UM COMILÃO INSACIÁVEL.

PRÓLOGO: Iremos apresentar uma conto singular... Na verdade, uma história verídica protagonizada por um rapaz conhecido pelo pré-nome de TARRARE... que era dono de um dom único... um apetite interminável... Tarrare estava sempre esfomeado, sendo capaz de consumir uma quantidade inimaginável de comida. Seu organismo parecia ser projetado para um único propósito: COMER... a impressionante história de Tarrare, não acontece apenas sobre a mesa... ele também se viu envolto na indústria do entretenimento, experimentos médicos, espionagem, uma guerra e até um bebê desaparecido misteriosamente.

 

Tarrare foi uma criança incomum desde seu nascimento... nascido em Lyon, na França, por volta de 1772... era uma criança sempre faminta, não importava o quanto os seus pais o alimentassem... o menino Tarrare chegava a consumir o peso do próprio corpo em carne bovina num único dia, diferente de uma pessoa comum, cuja a capacidade alimentícia diária não passava de cerca de 5 % de sua massa corporal. Ao completar 16 anos de idade, Tarrare foi expulso de casa e forçado a se sustentar sozinho, visto que manter um jovem com uma fome insaciável era um fardo financeiro difícil de administrar naquela época.

 

Eis que, Tarrare expulso de casa, conseguiu se juntar a um grupo de nômades e desocupados. Naquela época ele viajava de um lugar para outro, pedindo comida quando era possível e até roubando quando era necessário... até eventualmente encontrar um outro grupo de andarilhos, que se apresentavam como um espetáculo de "aberrações" para facilitar os furtos de toda ordem.

Como seu dom era algo inédito naquela época, Tarrare precisava apenas fazer o que fazia de melhor: devorar cestas e mais cestas de frutas e legumes. Eventualmente ele passou a comer objetos, como rolhas e pedras, demonstrando não haver nada que ele fosse incapaz de ingerir no seu espetáculo bizarro de gula. Mas o apetite voraz de TARRARE não parava nos objetos inanimados: ele também adquiriu o hábito de consumir animais vivos. Há relatos e testemunhos que garantem que ele comia animais inteiros e tomava seu sangue, deixando apenas os ossos limpos. Cachorros e enguias também eram consumidos vivos em suas apresentações... e há quem diga que a carne de cobra era sua favorita. Diziam que os animais supostamente saiam do caminho de Tarrare, nas palavras do cirurgião militar Baron Percy, o que teria alimentado ainda mais a estranha reputação de Tarrare.

 

Em 1788, quando estava prestes a se tornar um adulto, Tarrare trocou suas andanças pelo interior por apresentações regulares em Paris. Lá, entre grandiosas avenidas e cidadãos abastados, o jovem comilão encontrou uma maneira de encher os bolsos, onde durante uma de suas apresentações, acaba sofrendo uma súbita e grave obstrução intestinal, sendo socorrido pelos próprios espectadores do seu show de comilância, que o levaram ao hospital mais próximo, onde fora submetido a um tratamento com laxantes potentes. Quando se recuperou, Tarrare queria comer as jóias do médico, como forma de agradecimento, mas o médico recusou a proposta e ainda esclareceu que não hesitaria em abri-lo para pegar os seus pertences de volta.

 

O que mais intrigada em Tarrare era a sua aparência... apesar de comer constante e excessivamente... aos 17 anos ele pesava pouco mais de 50 kg, bem como demonstrava total competência mental em todos os aspectos... a principal consequência física perceptível da alimentação bizarra de TARRARE era a sua pele flácida.

Constantemente faminto, o francês passava por um processo de inchaço e esvaziamento através de suas faculdades fisiológicas, a qual segundo testemunhos eram repugnantes, a fim de repetir o ciclo alimentar várias vezes ao dia. Como consequência direta, a pele de Tarrare, da cabeça até a cintura, tinha dobras que se acomodavam quando o seu corpo estava cheio. Outro aspecto físico desagradável consequente dos hábitos alimentares de Tarrare era odor forte que seu corpo exalava.

 

Segundo observações médicas registradas na época, o cheiro piorava após as refeições. Diziam que Tarrare tinha o rosto rosado, olhos sempre vermelhos e vapores quase visíveis na superfície da sua pele. Há testemunhos que relatam um rapaz de cabelos macios e boca grande; outros diziam que ele tinha lábios muito finos e dentes descoloridos. Quando ele estava "vazio", a pele de sua barriga podia ser enrolada em sua cintura, quase como um cinto.

