BIOGRAFIA DE JULIETA GAIA LOPES

BIOGRAFIA DE JULIETA GAIA LOPES

Julieta Gaia Lopes, nasceu em Unaí (MG), em 20 de junho de 1931. Filha de Arthur Gaia e de Amélia Alves de Souza, tendo realizado seus estudos iniciais na terra natal e, ali residindo até 1958.

No dia 20 de novembro de 1954 foi nomeada pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira para exercer um cargo público na Secretaria da Fazenda do Estado, com lotação na cidade de Unaí.

Quatro anos mais tarde, no dia 13 de dezembro de 1958, foi transferida para Buritis, na época distrito de Unaí, com a importante função de fazer a cobrança fiscal, a emissão de notas fiscais e o recebimento dos impostos de todo o comércio da região. Além disso, como naquele tempo não havia agência bancária em Buritis, era de sua responsabilidade efetuar os pagamentos dos professores e dos policiais, através de ordem de pagamento da Secretaria da Fazenda.

Julieta foi a pioneira no comando do órgão de arrecadação tributária em Buritis, ali trabalhando vinte e dois anos, do primeiro dia de instalação da repartição em Buritis até o dia de sua aposentadoria em 1980. Com um trabalho eficiente e transparente de arrecadação financeira e reforço de caixa, Buritis e toda a região puderam caminhar melhor no rumo do desenvolvimento, com ênfase aos serviços de infraestrutura, saúde, educação, segurança, entre outros serviços.

Chegando a Buritis, foi morar na pensão do simpático casal Celina Pitangui do Prado e Egídio Evangelista do Prado, encontrando na cidade um povo alegre, simples, honesto e acolhedor, (como ela costuma dizer).

No dia 18 de julho de 1964, contraiu núpcias com o fazendeiro Délio Prado Lopes, nascendo dessa união dois filhos, a saber, Marcelo Gaia Lopes e Mauro Gaia Lopes.

Julieta Gaia Lopes, continua morando em Buritis, onde sempre se destacou como uma mulher inteligente, determinada e com uma linda história de vida, deixando a sua contribuição de inestimável valor, sendo merecedora do respeito e da admiração dos conterrâneos e do povo urucuiano.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 23/11/2023
Reeditado em 26/11/2023
Código do texto: T7938632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.