Minha História de vida

MINHA HISTORIA DE VIDA.

SOMOS MAIS QUE VENCEDORES

“Nada influencia mais a qualidade de nossa vida do que o modo como enfrentamos as dificuldades”.

Nasci no dia 12 de novembro de 1953, no interior do Maranhão, isto é, num lugarejo município de Presidente Dutra. Quando eu tinha apenas dois anos e dez meses, os meus pais, Neuton Ribeiro e Dalva Araújo, mudaram para a cidade de Imperatriz. Sou grata a Deus pela vida dos meus irmãos Osias e Gesiel e minha irmã Neilde. Cheguei nesta cidade tão criança que me considero filha de Imperatriz. Aqui, cresci, estudei, casei, e tive cinco filhos maravilhosos; mas desde criança tinha sonhos de estudar e trabalhar para ter uma vida melhor.

Terminei o ensino médio e passei a ter dedicação exclusiva ao meu lar. Quando o meu filho mais novo tinha cinco anos de idade, resolvi procurar trabalho e fiz inscrição para o concurso do Banco da Amazônia S/A no ano de 1985. Chegou o dia da prova. Nesse dia levantei-me mais cedo do que o costume. Orei ao meu Deus e dirigi-me ao local indicado que era a Escola Amaral Raposo. Quando recebi as provas que eram de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais e Redação, ali mesmo na sala fiz novamente uma oração, pedindo ao meu Deus que estivesse ao meu lado e me fizesse lembrar de tudo o que eu havia estudado, e que estava sendo exigido naquela prova, dando-me inspiração para fazer a Redação cujo tema era sobre o governo de Tancredo Neves - o novo presidente do País que tomaria posse naquele ano. Quando terminei a oração senti um ser de branco ao meu lado orientando-me, e isto me deu bastante alegria e paz. Calmamente respondi as provas com confiança.

Ainda tinha outro teste que não era nem um pouco fácil, principalmente para mim, era o teste de datilografia. Quando deparei com o texto e a máquina à minha frente, fiquei apreensiva, mas novamente orei a Deus para que estivesse comigo. E tranquilamente copiei o texto. Fiz as provas na primeira semana de fevereiro e fiquei aguardando o resultado com grande expectativa.

No final do mês, estava em minha residência, quando uma amiga e irmã em Cristo (Nelita), que trabalhava no banco na época, telefonou-me dizendo que tinha saído o resultado e que eu tinha sido aprovada, mas ainda não sabia a colocação. Fiquei bastante alegre, e imediatamente telefonei para o meu esposo Luís Gonçalves que trabalhava e ainda trabalha no Banco do Nordeste, que também ficou alegre e telefonou para o Banco para falar com um amigo seu, e constatar a noticia. Quando ele telefonou já havia chegado à relação com a devida colocação dos aprovados. O seu amigo olhou a relação e não encontrou o meu nome. Na relação constavam 202 nomes de aprovados, e acredito que ele havia olhado rapidamente. O Luís telefonou-me dizendo que o seu amigo não tinha encontrado o meu nome na relação. Imediatamente telefonei para a minha amiga, que falou que a minha colocação era a 48ª. Pulei de alegria e toda a minha família se alegrou comigo, como também os amigos. Fiquei aguardando a convocação para assumir minha vaga..

O Banco começou logo a convocação e chamou de imediato, 46 pessoas, sendo que os setes primeiros colocados ficaram em Imperatriz. Na outra semana chamaram mais pessoas, entre elas estava o meu nome. Recebendo o comunicado, qual não foi a minha tristeza, eu estava sendo convocada para trabalhar em Araçatuba no estado de São Paulo. Como poderia assumir este trabalho tão longe assim? Fomos para os pés do Senhor e em oração pedíamos mais uma vez a sua intervenção. Alguém ao parabenizar-me dizia: Foi muito bom por você ter passado no concurso, mas, pena que você não vai assumir, pois é muito longe! e eu confiante respondia: Olha, o Deus que esteve comigo ajudando-me na minha aprovação, é o mesmo que irá ajudar-me a assumir aqui em Imperatriz.

