalhou e estudou, transferindo-se para Salvador, passando a trabalhar na Western Cabo Submarino, empresa inglesa de comunicação - via cabo submarino, de então. A mais veloz forma de comunicação expressa e oficial que tínhamos à disposição.

Em 1954, veio para Vitória da Conquista, e aí sua vida e a história da cidade que escolheu para amar e viver, se misturam, indissoluvelmente.

Foi Motorista no DNER e Em 1960, ingressou, por concurso, na PRF - Policia Rodoviária Federal, a cuja corporação serviu por 42 anos, com uma ficha invejável de serviços e elogios os mais variados de seus superiores, aposentando-se no cargo de Inspetor.

Na década de 1960, arriscou sua vida para resgatar corpos de pessoas acidentadas em um ônibus que caiu na Lagoa de Baixo, existente à margem da BR-415, Rodovia Vitória da Conquista – Ilhéus, tendo resgatado quase duas dezenas de corpos, em média e maior profundidade, fato que o tornou muito famoso em toda a Bahia.

Como na época a cidade não dispunha de Corpo de Bombeiros, era requisitado para resgate de corpos em locais perigosos, pois era corajoso, exímio mergulhador e adotava técnicas importantes para tal mister, algo que fazia com denodo e vontade de servir ao próximo.

Em Vitória da Conquista fez o ensino médio no CIENB – Centro Integrado de Educação Navarro de Brito.

Buscando sempre se aperfeiçoar, diplomou-se em direito pela FADITO - Faculdade de Direito de Teófilo Otoni, em 1978. Em 1988 fez Pós Graduação em Direito Público, na mesma Faculdade do Nordeste Mineiro.

Em 2003 foi agraciado com o título de Cidadão Conquistense, através de Resolução 29/2003, de 9 de setembro, pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista – Bahia, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a esse município”.

Cidadão exemplar, amigo e prestimoso, Canarinho acumula dezenas de prêmios e medalhas, entre os quais, o título de Cidadão Conquistense, Membro da Academia de Letras de Conquista cadeira 16, diplomado em Rádio Amador, prestou serviços comunitários em tempo integral.

Vários diplomas de cursos de tiro, tendo sido Campeão Norte Nordeste de Pistola.40 e Sub-Metralhadora.40, as mesmas usadas pelas polícias Militar e Federal. Um verdadeiro perito na arte do tiro...

Tais requisitos tornam Adalberto Peixoto do Couto um exemplo de Brasileiro, Cidadão Conquistense e Baiano, dos mais honrados e reconhecidos, tanto pelos seus pares quanto pelos filhos, amigos, cidadãos de Vitória da Conquista, de toda a Bahia e grande parte do Brasil.

Canarinho é um edificante exemplo que nossa Bahia tem a oferecer a todos os brasileiros! Além dos títulos citados acima, ele traz em sua extensa bagagem vários diplomas e certificados de cursos importantes que fez ao longo da sua carreira vitoriosa.

Na OAB, fez parte do curso de Direito Civil e da Reforma do CPC – Código de Processo Civil.

No Ministério da Justiça, além dos já citados, fez o Curso de Movimentação de Produtos Especiais e do uso do Spray de Pimenta.

Vários presidentes da República, Governadores e outras altas autoridades foram por Canarinho escoltados, ao longo da sua longa trajetória na PRF, tendo atuado como Delegado Titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, em Vitória da Conquista.

Na inauguração do trecho urbano da BR-116 - Rodovia Rio-Bahia, pilotando a famosa “Harley Davidson”, fez parte da Segurança do Presidente João Goulart, presente à solenidade.

Fez a Escolta do Papa João Paulo II, em sua visita a Salvador na década de 1980, entre outros feitos memoráveis.

É tido como Herói Nacional, dadas a suas grandes atuações na PRF, quando arriscava a vida em missões muito difíceis, tendo recebido inúmeras Moções, Condecorações e outras homenagens que vêm se somando através do tempo, mesmo depois da sua aposentadoria.

Com a simplicidade que o caracteriza, quando é citado como herói, ele se retrai e diz que isso é um exagero, que o que fez nada mais foi do que cumprir o seu dever. Atitude própria daqueles que são predestinados a fazer a diferença entre os seus contemporâneos.

Registramos neste ano de 2022, as homenagens prestadas a Canarinho, em Brasília e por último, em Florianópolis – Estado de Santa Catarina, nas comemorações dos 94 anos de Fundação da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Nesta última, o homenageado recebeu as passagens aéreas e foi aguardado por uma colega da PRF no Aeroporto de Florianópolis que o levou ao Hotel que lhe havia sido reservado, bem como na despedida, quando teve o transbordo de volta ao aeroporto, sempre com a fidalguia que o Inspetor Adalberto Peixoto do Couto merece pelo grau de Cidadania que ele inspira a toda a categoria da briosa Polícia Rodoviária Federal.

