Na minha idade não há mais o fulgor viril, nem o encanto jovial, mas  cá, com meus botões, pelo que se vê, a casca ainda tem uma agradável aparência, que não a tome por enganos! Porém o que vale é que o Espírito tenha alcançado a maturidade pra compreender a vida, e sua realidade as vezes difícil de compreender.

 

 

Alguns teem mais que precisam e são infelizes, outros queriam um pouco das migalhas de uma farta mesa... afinal, nem todos têem as mesmas oportunidades e outros que as teve, deixou-se perder nas entranhas do tempo, por falta de maturidade preventiva, quanto ao amanhã. E' preciso ter serenidade para acalmar os ânimos inconformados ou exaltados, quando se percebe que a vida, não foi o sonhos desejado, mas o pesadelo injusto. 

 

Ha longos  70 longos anos percorro essa estrada entre altos e baixo e agora, mais um ano se soma sobre os ombros calejados... se não de tudo feliz, ao menos resignado que teci o tecido que cobre o corpo e a alma, convicto de que ainda há tempo pois ainda há vida... Na média, me aprovo e apareço sem traumas, mas cá com meus botões, muita coisa poderia ser melhor que a realidade de hoje; não a maldigo a vida, nem a situação que tenho por experiências vividas; eu mesmo me conforto e me consolo, quando em meu divã  me deito e me submeto a análise de minhas verdades.
 

Não é o mesmo que estar diante do espelho, sem medo, sem culpas ou ressentimentos, afinal certas rugas são indisfarsáveis, e mesmo que alguns tinjam os cabelos, não é o involucro externo, mas o conteúdo guardado no  coração; mesmo que eu tenho a fale a lingua dos homens e dos anjos, de nada vale a vida se não tiver o amor, de nada vale ser, quem eu digo que sou. Os anjos de Deus sempre procuram nos motivar, o tempo todo a ter fé, a acreditar, ter fé, mas, que fazer se somos vencidos pela indole humana, não santa. Por quê queixar-me a Deus das atitudes não inteligentes!?

 

Nunca fui arrogante, em tempo algum, nunca fui incapaz de conceder perdão, nunca neguei ao proximo, embora tenha negado a Deus. Nâo me envergonho de mim, diante dos outros, mas diante de Deus não  me sinto confortavel, pois ele sabe de tudo antes mesmo  que eu existisse e depois do meu existir, então é melhor confessar. , É impossivel negar certas verdades, arrependimentos, que poderia hoje viver o amanhã dos sonhos, que ainda sonhos. 

 

Posso não ser uma figura incrível, para uns, embora alguns me dotem que qualidades imerecidas. Sei quem sou! e isso  já é de muita valia, quando sabemos quem somos! Muitos vivem perdidos em si mesmo e ainda se mostram arrogantes, intocáveis, infaliveis, ingratos.. Saber quem somos é reconhecer principalmente os erros cometidos ao longo da caminhada, se humilhar diante de si mesmo, e assumir "minha culpa e somente minha a culpa".  Quando tentamos nos redimir, consertar-nos de nossos erros; temos meritos diante de Deus, pois reconhecems  com humildade a nossa culpa. 

Diana - Javan Carlos - Flamarion Antonio e Henrique Luiz

 

Já passei por muitos temporais e o que há de bom nisso tudo, é que aprendemos evitar tempestades, por vezes num copo d´água.  Estou longe de ser considerado um cara  experiente; porém consola-me as lembranças do tempo em que fui chamado de pão, pois não nego, diante do espelho que a vida não é a mesma coisa aos 71 anos de idade… Tudo passa e muito pior é hoje a vida de quem não soube viver o tempo que passou... e hoje vive insatisfeito, frustrado, deprimido, rancoroso, a buscar frases de efeito que inflam o ego, na verdade vazio de sentimentos que definimos por saudade... Se tenho saudade de mim; é porque estou convencido do que vivi e não necessito de fases que inflam o ego, e  mostram vestígios, num  rastro de  frustrações e muita "deprê”!

 

 

 

 

Aos 20...30... 40!  com testoteronas a flor de pele, todo homem é belo, todo belo é um pão, um gato... um pedaço! mas eu sou mais eu, por inteiro.


Pessoas alegres gostam de pessoas e ambientes alegres; mas todos nós  temos momentos tristes… e quando triste estou, me recolho  a minha insignificância humana, para que minha tristeza não estrague o sorriso de ninguém. Já dividi muitas tristezas e problemas; já causei muitas preocupações e decepções; já esperei dos outros, mais do que eles poderiam me dar, me frustei mas segui adiante; aprendi a lidar com as decepções, sem que elas  me gerassem inimigos ou mal estar que persistisse um novo amanhecer.  Em mim tudo se apaga,    como a louça da aula passada, quando um novo dia começa, se abre um sol de esperança, todos dias é assim.  

 

É  em momentos como esses que Deus se torna  o grande amigo e o refúgio seguro.

 

Gosto muito de ser útil, de servir sem preocupar-me se haverá retorno; minha satisfação é doar de mim o melhor, e deixar que o tempo defina se há débito ou crédito nessa conta. Sou apaixonado por uma boa música, romântica, saudosa… derramar algumas lágrimas, sem masoquismo! Faz bem muito bem a qualquer homem ou mulher… as vezes nos faz de novo meninos…

 

Se de uma coisa me arrependo, foi de não ter-me mantido na trilha da música, quando por três anos saudei e toquei acordeom e por um bobo apelido, (toim pé de bode) deixei a música  é só depois dos 60, ter retomado a trilha com um sax tenor servindo-me de bastão.

