Das personas que habitam em mim: Má!

Má!

Ela é tão forte que exclama!

O fato dela não poder estar em cena, e ser constantemente oprimida por ser de fato má, faz com que ela fique ainda mais forte.

Ela nasceu a partir da soma dos medos, das dores, dos traumas, dos proibidos. Talvez Má nasceu da curiosidade, lá pelos meus 10 anos de idade, ou um pouco antes, acho que Má já existia como tristeza, mágoa, solidão.

Porém, com tanta coisa acontecendo, sempre sendo ignorada, sempre sendo motivo de piada, ou por ter dois pés esquerdos, ou por simplesmente ser estranha, Má passou a olhar a vida por cima dos óculos, a vestir uma jaqueta preta de couro, um jeans apertado, uma bota de salto, e acionou a persona da crueldade.

Má está preparada para dizer a Adulta o que vai acontecer de ruim, afinal, Má está sempre de canto, vigilante, observando toda a nossa vida acontecendo e analisando os possíveis cenários catastróficos.

Quando algo acontece, ela sopra no ouvido de Adulta "tá vendo? não me faça dizer eu te avisei".

Adulta quer ignorar as falas de Má, pois ela é cruel com Neném, e isso a magoa:

- Todas as vezes em que eu mais sofri foi porque aquela palhaça estava no controle! Ela é burra, uma criança, acha que tudo é colorido, que a vida não tem dor! Ela não sabe o que é dor, ela não aguenta. Quando ela sente muita dor, ela me chama! Vocês duas são fracas e não são nada sem mim. - Má esbraveja para Adulta, que treme e sente a nuca arrepiar.

Adulta sempre faz como acha melhor, afinal, ela é a razão.

Mas Má não dorme, não descansa, não some, não sorri. Está sempre soprando um "se" nos ouvidos de Adulta, e assombrando os sonhos de Neném.

Quando a coisa fica muito feia, Neném sai totalmente de cena, e Adulta e Má assumem. Adulta tenta proteger Neném de Má, mas é quase impossível, pois Má não perde uma oportunidade de destruir a autoestima de Neném:

- Neném, você é uma Tola. Até seus pais dizem isso, só você acha que isso é ser fofo. Não. Isso significa que você é idiota. Neném, você ainda existe porque é criadora, e a Adulta precisa de você para trabalhar, se não, eu já teria te destruído. Ou melhor, você acha que eu sou Má, mas toda essa insegurança está em você, eu só estou virando o espelho.

Gostaria de dizer que Má se sente satisfeita em causar dor, mas não. Ela se entristece também, afinal, Má não deixou de ser Tristeza. Má, foi quem mais perdeu. Perdeu o amor das pessoas que amava, perdeu força vital, perdeu as irmãs - Neném e Adulta. Se você olhar, pode até achar que ela é raiva, agressão. Mas quando olha novamente, percebe que na verdade, Má é feita de mágoas, rancor, medo e dor. Ela não quer ferir ninguém, só não quer mais ser ferida.

AndoOliveiras
Enviado por AndoOliveiras em 05/12/2023
Código do texto: T7947826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.