Quem é Sid Sertão?

Aos trinta dias do mês de outubro de 1991 nascia Sidny Brito, Sid Brito ou Sid Sertão como gosta de ser chamado. É o 3° filho de Aluízio Albertino de Sousa e Telma Regina Brito de Sousa, irmão de Sidelma, Sillas e Heloisa Regina.

Sid apressado para vir a esse mundo, não esperou chegar ao hospital, nasceu no centro dos três corações, na cidade de Caxias Maranhão.

Seus amigos de infância são: Darlene, Darlan, Matusalém, Jaqueline, Jefferson, Kaio e Karina...

Sid teve uma infância simples, mas feliz, sempre junto de seus pais e irmãos.

Quando criança morou por um bom tempo em Paragominas - PA.

Sidny Brito é um artista que representa, pinta, dança, desenha, ilustra, escreve e desperta talentos. Ele é um artista completo, é um multiartista.

Sidny Brito ou Sid Sertão é Professor e Artista Visual maranhense de Caxias-MA.

Formado no Curso de Letras Inglês pelo Cesc/UEMA. Aprendiz e experimentador de

técnicas e estilos das Artes Visuais, Plásticas, Artesanais e Gráficas. Trabalha com

encadernação artesanal de papel reciclável, serviços de muralismo e grafitagem,

trabalhos gráficos, como a idealização de logos e identidades visuais, além da

criação autoral de textos e ilustrações para capas e miolo de livros e afins. Esteve

como Conselheiro de Cultura. É Coordenador do Coletivo Feira da Arte, Auxiliar

de Sala de Leitura e autor de vários projetos acerca das obras de Antônio

Gonçalves Dias, Caxias e a região dos Cocais.

Atualmente trabalha

desempenhando e produzindo conteúdos educativos, artísticos e culturais, através

de iniciativas pedagógicas que promovem a inclusão de saberes regionais nas

escolas e na sociedade como um todo.

Memórias afetivas

Meu primeiro contato com o Sid foi quando eu ainda cursava Matemática na UEMA, e ele também, Letras. Num certo dia, eu passando pela praça Duque de Caxias, ele estava num dos bancos e eu o abordei: “Você faz desenhos, não é?” e ele respondeu, timidamente, que sim. Foi quando eu fiz uma encomenda com ele para que me desenhasse. E assim aconteceu, dias depois ele me fez a entrega da arte na Praça Gonçalves Dias. Lembro-me perfeitamente daquela tarde. Dali em diante nosso contato foi aumentando, se aproximando cada vez mais. Solicitei outros desenhos, sempre caricaturas minhas, hoje tenho mais de dez, só de autoria dele. Inclusive é possível notar a evolução de seu traço artístico. Com isso, a admiração foi se tornando grande e também recíproca, ao ponto de nos tornamos parceiros de muitos trabalhos. Em resumo, o Sid sempre foi um talento, embora que ainda não aflorado na época, mas que à medida que os anos foram passando e oportunidades a ele foram aparecendo, ele foi crescendo e sua arte sendo cada vez mais visível.

Hoje, é destaque e referência na cidade e região. Não há quem não saiba quem é o Sid Sertão. E tenho orgulho de sua trajetória.

David Sousa

Marinalva Almada, Sidelma e David Sousa
Enviado por Marinalva Almada em 30/10/2023
Reeditado em 23/01/2024
Código do texto: T7920582
Classificação de conteúdo: seguro