 

Será se ainda haverá tempo de encantar os ouvidos de quem me ouve? de acalantar meu coração? Não sei, mas vou soprando por aí! sonhando fazer outros sonharem ao som de velhas canções e louvores.

 

Como todo mundo, também carrego minhas cicatrizes, por vezes visíveis a olho nu, mas os que têm alma pura são capazes de vê em minha áurea a sombra de meu coração e o que dele procede. Muitos encontram Deus na juventude, aprendem o caminho ainda menino; uns se desviam, outros persistem a resistir o mundo. Alguns criticam os que se voltam pra Deus depois de velhos, mas só o arrependimento nos agracia com o perdão.
 

Há mais alegria no céu por um pecador arrependido,  que milhões de justos, não necessitados de perdão. Pra tudo, tem um tempo bem definido debaixo dos céus.
 

Errado são os que se julgam perfeitos, são  feito caramujos, tartarugas, que se escondem dentro de sua carapaça cascuda! A grande virtude do erro é saber reconhecê-lo e saber resistir ao espinho que fere sua carne e corrói seu coração.

 

Tem um antes e um depois na vida de qualquer pessoa. Tenho um antes dos 50 e o depois deles, a luz da consciência sacia a necessidade de Deus.

 

Festejo a entrada da sétima década com a consciência e a alegria de uma vida onde Deus, que tinha momentos ocasionais, passou a ser absoluto. Ocupou lugar de honra, quando dei a Ele morada no meu coração.  atitudes  fortaleceram  os princípios aprendidos em casa, nos fez íntimos! Pois Ele é amor.
 

Sou grato a Deus e a vida, por deixar uma história digna de ser contada; uma esposa virtuosa que aplainou meus caminhos e deu-me dois belíssimos filhos, consequentemente, dois netos indescritíveis!!! Dos erros ficaram as conseqüências, em mim, com a consciência de não ter feito mal a ninguém; nunca ter alimentado ódio ou vingança.

 

Minha vida pode não ter sido o sonho dos meus sonhos, mas em compensação, não foi nem é, o pesadelo que atormenta meu porvir. meus olhos agora fitam os céus, de onde vem o meu socorro. 

 

Algumas pessoas me amam; outras nem tanto; o importante é que não carrego no coração qualquer vestígio de rancor, inveja, mágoa... de ninguém! Até clamo e oro a Deus pelos supostos inimigos que’u desconheço ter.
 

Nosso maior adversário é a falta de humildade e gratidão, é alimentar maus pensamentos e agir como se o centro da vida fosse a nossa vontade! E' olhar demais para vida do outro e não cuidar de nós mesmos!.

 

Por vezes me arrumo todo, sem aparente razão e saio todo incrementado, gravatado nessas horas me acho lindo!!!  mas  o propósito é erguer o otimismo, a esperança, afugentar a tristeza e procurar um lugar sem público, pra tocar pra mim mesmo, canções que reportam a um passado de boas memórias. O problema é que acaba aparecendo alguém pra dizer que toco muito bem. Pronto! O ego foi massageado.Ninguém na vida vive sem um dom. Alguém  em algum lugar, espera ou necessita desse seu dom adormecido ou mal exercido. Faça alguém sorrir e você também se sentirá bem.

 

E a vida continua e eu, diante do espelho a dizer: - sou ainda um pão! Um gato-do-mato idoso? Sete décadas de vida !!! Que dádiva!!! Nenhum dos meus meninos morreram, ainda vivem e alegremente em mim, traquinos, rememorando suas artes e manhãs.

 

Chego aos 71 certo de que sou feliz, pelo resultado da soma das parcelas que a vida me deu. A familia, os amigos sinceros, os sonhos realizados e a esperança no por vir! 0 bom de ter poucos amigos é que facilmente agente conhece a índole e o coração de cada um deles e sabe até onde podemos contar como. Lúcio Machado, Carlos Santana, Aloísio França, João Batista, o quarteto das belas tias... Javan Carlos, ítalo Ipojucan, Henrique Luiz, Weden do Sordi, Diana. Alguns se foram, mas esses continuam sendo !

 

Cheguei aos 71 enquanto muitos amigos ficaram pelo caminhos ou trôpegos, cambaleia pela vida, num rumo incerto, tomados de revolta. Não culpe ninguém pelos seus fracassos ou desventuras. Se ainda há vida, há chances de mudar o que precisa ainda ser mudado, não me oponho  a isso.

 

O AMANHA pertence a Deus, não nos pertence e dele não sabemos o que há de vir e quando vir. Às vezes queixo a Deus a razão de ser tão sensível mas, Deus me fez assim, nunca dono de mim.  Quem ama não vê empecilhos em doar de si uma lágrima, pelo sorriso do outro.

 

Pois é! Esse foi o resultado de alguns minutos diante do espelho, vendo as marcas visíveis no corpo, e sentindo o fluir do manancial de águas, do trono da graça, a exjuguar minha'lma, a fazer-me sentir bendito do pai.

 

Bom final de semana. Amém.