Quando Tarrare tinha quase 19 anos de idade, a França foi palco de guerras... bem intencionado, Tarrare parou de se apresentar e se alistou no Exército Revolucionário da França. As módicas rações militares na época não eram suficientes para alimentá-lo e não demorou para que ele passasse a fazer "bicos" para os companheiros em troca de comida. Com o tempo ele precisou pegar comida do lixo para se satisfazer, o que o fez acabar no hospital. Durante o seu período de recuperação, o exército se viu obrigado a quadriplicar seus suprimentos. Ainda faminto ele continuava procurando o que comer nas pilhas de descarte... no que era abandonado por outros pacientes e até dentre os materiais farmacêuticos e hospitalares que eram descartados. Por causa disso, o exército determinou que Tarrare fosse estudado por seus cirurgiões militares. Há quem diga que era necessário vigiar qualquer comida servida nas imediações do paciente para que ele não consumisse absolutamente tudo.

 

Em determinada ocasião, um grupo de 15 trabalhadores preparou uma refeição de 2 tortas de carne, acompanhadas de banha, sal e quatro jarras de leite do lado de fora do hospital. Ao ficarem sabendo disso, os médicos decidiram oferecer o banquete a Tarrare, que consumiu tudo e foi dormir com a barriga inflada. Enquanto os cirurgiões militares realizavam seus experimentos para descobrirem a origem da condição de Tarrare, um militar de alta patente sugeriu um outro teste: fazê-lo comer caixas de madeira repletas de arquivos confidenciais. A idéia era que o comilão pudesse atravessar as linhas inimigas e entregar as mensagens do outro lado, passando impune por qualquer tipo de revista. Tarrare topou e seguiu numa missão disfarçado de camponês, levando instruções para a libertação de um coronel capturado. Mas o plano não foi bem sucedido. Tarrare era um homem estranho que exalava um cheiro terrível e não sabia falar alemão. Em pouco tempo, ele acabou sendo capturado pelos inimigos, que se viram obrigados a revistá-lo, interrogá-lo e torturá-lo. Desacostumado a tal tratamento, Tarrare não demorou para revelar o segredo. Algum comandante do exército inimigo resgatou a mensagem, determinando em seguida, a execução do agora, espião Tarrare. Ao ser levado em direção a forca, um general das forças inimigas, responsável por sua execução, apiedou-se e decidiu mandar Tarrare de volta a França, não sem antes dá-lo uma bela surra.

 

Ao se deparar tão perto com a morte, Tarrare decidiu mudar de vida e, ao retornar para França, o glutão estava determinado a tratar de vez seu constante e debilitante apetite... contudo, as tentativas de intervenções médicas mal-sucedidas resultaram em um desespero ainda maior do paciente em busca da saciedade... sem comida suficiente a sua disposição durante a internação, Tarrare fugiu da cidade e passou a competir com cães de rua por comida velha abandonada nas valas. A situação se tornou mais drástica quando Tarrare foi pego bebendo o sangue de pacientes ou comendo pedaços abandonados de procedimentos cirúrgicos e cadáveres no necrotério. A população local passou a sugerir que rapaz fosse internado em um hospício... nesse meio tempo, foi então que um bebê de 14 meses desapareceu e todos acusaram Tarrare. Nunca houve provas do envolvimento do glutão francês relacionado ao desaparecimento da criança, mas ele foi expulso do hospital para onde havia sido levado novamente, passando a ser rejeitado pela população local... cerca de 4 anos mais tarde, em 1778, internado num hospital de Versalhes, Tarrare começa a sentir um desconforto causado por um garfo de ouro que havia engolido anos antes e ainda não o havia elminado... um médico ao analisá-lo descobriu que o problema era outro: a infame tuberculose. Tarrare permanece um pouco mais de um mês internado até sucumbir a sua doença, com estimados 26 anos de idade.

 

Até depois de morto Tarrare surpreendia... Os médicos de Veralles se recusaram a tocar em seu cadáver, pois ele avançou rapidamente pelos estágios da decomposição... finalmente, dois médicos decidiram realizar a autópsia, mas no meio do procedimento eles precisaram parar... o cheiro era forte demais para qualquer pessoa aguentar. Segundo os presentes, as entranhas do rapaz estavam putrefadas e imersas em pus, com o fígado imenso e inconsistente, a bexiga enorme, o estômago dismorfo e úlceras em todo o interior do abdômen. Pelo que foi observado, o esôfago do cadáver era enormemente alargado e podia portar volumes inconcebíveis de comida... o estômago obviamente, muito mais volumoso do que o de qualquer pessoa de porte semelhante, preenchia a maior parte da cavidade abdominal de Tarrare.

 

EPÍLOGO: Os cirurgiões concluíram que foi um apetite voraz que amaldiçoou Tarrare por toda a sua vida... As particularidades de sua nutrição eram afetadas diretamente pela superfície interna de seus órgãos enormes, os quais nunca estavam preenchidos. O garfo dourado nunca foi encontrado.

 

Nota do autor: Descrito mediante compilações da internet.