Pale Blue Dot

Meu nome é Grisiele Benta Luiz , tenho 47 anos. Nasci no dia 3 de setembro de 1976.

Cresci em uma família cristã com mais 4 irmãos .

Ontem em um momento do dia sentei-me para um diálogo comigo.

Lembrei-me da minha mãe arrumando minhas roupas pra eu ir pra escola quando eu era criança, de me colocar de castigo de joelhos dobrados na areia por alguma coisa que eu fiz e que a deixou muito brava comigo. Do cheiro do café com bolinho de chuva que minha mãe preparava e a oração de agradecimento a Deus .

Lembrei-me de uma conversa que tive com meu pai em um dia de muitos relâmpagos e trovões e meu pai dizia que os trovões era a voz de Deus falando conosco .

E dependendo dos Trovões que eu ouvia naquela tarde chuvosa eu imaginava que Deus pudesse estar de certa forma muito furioso comigo.

Ontem eu lembrei de momentos que eternizaram em mim …

Lembrei-me também de um momento de um discurso do Pastor da pequena e humilde igreja que eu e a minha família frequentávamos em nosso bairro. O pastor alertava meus pais de um golpe de estado, que o Brasil poderia sofrer um golpe político e das coisas aterrorizantes que poderia acontecer no Brasil naquele ano. Eu não conseguia dormir por causa daquele discurso maldito .

Hoje percebo que não era tão maldito assim, parecia mais uma premonição.

Pra mim foi maldito pois não sabia nada de política , eu só tinha 7 anos de idade. Não dormi por várias noites pensando sobre a narrativa daquele pastor amedrontado .Meus pais também não entendiam nada de política e estavam apreensivos.’Voltamos pra casa depois do sermão sem muitas perspectivas pra vida . Os medos de outrora me seguem até hoje . Minhas alegrias eram as brincadeiras de criança. Não tive bonecas nem caras nem baratas . Minhas brincadeiras prediletas não era bonecas . Tomar banho de cachoeira .jogar bolinha de gude e pular amarelinha estavam entre as mais queridinhas . Ontem eu parei pra ouvir um passado próximo, é como se duas pessoas estivessem lendo cada uma a mente da outra. Uma Grisiele de um tempo não muito longínquo para outra Grisiele presente .

Foi como se o tempo voltasse e de certa forma percebi que eu sou tudo aquilo que já vivi . E que certos registros estão mais vivos do que outros.

Foi como se eu tivesse escolhido tirar algumas fotografias de um álbum fechado . Ontem eu quis abrir meu álbum de recordações deixado na memória, deixei com que o vento folheasse as páginas pra mim. Sentei-me por horas pra pensar sobre a minha pequena existência neste mundo tão grande. Uma auto percepção, um diálogo harmônico entre um tempo e outro, conexões muito fortes . Alguns flash eram mais visíveis outros pareciam fotografias amareladas em um álbum empoeirado .

“Penetrar no passado, recordar memórias de infância, amigos, parentes, brinquedos, ruas, cheiros, sons e sabores de uma época que já desapareceu. Eu posso reconstruir atuais ocorrências de episódios de infância entendidos apenas pela metade na época ,sou uma partícula de poeira suspensa em um raio de

sol". ( Carl Sagan)

“Sou como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre.” Ontem o dia parou por instantes., pensei que tivesse retrocedido no tempo . Eternizou e desfragmentou - se como flash de relâmpagos rasgando o céu … Eternizou enquanto eu escrevia sobre mim….

Grisiele Luiz
Enviado por Grisiele Luiz em 17/10/2023
Reeditado em 01/11/2023
Código do texto: T7910721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.