RESUMO BIOGRÁFICO DE VITALINA JOSEPHINA DE SOUZA

RESUMO BIOGRÁFICO DE VITALINA JOSEPHINA DE SOUZA

Vitalina Josephina de Souza, minha bisavó materna e madrinha nasceu em 1883 na Fazenda Barriguda, a 30 quilômetros de Buritis-MG. Era filha de Florentino José de Souza e de Maria Ferreira do Prado e neta do Capitão Ladislau Ferreira do Prado. Com a morte prematura dos pais foi criada pelo tio Raimundo Ferreira do Prado, proprietário da Fazenda Barriguda.

No dia 8 de outubro de 1901, aos 18 anos, casou-se com Crescêncio Antônio da Silva, meu bisavô materno, indo morar, inicialmente, na Fazenda Pernambuco, próxima de Buritis, onde o esposo foi vaqueiro de Cândido José Lopes, passando a residir depois, em sede própria da Fazenda Pé da Serra, na beira do córrego Buritizinho e, finalmente, em nova sede nas margens do córrego Ribeirão, onde viveu até o falecimento ocorrido em 8 de junho de 1976, aos 93 anos, sendo sepultada no cemitério da antiga sede da mesma Fazenda na beira do córrego Buritizinho, ao lado do marido e de uma capela.

Da união com Crescêncio Antônio da Silva nasceram dez filhos, a saber: Theodora Antônio da Silva, minha avó materna, Marinha Antônio da silva, Rosendo Antônio da Silva, Ranulfo Antônio da Silva, Pedro Antônio da Silva, meu padrinho, Andalécio Antônio da Silva, Simplício Antônio da Silva, Maria Antônio da Silva, Floriza Antônio da Silva (Fuló), falecida aos 13 anos e Felipe Antônio da Silva, o mais novo.

Mulher de coragem, determinada e de tantas lutas, a vida nunca foi fácil para ela. Com pouco mais de 40 anos, de uma hora para outra se viu sozinha e viúva, mas não se curvou diante do dever e da responsabilidade, tendo que tirar da terra o próprio sustento para criar e educar os dez filhos, alguns ainda pequenos.

Considerando todas as condições da época e do lugar agreste e primitivo, seguramente, não é nenhum exagero destacar que, Vitalina Josephina de Souza deixou um legado de honra e de grandeza capaz de orgulhar todos os seus descendentes e muitas gerações.

Deixo este resumo até onde consegui, para situar como contexto histórico de procedência familiar, com as possibilidades de servir como fonte de pesquisa para as gerações com laços de parentesco, caso queiram se interessar pela origem e trajetória de vida de seus antepassados.

Fonte de pesquisa gentilmente fornecida pelo Cartório de Registro Civil de Buritis e por Alba Oliveira da Silva, neta e afilhada da biografada, residente em Paracatu.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 12/09/2022
Reeditado em 25/05/2023
Código do texto: T7604000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.