RESUMO BIOGRÁFICO

Nome: CLÓVIS MARTINS DE SOUZA

Codinomes: Clóvis Diogo e Clóvis Carroceiro

Local de referência: Rua das Almas (atual Rua José de Sales Palma)

BONFINÓPOLIS DE MINAS – ESTADO DE MINAS GERAIS

(Período: 16/03/1925 a 07/12/1992)

 

No final do Inverno, já quase na Primavera do ano de 1925, precisamente no dia 16/03/1925, no local denominado Buritizinho, nas divisas dos municípios de Santa Fé de Minas com Bonfinópolis de Minas – MG, eis que abrem os olhos para esse mundo: CLÓVIS MARTINS DE SOUZA, o primogênito do jovem casal de agricultores, Dioguino Martins de Souza e Maria das Mercês Veloso.

Na labuta diária de pequenos agricultores familiares, o “Senhor Diogo e dona Mercês” continuaram residindo naquelas paragens, e DEUS lhes fora favorável na constituição da sua numerosa e abençoada família, presenteando-os com a chegada de outros filhos para a companhia do pequeno CLÓVIS, sendo eles: Maria de Lourdes, Raimundo, Mariana, Maria da Conceição, Maria de Jesus, José, João, Maria Rosa, Geraldo, Maria do Carmo e a caçula Maria Rosália.

 O tempo passa e a família já praticamente formada, cada um na luta diária pela sua independência financeira, e o casal de pequenos agricultores, Sr. Diogo e dona Mercês, começam a migrar para outras bandas na busca de oportunidades, e, pela proximidade dos laços afetivos, o Município de Bonfinópolis de Minas - MG é o escolhido por eles para continuarem vivendo. Evidentemente, o jovem Clóvis, por ser o mais velho da irmandade, ajudava os seus pais no que conseguia, a que rumos deviam tomar nessa jornada.

Já em Bonfinópolis de Minas - MG, o jovem forte e destemido “CLÓVIS DIOGO” conhece ANTÔNIA CÂNDIDA DE JESUS, aquela que mais tarde seria a sua esposa e companheira até os últimos dias de sua vida, possivelmente, mais de 50 anos de união conjugal, “possivelmente” devido aos imprecisos registros dos fatos, motivados por uma série de dificuldades a época. Os dois jovens apaixonados, com pouco tempo de namoro e com a permissão dos seus pais, recebem as bênçãos de DEUS ao contraírem o Sacramento do Matrimônio, e já com a família constituída, no dia 26/11/1978 regularizam a situação de Estado Civil para juridicamente casados. Dessa abençoada união, Deus lhes concedem o privilégio de serem os pais biológicos e carinhosos de Arnaldir, Hilda, Alfeu, Ademir, Ilca, Antônio, Maria Lázara, Lázara Maria, Adão, Eva e Ilma, de coração e grande estima de Raimunda da Luz.

 Para conseguirem criar e educar os seus filhos, o senhor Clóvis e dona Antônia lutaram bastante, passaram por muitos momentos de provações, mas não se abalaram na fé e para a felicidade do casal, nenhum dos seus 12 filhos se perdeu na vida, mas sim, tornaram-se homens e mulheres de bem da cidade Bonfinópolis de Minas - MG.

Quem não se lembra do senhor “Clóvis Carroceiro” que a tantas famílias ajudou, transportando tambores de água do Ribeirão das Almas, para aqueles moradores dos diversos pontos da cidade que ainda não eram atendidos pela rede de água da COPASA, sobretudo daqueles bairros mais afastados do rio? Foram inúmeras as viagens, que se iniciavam bem de manhã e prosseguiam até altas horas da noite. Era água para o consumo humano, para o cultivo de hortas, para os criadores de porcos e galinhas, para a higiene pessoal e limpezas diversas. Entre uma viagem e outra, os bons causos lhes amenizavam aquela dura lida, desde o momento para encher o tambor d’água até o destinatário, pois eram muito movimentadas todas as fontes, tinha que pedir licença às inúmeras e guerreiras “lavadeiras” para descer com a sua famosa Carroça na potência de 01 CV (um cavalinho russo da orelha tronxa) até o leito do rio, para pegar a água mais limpa. Foi uma luta imensa, mas com o pouco que ganhava, ajudava bastante no sustento da família. E, depois de muitos anos nessa rotina diária, passa o comando da sua velha e resistente carroça ao seu sobrinho José Lucimar Simões, já nem tanto para o transporte de água, mas para a realização de pequenos fretes, tais como o esterco animal e a serragem de madeiras nas Serrarias do Sr. Pedro Catira que era seu primo e Sr. Pedro Tavares, a qual era utilizada após ser curtida e misturada na terra, transformava em adubo para as  hortas; também buscou muita lenha do cerrado para acender as fornalhas, bem como alguns materiais para construção, desde que fosse pequenas quantias.

Após essa humilde, mas honrosa profissão de carroceiro, o senhor “Clóvis Diogo” passa a trabalhar para a Prefeitura Municipal como Auxiliar de Serviços Gerais, nas gestões dos ex-prefeitos José Alves Babilônia e Sílvio Canuto Vargas, e uma das funções que exerceu com dedicação, fora a de controlador do registro de água do tanque do velho caminhão FORD Pipa, a hilária “maria mijona”  que era seguida pelas crianças, quando passava molhando as diversas ruas da cidade, diminuindo a poeira, uma vez que a maioria eram ruas de terra e cascalho, existiam apenas o calçamento de pedras na Rua Abílio Moreira, trechos da Rua Venâncio Pinto Machado, Rua Dom Elizeu, Rua do Comércio (atualmente Rua Maria do Rosário Palma Bezerra) e Rua Tiradentes.

Justamente nessa sua última ocupação de trabalho, no dia 07/12/1992 do calendário Cristão, com apenas 67 anos de vida e ainda com muita vontade de viver, mas obediente ao Criador Celestial, o senhor CLÓVIS MARTINS DE SOUZA, o primogênito da numerosa FAMÍLIA DIOGO é chamado por DEUS a ocupar eternamente o seu preparado e reservado “posto” agora não mais de trabalho terreno, não mais de um amigo carroceiro, não mais de um servidor público municipal da sua querida Bonfinópolis de Minas - MG, mas de um servo de Deus no CÉU, de um Filho querido, de um Irmão carinhoso, de um Sobrinho brincalhão, de um Marido exemplar, de um Pai amável, de um Avô protetor, de um Cunhado amigo, de um Primo confiável, de um grande e inesquecível Amigo e Colaborador que foi aqui na Terra.

Do senhor e saudoso “CLÓVIS DIOGO” ficaram as boas lembranças eternizadas nos nossos corações, as quais perpassam pelas gerações dos seus familiares e milhares amigos!

 

 

 

NOTA DO AUTOR: Poeta Nunes de Souza  

 

Agradecimentos sinceros ao senhor Alfeu Cândido de Souza (Filho, Servidor Público Municipal aposentado), Maria da Conceição Rodrigues Souza Simões (Irmã) e Paulo Roberto Martins (Neto e atual Vereador). Bonfinópolis de Minas – MG, Domingo, em 17 de Julho de 2022.