Pastor Clério Boechat

Clério Boechat de Oliveira nasceu em Itaperuna - RJ no dia 25 de dezembro de 1913. Filho de Balbino Paulo de Oliveira e Paula Boechat de Oliveira. Filho de família católica/espírita, até que seu irmão, Emiliano Boechat de Oliveira ganhou uma Bíblia de presente da namorada crente e começaram a ler o “livro proibido”, escondido. Em 1933, os irmãos foram batizados nas águas do Rio Muriaé pelo pastor Antídio de Souza - Primeira Igreja Batista de Itaperuna - RJ.

Emiliano e Clério foram para Campos–RJ estudar no Colégio Batista Fluminense. Ali conheceram o pastor João Barreto da Silva – diretor do Colégio e o missionário Dr. A.B.Christie, e foram convidados para integrar a sua equipe de evangelistas.

Em 1939, Emiliano foi trabalhar como evangelista no Município de Magé - RJ e Clério foi para Murundu- Campos - RJ

Em 1941 – Clério se transferiu para o Colégio Batista Shepard - Rio de Janeiro. Concluiu o Curso Ginasial e ingressou no Seminário Batista do Sul do Brasil, mas concluiu o Curso Teológico no Seminário Betel - RJ.

Pastor Clério visitou a Igreja Batista de Maricá pela primeira vez em 1941 e logo após tomou posse como Seminarista auxiliar do Pastor Alberto Araújo.

Em 10 de dezembro de 1941, foi consagrado pela Igreja Batista de Neves - São Gonçalo - RJ ao Ministério e empossado como pastor titular da Primeira Igreja Batista de Maricá.

Em 23 de dezembro de 1943, casou-se com Pearl Withe Velasco e no dia 25 de dezembro foi realizado o primeiro Culto de Natal na Igreja de Maricá.

Pastor Clério e sua querida esposa Pérola tiveram 07 filhos: Cláudio Cesar, Cleveland Clério, Clóvis Celso, Carlos Washington, Cléa Marjorie, Cesar Christian, Clícia Warren.

Nos anos cinquenta eu me lembro de vir com meu acordeom para Arraial do Cabo com o pr. Clério, meu tio, e seu filho, Cláudio, quando ele pregava numa Congregação na cidade.

Pr. Clério pastoreou as Igrejas de Arraial do Cabo, Maricá, Cachoeiras de Macacu, Itaipu-Niterói, pastor pioneiro da Primeira Igreja Batista de Friburgo, Igreja Batista de São Pedro da Aldeia, Igreja Batista em Murundu - Campos- RJ, Ubatiba - Maricá, Cachoeira de Maricá, Sampaio Correa - Saquarema, Barreto- Niterói. Foi pastor Auxiliar na Primeira Igreja Batista de Niterói, durante o ministério do Pastor Nilson do Amaral Fanini.

Pastor Clério esteve à frente da Primeira Igreja Batista de Maricá por mais de 30 anos . Ele foi o primeiro pastor batista residente na cidade.

Foi diretor do Hospital Conde Modesto Leal de Maricá.

Foi Diretor do Colégio Batista Fluminense - Campos – RJ.

Em 1951, o agente municipal de estatística, Sr. Azamor José da Silva, em parceria com o Pastor Clerio Boechat, iniciaram o planejamento de um colégio da Campanha de Educandários Gratuítos em Maricá – CNEG. Que depois passou a se chamar Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC

O Gal. Mário Barreto França era o diretor e o Pastor Clério Boechat foi Secretário Geral do Colégio Cenecista de Maricá por muitos anos, realizando um trabalho educacional fantástico no Município de Maricá.

Testemunho de ex- aluno do Colégio Maricá.

“No Ginásio Maricá tínhamos, além do Diretor, um Secretário que era um pai para todos os alunos. O Pastor Clério Boechat, um senhor muito culto e simpático, de olhos azuis que ficavam um pouco despercebidos por conta de uns óculos de grau; óculos que não lhe pesavam no rosto, pois o Pastor estava sempre sorrindo. Colocava ordem na garotada, mantinha o respeito, e o coração transbordava de carinho e amor pela escola e por todos.

Uma recordação que deve fazer parte da memória de todos os ex-alunos dos idos de mil novecentos e sessenta e poucos é a do “fora de forma” dos desfiles. Todos os pelotões retornavam à rua do Colégio e continuavam perfilados. O Pastor Clério dava as ordens de comando: “Escola! Sentido! Meia volta, volver! Direita, volver!” Um silêncio profundo. Só se ouvia o barulho das mãos batendo nas laterais das coxas. Até que o esperado momento acontecia. Ele dizia com sua voz firme: “Escola! Descansar! Fora de forma!” E os tambores faziam um barulho ensurdecedor e todos gritávamos, batíamos palmas e saíamos em debandada, felizes pelo dever cumprido e pelo sucesso do desfile”.

Pastor Clério sempre foi reconhecido como homem ilustre e homenageado pela educação do Município de Maricá razão porque deram seu nome a uma de suas Escolas Municipais.

ESCOLA MUNICIPAL

CLERIO BOECHAT DE OLIVEIRA, fundada em 29/06/2018. Localizada na Avenida Roberto da Silveira, 2400, Flamengo, em Maricá-RJ, CEP 24903-815.

...

Pastor Clério era poeta. Escrevia lindos textos.

Oração

Pastor Clério Boechat

No silêncio da noite,

bem mais perto de Deus,

não se sente os açoites

nem os erros do EU.

Sim, do mundo isolado,

no aconchego da fé,

em meu Cristo imolado,

ser cristão é que é.

Oh! Quão bom é viver

perto d’Ele a cantar,

e sentir seu querer,

seu amor me afagar,

na palavra dizer:

vem meu filho escutar.

...

Faleceu em Maricá, em 28/06/2010, após sessenta anos de ministério, deixando um rico legado na sua trajetória de cidadão honrado e homem de Deus.

"Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes"...

Hebreus 6:10

Ivone Boechat
Enviado por Ivone Boechat em 19/09/2023
Reeditado em 24/01/2024
Código do texto: T7889579
Classificação de conteúdo: seguro