MULHERES PERIGOSAS - ANNIE OAKLEY

Annie Oakley

Phoebe Ann Mosey, conhecida como Annie Oakley, era uma atiradora de elite que se tornou uma sensação enquanto trabalhava no famoso show do Oeste Selvagem de Buffalo Bill. Oakley tornou-se habilidosa como atiradora ainda jovem, enquanto caçava para alimentar sua família.

Ela chamou a atenção do público quando ganhou um concurso de tiro de precisão aos 15 anos e se juntou ao show de Buffalo Bill em 1885. Logo, Annie Oakley se tornou a estrela do show e passou a receber mais do que qualquer um, exceto o próprio Bill.

A história de Annie Oakley, lendária atiradora e ícone do século XIX

Biografia

Estrela do Wild West Show de Buffalo Bill, Annie Oakley se tornou ícone do século XIX e inspirou programas de TV, filmes e musicais. Mas essa fama gerou relatos conflitantes de sua vida.

Um romance de 1887 baseado em sua vida intitulado The Rifle Queen, conta que Annie Oakley era uma atiradora de grande habilidade que, sozinha, impediu assaltos a trens, atirou em panteras e ursos. Vários contos foram inspirados pela fama de Oakley como uma das pistoleiras mais habilidosas de sua época. (A história de que ela matou um lobo que já a dominava, por exemplo, nunca aconteceu). Graças ao musical da Broadway de 1946 “Annie Get Your Gun”, alguns desses mitos sobrevivem até hoje.

Com relação à vida de Oakley, é muito difícil separar fato de ficção. Ela exibiu seus talentos em espetáculos em todo o mundo por 17 anos, como estrela principal do Wild West Show de Buffalo Bill – um espetáculo popular do século XIX famoso por retratar romanticamente a vida na fronteira. Ela arrebatou o público atirando em cigarros nos lábios de seu marido, decifrando cartas de baralho no ar e – seu truque favorito – atirar em um alvo pelas costas olhando de um espelho.

Vida pregressa

O nome verdadeiro da pistoleira Oakley era Phoebe Ann Moses, nascida em 13 de agosto de 1860, que passou a usar o nome artístico na época que integrou Wild West Show em 1885. Após a morte de seu pai, Oakley com apenas cinco anos, teve que ajudar a sustentar sua família. Sue Macy escreve em A Photobiography of Annie Oakley, que ela ajudou a manter sua família alimentada construindo armadilha para pegar caça antes de usar o rifle de seu pai.

A história de sua primeira caçada, mesmo que detalhes como o tipo de animal que ela matou mudassem ao longo do tempo, a certeza de ter derrubado com um único tiro nunca mudou.

“Eu não sei como adquiri a habilidade”, ela disse uma vez, de acordo com Macy. “Acho que nasci com isso.”

Em 1870, a tragédia recaiu novamente sobre ela quando seu padrasto morreu. Lutando com todas as forças para sobreviver, sua mãe enviou alguns de seus filhos para morar com vizinhos. Oakley foi levada por um fazendeiro local para trabalhar em sua casa e ajudar a cuidar de seus filhos. Ela foi levada com a promessa de que não abandonaria a escola nem a caça, entretanto, rapidamente se transformou em servidão contratada.

Quando ela chegou a adolescência conseguiu escapar e, finalmente, retornou para casa. Foi nessa época que Oakley passou a vender sua caça para mercearias e hotéis locais, ganhando o bastante para quitar a hipoteca da casa de sua mãe.

Sua habilidade no tiro se tornaria sua carreira e a levou a conhecer seu marido, Frank E. Butler, em 1875. Eles se conheceram quando Oakley estava em Cincinnati visitando sua irmã e foi convidada para uma partida de tiro com Butler. Tanto Butler quanto Oakley haviam acertado todos os pombos liberados, até que o tiro de Butler foi além da linha permitida, dando a vitória para Oakley. Logo depois, os dois se casaram e passaram a se apresentar juntos.

A estrela do Wild West Show de Buffalo Bill

Oakley e Butler passaram a integrar o Wild West Show de Buffalo Bill em 1885, que lançaria Oakley para o cenário internacional. Ela conquistou a vaga na empresa acertando todos os pombos de argila que seu marido havia lançado no ar durante um treino de tiro.

O espetáculo da empresa Wild West Show foi criado em 1883 por Buffalo Bill, ou William F. Cody. Ele era um show singular ao ar livre do faroeste fictício, com encenações de cowboys contra índios, esquetes mostrando cordas e passeios a cavalo e exposição de tiro.

Não demorou muito para Oakley se tornar a atração principal do show, já que a maioria da plateia ficava surpresa com sua pequena estatura e grande habilidade de tiro. A partir de 1887, ela ganhou renome internacional quando o show foi apresentado no Jubileu de Ouro da Rainha Vitória em Londres.

