Biografia de Ulisses Pereira dos Santos

BIOGRAFIA DE ULISSES PEREIRA DOS SANTOS

Ulisses Pereira dos Santos, popularmente conhecido como Nego Fiscal, nasceu em Buritis (MG), então distrito de Paracatu, em 25 de março de 1923, sendo o filho primogênito de Porfírio Pereira dos Santos e de Maria de Santana Barros. Com apenas 10 anos ficou órfão de pai, tendo que ajudar na criação e no sustento dos três irmãos mais novos. Herdou dos pais temor a Deus, coragem e determinação. Muito cedo foi à luta, trabalhando como candeeiro de carro de boi, carreiro, tropeiro, empreiteiro, atendente de armazém, bar, máquina de beneficiamento de arroz, entre outras atividades. Encontrou ótimos patrões, como José Gomes Pimentel, Sinésio Rodrigues Santana e outros. Realizou seus estudos iniciais com professor particular, revelando-se um intelectual em potencial, carismático, humilde, inteligente e muito educado.

No dia 20 de maio de 1958 casou-se com Doralice Joaquim Ramos, filha do fazendeiro Antônio Garcia, um homem enérgico e conservador, que prontamente apoiou a união. Em 1960, como fiscal, deu a sua importante contribuição na demarcação dos primeiros loteamentos, ficando logo conhecido como Nego Fiscal. E ainda, lutou incansavelmente junto com outros políticos influentes a favor da emancipação política do distrito. Trabalhou também na administração do intendente Romeu Gonçalves de Araújo, (vindo de Unaí) e nomeado como o responsável pela direção política de Buritis por um período de 6 meses com o desmembramento de Unaí e o início da primeira administração como cidade.

Na época, o prefeito de Unaí era o Dr. José Adjuto Filho. Em 1963, com a emancipação política, elegeu-se vereador na primeira legislatura para o período de 1963 a 1967, tendo como primeiro prefeito João Honorato Primo e como vice-prefeito José de Oliveira Rocha (Zé Dentista). Mais adiante, com os 4 filhos e a esposa, foram morar com os sogros na Fazenda Barreirinho, a 18 quilômetros de Buritis. Em seguida, mudou-se dessa vez para Formosa em Goiás, onde abriu um açougue e uma mercearia, trabalhando junto com a esposa, enquanto os filhos estudavam, permanecendo ali até 1975. Pouco depois, a convite do então prefeito Adair Francisco de Oliveira, voltou para Buritis, para atuar no planejamento e loteamento da Vila São Pedro, terras estas doadas pelo fazendeiro Pedro Bertoldo e seus familiares, trabalhando também em todos os loteamentos do município. Muito prestigiado, trabalhou com todos os prefeitos, adquirindo vasto conhecimento e tornando-se um exímio conhecedor das peculiaridades do município. Assim, mais uma vez elegeu-se vereador para o período de 1982 a 1988. Depois disso, aposentou-se como fiscal da prefeitura, mas como não conseguia ficar parado, trabalhou ainda com o engenheiro e amigo Dalmo Ramos Esteves na medição de terras, sendo ainda, corretor de imóveis até ser acometido de uma enfermidade, vindo a falecer no dia 20 de agosto de 2003, em Buritis, onde ocorreu o sepultamento.

É inestimável a contribuição que Nego Fiscal deu a Buritis e à região, assim como também é fascinante a história familiar desse urucuiano, que partiu deixando imenso vazio e eterna saudade. Foram 45 anos bem vividos ao lado da esposa, nascendo dessa união 4 filhos:

Rondon Pereira Ramos, casado com Nívia, filha de Hélio Valadares,

Rui Ramos dos Santos, casado com Maura, filha de Hélio Valadares,

Rosiley Joaquim dos Santos, que continua trabalhando no Cartório Civil de Buritis e,

Rômulo José dos Santos, casado com Marizete, filha de Crioulinho, além de cinco netos adultos, quase todos com formação universitária, a saber: Rui César, Raí Marcel, Larissa, Laércio e Yasmin.

E por fim, deixou uma legião de amigos, compadres, afilhados e admiradores, reverenciando a memória desse ilustre buritisense.

(Quase todos os dados e informações para elaboração desta biografia, foram gentilmente fornecidos por Rosiley, filha do biografado.)

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 04/04/2023
Reeditado em 28/04/2024
Código do texto: T7756081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.