Vários livros de autores regionais citam Canarinho como um ícone da sociedade conquistense, a exemplo do livro do Prof. Durval Menezes – REPÚBLICA DOS MIGUELENSES, lançado recentemente, entre outros. Vários vídeos circulam em torno da sua vida, nos inúmeros eventos que participa como convidado especial ao longo dos anos, sempre homenageado pelos relevantes serviços que presta à comunidade, além da sua invejável postura de cidadão e amigo de todos, sempre procurando fazer o bem.

Este tipo de exemplo deveria ser tema para professores desenvolverem nas escolas, em suas salas de aulas, visando oferecer histórias dignificantes para nossos alunos. Nossa comunidade anda necessitando de bons exemplos para seguir. E temas como esse também são um papel fundamental da Educação, visando a formação moral e cívica da juventude através do exemplo.

Uma sugestão que merece a reflexão, com exemplos que deveriam ser seguidos em todo o nosso país.

NOTA DE RODAPÉ:

A origem de Adalberto Peixoto do Couto, a antiga Areias, depois Ubaíra – no Vale do Jequiriçá ficou famosa numa rodinha que se cantava e alguns mais idosos lembram até hoje.

Os tropeiros, traziam mercadorias para nossa região e iam até o norte mineiro, voltando carregados com mercadorias de Minas para a região até chegarem no Porto de São Roque, passando por todo o vale.

À noite, quando faziam hora após o jantar para dormirem, sempre tinha entre eles alguém que carregava uma viola, ou violão e cantarolava as músicas da época.

Uma delas, cantada na roda de amigos era mais ou menos assim:

Eu morava na Areia,

Sereia,

Viajei pelo Sertão,

Sereia,

Aprendi a namorar,

Sereia,

Com um aperto de mão,

Oh Sereiá!

São registros de uma época de muito respeito e de tradições inesquecíveis!

RESUMO:

Natural de Ubaíra – Bahia, Adalberto Peixoto do Couto veio ainda jovem para residir em Vitória da Conquista no ano de 1954.

Em 1960, aprovado em Concurso, ingressou na Polícia Rodoviária Federal, em cuja corporação serviu até a sua aposentadoria.

Buscando constante aperfeiçoamento, diplomou-se em Direito na Faculdade de Direito de Teófilo Otoni em 1978.

Graças ao seu desempenho como Patrulheiro e Cidadão, Adalberto Peixoto do Couto é uma referência modelar na Polícia Rodoviária Federal, reconhecido como um dos servidores públicos mais premiados em todo o Brasil.

Dedica sua vida ao serviço comunitário e por isso é muito admirado e respeitado em toda a Bahia.

Adalberto Peixoto do Couto, conhecido sob a carinhosa alcunha de Canarinho, é um grande desportista. Gosta muito de futebol e sabe cultuar as amizades.

Entre os prêmios que conquistou, ele guarda com orgulho, o Título de Cidadão Honorário de Vitória da Conquista, concedido pela Câmara Municipal, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, cuja outorga aconteceu em concorrida solenidade realizada no Fórum João Mangabeira, em 12 de dezembro de 2003.

Pilotando a primeira Harley Davidson que integrou a frota de veículos da PRF em Vitória da Conquista, Canarinho tem em seu currículo, importante participação na Escolta ao Papa João Paulo II, quando Sua Santidade visitou Salvador, em 1988.

Entre os cargos mais relevantes que ocupou fora da Corporação, encontra-se o de Delegado de Polícia Civil em Vitória da Conquista.

Em 1991 foi designado Chefe da Seção de Ensino, Ética e Disciplina da PRF, cargo que ocupou de forma exemplar.

Sua atuação na PRF lhe valeu vários lauréis, sendo o mais recente, o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério da Justiça, que lhe foi outorgado em 1998.

Muitos têm sido os prêmios conquistados por Adalberto Peixoto do Couto, em sua vida. Entre eles, vários títulos honoríficos, culminando com o Troféu Imprensa 2004, outorgado pelo jornais OPINIÃO, Gazeta do Estado, RB -TV e VM - Filmes, em jantar solene realizado na Churrascaria Los Pampas, em Vitória da Conquista, na noite de 9 de dezembro de 2004, com a participação de importantes personalidades da comunidade regional.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 05/07/2022
Reeditado em 13/07/2022
Código do texto: T7552913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.