A vida do poeta Joilson Souza (Remanso)

 

 

Nasci no pôr-do-sol as 18h. Pelas mãos da parteira Ana. A localidade rio andirá zona rural do município de Parintins.

Uma gestação dupla complicada que resultou na perda de meu irmão gêmeo.

Minha saudosa mãe, me fez relatos que na minha infância sempre fui muito ativo curioso, inxirido,criativo e solidário.

Meu pai hoje com 85 anos, sempre teve um cuidado especial comigo por eu ter a estatura pequena, sempre estava de olho para que nas artes não saísse machucado.

Meus irmãos, todos maiores, tiram sarro de mim por ser o menor, sim sou o menor ,mas sabem que sou grande em tudo que realizo em minha vida, seis amigos, seis irmãos de fé e amor verdadeiro.

Aos seis anos como a família cheguei em itacoatiara, bairro das pedreiras, rua Benjamin atrás do cemitério. Em 1978 fui residir no bairro de Santa Luzia, até meus 27 anos.

A infância foi de superação, aprendi com as dificuldades financeiras o valor de conseguir, um tênis novo, um brinquedo.... fui vendedor de jornal, din-din, farinha e frutas lavador de carro e tantas outras atividades que me fizeram crescer, superar todos os obstáculos.

Estudei sempre em escola públicas. Lembro até hoje da minha primeira professora Aríete.

A juventude livre de drogas, vícios ,fui feliz com as paixões, muito contribuiu para meus poemas de amor,a minha formação em magistério IAAI, graduação e pós-graduação graduação em universidades de peso, UEA e UF-AM e I-FAM.

A trajetória educacional fantástica 30 anos de vida profissional, construindo pessoas de bem.

Deus tem sido maravilhoso comigo, 4 filhos maravilhosos: isabele, Isabel, Gabriel e Lucas.

Em dois relacionamentos diferentes fui presenteado por Deus com a companhia de minha amada esposa a professora Maria Glorete, mulher digna, uma profissional exemplar uma mãe sincera, uma esposa fiel com uma fé inabalável.

A 23 anos escolheu Novo Remanso para ser o seu pedaço de chão, aqui realiza a sua atividade de professor na escola Petrônio Pinheiro.

Ao longo de minha trajetória profissional, política e social, construí personalidades .

Joilson professor

Joilson poeta

Joilson compositor

Joilson repórter

Joilson o palhaço Pitoco.

Como professor tenho frutos maravilhosos, alunos que hoje são profissionais exemplares na sociedade.

O poeta tem versos de críticas sociais, versos de amor e de reconhecimento já publicados em coletânea nacional e internacional.

As 🎶 musicas que faço são críticas sociais.

O palhaço o melhor personagem onde há 30 anos despertam risos.Ferramenta essencial nas minhas atividades pedagógicas.

O Repórter ,uma atividade essencial mas incompreensível por muitos, ela tem dividido opiniões, mas compreendo que é muito importante estar construindo essa ferramenta de conexão com a verdade.

 

*Até aqui nos ajudou o Senhor*

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 13/06/2023
Reeditado em 17/06/2023
Código do texto: T7812468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.