GEORG F. H HANDEL
Um dos maiores nomes do Barroco

 

   Um dos grandes mestres da música barroca, o alemão Georg Friedrich Handel teve que vencer as resistências do pai, para seguir a carreira musical. Afinal, o compositor viveu em um tempo em que os músicos enfrentavam dificuldades financeiras e poucos conseguiam acumular o suficiente para viver dignamente. O talentoso artista, que encantou cortes e teatros, resistiu às pressões para que se tornasse advogado – chegou a cursar Direito – e se dedicou integralmente à vocação, legando sua obra às gerações futuras.
   Nascido em 23 de fevereiro de 1685 na cidade de Halle, na Saxônia, região alemã, Georg Friedrich Handel era filho de um bem sucedido barbeiro, que atendia a nobreza local. Ainda na infância, Handel mostrava talento como organista e passou a ser tutelado, em seus estudos musicais, por Frideric Wilhelm Zachow, que o havia conhecido na corte do duque de Weissenfels. Aos dez anos, Handel já havia se formado como organista, e compunha para vários instrumentos. 
   Durante a adolescência, o jovem compositor produziu cantatas e obras para grupos de câmara, sem grande repercussão. Mesmo com o incentivo da mãe para sua atividade musical, Handel decidiu atender ao desejo do pai e ingressar no curso de Direito, na Universidade de Halle. Somente em 1703, Handel aceitaria seu primeiro posto como músico, ao ingressar como violinista na Ópera de Hamburgo. Abandonada a faculdade, o músico começou a dar aulas de música para ajudar em seu sustento. 
   Paralelamente, começava a compor óperas - a primeira delas "Almira", de 1705. Um ano depois, partiu para a Itália, aproveitando a popularidade de suas óperas na fase de Hamburgo. Duas novas óperas encantaram o público, levando o nome de Handel a toda a Europa: "Rodrigo" (1707) e "Agripina" (1709). Da Itália, Handel partiria para Londres, onde passaria a produzir obras para a corte do Rei George I, até assumir a direção da Royal Academy of Music, em 1719.
   Nas décadas seguintes, as óperas barrocas, à moda italiana, estilo que tinha feito a fama de Handel, perderiam popularidade. Data de 1727 sua última ópera, “Alessandro”. No mesmo ano, o artista seria o criador e diretor da New Royal Academy of Music, a partir daí, dedicaria boa parte de sua produção aos oratórios, peças dramáticas também valorizadas durante o Barroco, compostas para coro e solistas, que traziam a narração de episódios sacros, como o nascimento e a paixão de Cristo. 
   A obra completa de Handel reúne cerca de 30 oratórios – o mais popular deles o "Messias", que teve sua primeira apresentação em Dublin, na Irlanda – e 50 óperas, mais da metade delas compostas em seu período como regente na Royal Academy of Music. Uma das composições clássicas mais conhecidas em todo o mundo, o “Messias”, obra feita por encomenda hoje geralmente apresentada no Natal, teve sua estreia na Páscoa de 1742. Outro oratório muito conhecido é “Sansão”, de 1743.
   O compositor morreu em 14 de abril de 1759, em Londres, sem nunca ter se casado ou tido filhos. Com isso, destinou seus bens para serem divididos entre os servos e doou seus recursos a obras de caridade e hospitais.

 

(Parte da coletânea GÊNIOS DA MÚSICA, em produção, de William Mendonça. Direitos reservados.)