A rainha e seu filho, Edward, o príncipe de Gales, assistiram à apresentação a qual Oakley foi apresentada como atração principal. A história de que o príncipe havia convidado Oakley para seu camarote após o show foi confirmado por relatos do encontro, nos quais Edward descreve a pistoleira como uma “garotinha maravilhosa”.

O casal Oakley e Butler realizaram várias exposições privadas à realeza europeia antes de retornar ao show de Buffalo Bill em 1889. Oakley até atirou em um cigarro na mão do príncipe alemão Wilhelm.

Após Oakley sofrer um acidente de trem em 1901, o casal finalmente deixou a companhia Wild West Show. Entretanto, ela continuou a se apresentar em exposições até se aposentar oficialmente aos 53 anos.

Um regimento feminino do Exército dos EUA

Annie Oakley era conhecida não apenas por seu talento como atiradora, mas também, por seu trabalho voluntário e filantrópico. Ela doou tempo e dinheiro para pacientes com tuberculose, mulheres jovens que buscavam educação superior e órfãos.

Ela também adorava ensinar mulheres a atirar por esporte e proteção, acredita-se que Oakley tenha ensinado mais de 14.000 mulheres a atirar ao longo dos anos sem cobrar nada delas.

De acordo com Macy, ela escreveu uma vez: “Acredito que toda mulher deveria aprender a usar armas de fogo”. E gostaria de ver “todas as mulheres saberem lidar com armas de fogo com a mesma naturalidade com que lidam com bebês”.

Antes do início da Guerra Hispano-Americana, no ano de 1898, Oakley enviou uma carta ao presidente William McKinley se oferecendo para formar um regimento de 50 atiradoras americanas – embora mulheres não tivessem permissão para servir nas forças armadas dos EUA na época. Sua proposta foi recusada pole Departamento de Guerra.

Em 1917, quando os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial, ela escreveu novamente uma carta ao Secretário de Guerra americano, oferecendo-se para treinar um grupo de mulheres: “Posso garantir um regimento de mulheres para proteção doméstica”, escreveu ela, “cada uma das quais pode e atirará se necessário”.

Novamente sua oferta foi recusada, mas Oakley ainda ajudou com demonstrações de tiro em postos do Exército dos EUA. Ela até treinou seu cachorro, Dave, para se apresentar farejando doações em dinheiro para a Cruz Vermelha, que a população escondia para o cachorro encontrar.

Ela não era uma defensora do sufrágio feminino.

Apesar de seu apoio as mulheres, Oakley não era uma militante feminista, e durante sua vida, fez campanha por salário igual para trabalho igual. Ela defendeu a participação das mulheres nas forças armadas, mas não se manifestou pelo direito das mulheres ao voto. “Se apenas as boas mulheres votassem”, disse Oakley.

Protegendo sua reputação

Oakley lutou duramente para construir sua reputação – e protegê-la das calúnias e difamações que acompanhavam sua fama.

Em 1890, um documento francês foi reimpresso em jornais de todo o mundo noticiando a morte de Oakley em Buenos Aires, Argentina. Ao saber do ocorrido, ela telegrafou da Inglaterra, onde estava de férias e muito viva, exigindo que os jornais retirassem a notícia. Na verdade, o jornal havia escrito errado o nome da falecida, uma cantora chamada Annie Oatrley.

Dessa vez em 1903, dois jornais de Chicago noticiaram que Oakley havia sido presa após se declarar culpada de roubar as calças de um homem para obter dinheiro para drogas. A história se espalhou por todo o país. Para elucidar a história, Oakley escreveu para os jornais dizendo que não estava em Chicago há meses. Após as investigações os jornais tiveram que publicar várias retratações revelando que uma atriz com o nome artístico de Any Oakley era a verdadeira culpada.

Ela passou os setes anos seguintes em tribunais após entrar com processo de difamação contra 55 jornais. Segundo Macy, ela ganhou 54 dos casos e saiu com quase meio milhão de dólares.

Legado

A essa altura Oakley já pensava em outras formas de seguir carreira, como estrelar filmes ou escrever um livro de memórias, mas depois de seu acidente de carro em 1922 sua saúde rapidamente piorou. Em 1926, Oakley foi diagnosticada com uma doença no sangue e faleceu no dia 3 de novembro aos 66 anos em Greenville, Ohio. Butler morreu 18 dias depois.

Nota do divulgador:- Mulher quando atira bem não duvide!!! NÃO FIQUE NA FRENTE QUE TU VIRAS A MOSCA DO ALVO!!!!

ivanoterrível e BIOGRAFIA DO WIKIPÉDIA
Enviado por ivanoterrível em 09/03/2023
Código do texto: T7735977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.