FLASHS IV / FINAL

Continuação...

Soubemos que um irmão de meu pai foi noticia-lhe o acontecido, aconselhando-o procurar minha mãe  lavar sua honra, ao que meu pai respondeu-lhe : A culpa é minha, não farei isso.  Atitude surpreendente e inesperada, prova que era justo e adepto da paz apesar dos seus desatinos.
Decadas se passaram. Terminei meus estudos, casada, trabalhava no Banco do Brasil, eu e meu esposo. Já havia realizado aquele sonho de criança (possuir um carro), e a promessa de, meus filhos , nunca passarem pelas intempéries que passei.

Um dia recebi o telefonema de um tio-irmão dizendo que foi procurado por dois homens afirmando serem meus cunhados, trazendo notícias da minha mãe e minhas irmãs. Com base nas informações de minha mãe, foram na Rádio Espinharas, relataram a história . Coincidentemente, meus tios na época, eram jogadores de um time de futebol , o Nacional de Patos , e eram conhecidos em toda cidade , inclusive pelos locutores. Anunciaram no programa, meus tios foram até lá .

Marcamos o grande encontro. Foi emocionante, choramos muito, embora não sentisse por ela amor filial. Minha mãe vive até hoje em Sertania-PE, tem 88 anos. Meus avós, ficaram felizes com o reencontro. Com o tempo fomos reatando laços de amor.
Pouco tempo depois o reencontro com meu pai, sempre nos dias de feira. Minhas irmãs queriam conhecê-lo, ele nos convidou para ir a sua casa, conhecer nossos irmãos. Fomos. Pessoas simples, simpáticas e receptivas.
Mais uma vez , um "derrepente".
De repente meu pai adoece , constata-se um câncer intestinal em fase terminal, con apenas 63 anos. Muito jovem.

Antes de morrer, o encontro dantes nunca imaginado. Acamado, ele soube que minha mãe estava no sítio, na casa de seu irmão. Pediu para vê-la . Ela atendeu o seu pedido , foi até a casa da outra. Isso não importava mais.
Não presenciei o momento. Meu pai ainda era bonito, antes da doença. Minha mãe apesar de mais jovem estava envelhecida pelos reveses que a vida lhe impôs....
Ambos pediram perdão, ambos perdoaram e se perdoaram... só suas pobres almas sabem das sensações experimentadas naquele momento...
Minha mãe vive até hoje em Sertania-PE , tem 88 anos, perdeu a visão, de saúde frágil aguarda o epílogo dessa vida efêmera que para uns parece negligenciar, como mãe abortiva ...




 
Erivaslucena
Enviado por Erivaslucena em 21/03/2023
Reeditado em 22/03/2023
Código do texto: T7745685
Classificação de conteúdo: seguro