MINHA ADOLESCÊNCIA

 

A adolescência é a ponte onde atravessamos entre a infância e a idade adulta. Necessitamos de liberdade para iniciarmos nosso próprio caminho. Uns mais e outros menos. Sempre fui observador e minucioso, um tanto egocêntrico, perfeccionista e, preferia isolar-me em meus interesses e preferências, evitando assim críticas, gozações e os comentários depreciativos. Eu sentia-me seguro e livre de ameaças. Foi como passei a organizar meu estilo de vida, sabia de meus limites e obrigações. Na época, ao entrar para o ginasial foi quando passei a estabelecer relações sociais com o sexo oposto, mas não fui nada popular devido a minha grande timidez. Como não poderia ser diferente passava e ocupava meu tempo em afazeres como desenhar, pintar e escrever. Fui muito criticado e debochado por isso, mas em compensação evitei transtornos e aborrecimentos e desenvolvi uma excelente autoestima. Foi talvez a forma que encontrei quais as amizades que me convinham e quais não. Tinha como obrigação somente estudar, mas não me satisfazia então resolvi trabalhar e ao dar a noticia que estava empregado e iniciaria minhas atividades para um futuro profissional, recebi uma noticia nada satisfatória para a época. pois já que havia feito tal escolha, também passaria a arcar com todas as despesas próprias. Levei algum tempo para absorver esse novo estilo de vida, mas confesso que foi-me um dos melhores aprendizados que tive. Minha adolescência foi controlada e orientada no sentido de seguir em passos corretos o que me preservaria o futuro. Agradeço a meus pais pelos exemplos e ensinamentos obtidos em uma das fases mais difíceis para qualquer adolescente.