Joseane Maia em palavras

Joseane Maia Santos Silva nasceu no dia 10 de junho de 1957, em Governador Eugênio Barros-MA, na época município de Caxias-MA.

Estudou o Ensino Fundamental em sua cidade natal e em Caxias. Em São Luís, cursou o Ensino Médio no Centro de Ensino Gonçalves Dias. Possui graduação em Letras pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão (1983), Especialização em Língua Portuguesa (PUC-MG), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (1998) e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo – USP (2010).

Professora aposentada do CESC – UEMA, da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, e também, da rede pública estadual. Foi coordenadora do PROLER-Programa Nacional de Incentivo à Leitura, de 1998 a 2018.

É membro da Academia Caxiense de Letras, eleita em 2012, ocupa a cadeira nº 12, que tem como fundador Adailton Medeiros e como Patronesse Laura Rosa. Faz parte da Diretoria do Instituto Poeta Carvalho Júnior.

Desenvolve pesquisa no âmbito da literatura popular, literatura infantojuvenil e projetos de formação de leitores. Ela se autodefine como uma professora que escreve, como uma pessoa apaixonada por livro/leitura e pelo processo de formação de leitores. A leitura é o que lhe move. A professora Joseane Maia é um exemplo, uma referência quando se trata de leitura, livros e literatura.

Mas como começou o encontro de Joseane Maia com o livro? Vamos viajar com essa linda história de amor e de paixão pelos livros?

Professora Joseane tem um caso de amor com o livro de literatura. A sua história de amor com a poesia começou muito cedo, desde a infância, com sua mãe adotiva Dona Meroca, uma pessoa extraordinária, sensitiva, muito alegre e carismática. No seu primeiro dia de aula, na escola pública, no interior do Maranhão, numa cidade muito pequena, ela fez uma recomendação para Dona Angelita, que de forma doce e firme apresentou o universo das Letras para Joseane Maia.

Dona Meroca recomendou à professora que escolhesse poesias longas para Joseane recitar, nas datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães, dia da árvore, dia do índio, 7 de setembro). Joseane ensaiava em casa para fazer uma boa performance de leitura, com a mãe fazendo-lhe recomendações: fala mais alto, mais baixo e quando a encenação ficava boa na sua avaliação, aplaudia. Nos eventos, dona Meroca estava lá, na primeira fila, para conferir e elogiar. Todavia, ela não se contentava somente com as apresentações da escola, pois quando chegava uma visita, pedia-lhe que buscasse o livro de leitura para mostrar que sabia ler bem.

Joseane guarda em sua memória essas lembranças como um quadro emoldurado, da figura de sua mãe, assistindo a sua apresentação, proferindo a palavra na condição de arte, verbalizando e compartilhando leitura.

Diante de tão grande incentivo, desde cedo, a sua opção pela Licenciatura em Letras foi um roteiro muito previsível e assim sendo, durante o curso leu grandes autores da nossa literatura como: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos. Ainda como universitária, começou a formar sua biblioteca. As impurezas do Branco, de Carlos Drummond de Andrade foi o primeiro livro do seu acervo. A leitura do poema Quero, feita pela professora de literatura, Angélica Soares, foi marcante e determinante para suas escolhas futuras.

Ao entrar na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias, como professora, teve como parâmetro fazer com que seus alunos tivessem acesso à obra literária, porque descobriu muito cedo que existia uma distância significativa entre os estudantes e os livros, ou seja, futuros professores, com pouca ou nenhuma intimidade com a obra literária, teriam que formar leitores.

Sempre lia com/e para os seus alunos, na sala de aula, isso se tornou uma marca registrada na sua prática. Posteriormente, achou que o acesso ao livro tinha que ser mais democrático, não adiantava somente levar o livro para ler em sala de aula, seria necessário que seus alunos tivessem livros. Então começou a vender livros para os seus alunos. Comprava, pagava, recebia pelo correio e depois repassava para os alunos. Assim, surgiu a Livraria Graúna que há mais de duas décadas compõe o cenário cultural da cidade.

Joseane Maia tem desenvolvido muitos projetos voltados para o incentivo à leitura literária. Alguns merecem destaque: o projeto Livro na Praça que tornou-se Ponto de Leitura reconhecido pelo MEC; Os Guardiães da Leitura desenvolvido nas bibliotecas públicas de Caxias; Nasce uma criança leitora; outro projeto, Divulgando poesia e revelando a natureza de Caxias, reuniu um acervo de fotos de paisagens caxienses e de poesias de autores maranhenses, promovendo uma articulação da natureza com o texto poético; o projeto Nasce uma comunidade leitora, recebeu em 2019, o prêmio pela Fundação Nacional do Livro, como o terceiro melhor projeto de leitura do Brasil e Tecendo contos populares maranhenses cuja pesquisa da literatura oral resultou em publicações de recontos na categoria infantojuvenil. Realiza nas escolas públicas e privadas, rodas de leitura, ministra palestras, cursos e oficinas centradas nos eixos Leitura/Literatura/Formação de Leitores, semeando o prazer de ler para alunos, professores e pais.

Em 2022, realizou mais de cinquenta encontros literários com crianças, jovens e adultos mediados por educadores (em sua grande maioria ex-alunos e ex-alunas).

Joseane Maia já escreveu os seguintes livros: Literatura na formação de leitores e professores, pela Editora Paulinas, Herança Quilombola maranhense: história e estórias, Festa no céu e outros contos, Espertezas e artimanhas do camarada macaco, A Dança do Lili e A Lenda de Veneza.

Atualmente possui o canal Sabor da Leitura, no youtube; realiza com frequência leituras literárias no instagram da Livraria Graúna; possui o curso: Leia poesias: encante filhos e alunos; administra o grupo de whatsapp EducaLeitores.

Professora Joseane escreve haicais em cartões postais para divulgação das belezas da cidade de Caxias-MA.

Biografia de Joseane Maia organizada por Marinalva da Silva Almada, professora da U.I.M. Paulo Freire e do C.E. César Marques.

Conheça um pouco mais sobre a professora e escritora Joseane Maia, escritora homenageada na FLICT/2022.

Canal Sabor da Leitura: https://www.youtube.com/watch?v=6ZklVKqnEP0

Leia poesia: encante filhos e alunos

https://youtu.be/DJxBScC6raM

Joseane Maia no Contra Ponto: https://www.youtube.com/watch?v=endTnXxAFVk&t=9s

Livraria Graúna: um sonho que virou realidade: https://www.youtube.com/watch?v=rtyi67eE5BM

Bate-papo literário com Joseane Maia: https://www.youtube.com/watch?v=_b-vEmGk8C8

Documentário com o histórico da dança do Lili : https://www.youtube.com/watch?v=7YWGoy4cs0o

Leitura é nossa meta!

https://www.youtube.com/watch?v=b2pZH3oxs_M

Instagram da Livraria Graúna: https://instagram.com/livraria.grauna?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Site da Livraria Graúna: https://linktr.ee/livraria_grauna

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 24/10/2022
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T7634753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.