“Eu quero, eu posso, eu consigo”

No primeiro dia de aula do ano de 2020, José Santana deu seu depoimento de vida e de luta. Marcou-me o que ele disse: "Eu quero, eu posso, eu consigo".

Quando ouvi a história de José Santana, automaticamente, lembrei-me do poema JOSÉ, de Carlos Drummond de Andrade.

Aqui descrevo um pouco da vida de José Santana, sendo fiel ao que ele relatou diante de sua turma de Ensino Médio, no ano de 2020, antes da pandemia.

José Santana nasceu em 16 de janeiro 1982, no município de Governador Eugênio Barros. É de uma família simples de 12 irmãos, de pais lavradores. Seus pais viveram juntos até 15 de agosto de 2003.

Começou a trabalhar muito cedo, não tinha tempo para nada, nem para brincar com as outras crianças e nem para ir para a escola. Tinha muita vontade de estudar, mas seu pai não deixava.

De acordo com seus relatos, sempre acontecia que seus irmãos saíam da roça mais cedo e ele ficava trabalhando até mais tarde. Tinha muita vontade de estudar, de aprender a ler e escrever, mas seu pai não deixava ir para a escola, somente os seus irmãos, ás vezes chorava, ficava triste. Sofreu muito por causa disso.

O que mais o deixava triste era o preconceito sofrido por causa da sua cor. Segundo ele, é muito triste ser renegado pelo próprio pai. Só sabe o que é isso quem já passou por essa situação, é muito ruim, mas graças a Deus sempre foi forte, o seu psicológico nunca se abalou por essas coisas.

Viveu com os pais até 2001, em setembro do mesmo ano foi para Brasília, de Brasília foi para o Mato Grosso, depois ficou andando pelo meio do mundo até 2011 quando voltou para Caxias. O seu retorno para Caxias foi pela seguinte situação:

A sua mãe separou-se do seu pai e foi morar na casa do seu avô com seus dois irmãos mais novos que eram muito humilhados pelos netos que já residiam na casa do avô. Em 2004, José trabalhando no Mato Grosso mandou o dinheiro para sua mãe comprar a casa para ela e os seus irmãos, vindo então morar com eles.

Diante de uma vida muito difícil há dois fatos que marcaram a vida de José Santana, quais são eles?

1º O que o fez sofrer foi o fato de ser rejeitado pelo próprio pai por causa da sua cor.

2º Quando foi tirar o título de eleitor, junto com uns 15 adolescentes que sabiam assinar o nome, mas ele só sabia se fosse olhando pro papel. A moça do cartório eleitoral disse que só tirava o título quem soubesse escrever o próprio nome, então ele saiu de lá chorando. Isso foi uma humilhação muito grande e até hoje não consegue esquecer. Daí surgiu a grande vontade de voltar para a escola.

Segundo José Santana a arte entrou na sua vida a partir da curiosidade. Começou aprender a fazer sozinho as artes, aquilo que achava interessante só dava uma observada e aprendia. Tem uma mente muito boa, fica batendo cabeça até conseguir, todas as artes que ele sabe, aprendeu fazer sozinho, só observando. Agora com acesso à internet pesquisa no youtube e segue em frente trabalhando e vivendo de sua própria arte.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 06/11/2022
Código do texto: T7643904
Classificação de conteúdo: seguro