QUEM FOI KARL MARX???

KARL MARX

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, na qual criticou o capitalismo. Com suas obras filosóficas, Marx deu origem a um conjunto de ideias que foram chamadas de Marxismo e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

A aplicação das ideias de Marx de transformar, pela revolução, as sociedades existentes, principalmente a inglesa, a francesa e a alemã, perdeu sua objetividade à medida que as sociedades evoluíam e se aperfeiçoavam.

As ideias de Marx foram implantadas pela primeira vez na Rússia monarquista e agrária, em 1917, pela Revolução Bolchevista, liderada por Lenin.

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, Renânia, província ao sul da Prússia - um dos muitos reinos em que a Alemanha estava fragmentada, no dia 5 de maio de 1818. Seu pai, Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeus, era perseguido pelo governo absolutista de Guilherme III. Em 1824 se converteu ao cristianismo luterano.

Nunca trabalhou em sua vida, apenas escrevendo suas teorias quanto ao Marxismo ou comunismo, sustentado pela Duquesa de Westfallen e por Engels!!!

Seus dois filhos se suicidaram!!! Nunca fez por merecer tal reconhecimento como seus escritos após a sua morte!!!

Marx e Engels

Em fevereiro de 1845, Marx e Engels foram obrigados a sair da França e seguiram para a Bélgica, era o início de uma longa amizade.

Em Bruxelas, Marx instalou-se com a família e junto com Engels dedicou-se a escrever teses sobre o socialismo e manteve contato com o movimento operário europeu. Fundaram a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães” e adquiriram um semanário e se integraram à "Liga dos Justos" - entidade comunista secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa.

Nota do divulgador:- isso me lembra a monografia de Fernando Haddad sobre a Economia Comunista que jamais existiu... somente na cabeça do eminente MALHAADAD!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 27/03/2023
Código do texto: T7749756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.