Contatos foram feitos, do meu esposo com o gerente do Banco da Amazônia S/A, e ele sem maiores promessas dizia que não tinha o que fazer, sentia muito, mais só tinha essa vaga. Então eu disse que iria orar ao meu Deus e aguardar a resposta. Tudo parecia impossível, fizemos planos vendo se tinha condições de eu assumir em São Paulo, horas achávamos que sim, outras horas que não, pois além do meu esposo trabalhar em Imperatriz, como poderia deixar cinco filhos pequenos? E era nesses questionamentos que a nossa fé aumentava e pedíamos a Deus que intervisse e não deixasse eu ter que ir para longe, nem tão pouco perder aquela oportunidade. O Luís falou com o gerente do Banco do Nordeste, e este por sua vez entrou em contatos com a Direção do BNB e falou sobre o meu caso; nós continuávamos confiando no Senhor. Um dia ao chegar para conversar com o gerente do Banco da Amazônia S/A, ele disse: olha temos uma vaga em uma cidade mais perto, em Pedro Afonso –TO, na época Goiás; então eu disse: ainda não me serve, está longe, pois tenho cinco filhos e todos pequenos, e não tem como eu ficar distante deles.. Mas outro dia ao falar com o gerente ele disse: surgiu uma vaga em Tocantinópolis – TO, e tem uma moça que vai assumir aqui em Imperatriz, procura falar com ela e veja se aceita ir para lá, e você assume no lugar dela. Eu saí dali apressadamente com um raio de esperança, e ao chegar à sua casa que ficava perto do Banco, fiz-lhe a proposta, mas, ela não aceitou alegando que a sua mãe era doente e não podia ficar longe dela. Fiquei desorientada e voltei novamente ao Banco para dar a resposta ao gerente.

Nesse trajeto que fiz até ao Banco, orava incessantemente e dizia ao meu Deus que aos olhos humanos não via mais nem uma saída, mas ainda tinha esperanças e acreditava que Deus mudaria a minha sorte. Ao chegar ao Banco, o gerente estava atendendo alguns clientes, e ao ver-me, fez sinal de ok, e eu lhe disse: não! Não está nada ok, a moça não aceitou a proposta. Ele falou: Sim! Está tudo ok; porque você vai assumir aqui em Imperatriz. Eu não compreendi e perguntei: Mas como? Ele disse: tem um colega nosso de Belém –PA., que trabalha aqui, e há muito tempo deseja voltar para Belém e agora mesmo chegou o comunicado da sua transferência e no lugar dele, você vai assumir. Ali mesmo eu disse graças a Deus! Como o meu Deus é bom! O gerente olhou para mim e disse: olha, o teu Deus é forte, não esquece de orar por mim. Creio que foi Deus que interviu através do Gerente do Banco do Nordeste S/A junto a direção daquela Instituição ao meu favor. E assim no dia 25 de março de 1985 eu, Nezeildes Araújo da Costa, comecei a fazer parte do quadro funcional da Instituição Financeira – Banco da Amazônia S/A. Agora dia 29.12.2017, foi o meu último dia de trabalho no BASA; portanto com 32 anos, 09 meses e 04 dias de serviços prestados. Agora sou bancária aposentada. Espero que durante toda minha vida de bancária, tenha conquistado o coração de todos os colegas-amigos, e dado o meu melhor para contribuir com a Instituição. Com alegria posso dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor.”Louvo ao meu Deus pela grande amizade que fiz ao longo desses anos com todos os colegas e clientes. Sou grata a Deus pela minha família, meus irmãos, minha igreja e meus amigos.... Obrigada Senhor por nos ter agraciado com uma linda família: 05 filhos maravilhosos: Luennylde, Luzennylde(Luza), Luís Júnior, Luís Scharllys e Luennylson(Araújo); 09 netos: Julianna, Letycia, Jorge Vinícius, Beatriz, Charles Vítor, Ana Caroline, Melissa, Mariana, Luís Gustavo e em véspera do 10º neto o Luís Henrique; 02 genros: Charles Jorge e Werle Benigno e 02 noras: Elizéia e Mirella.

Decidi fazer este retrato de família para dizer a todos, principalmente a você jovem, que talvez esteja preocupado com a vida, e já não sabes o que fazer, pois estás desempregado e sem perspectivas de boas oportunidades. Olha, estude, e estude, pois não conseguirás vencer na vida sem estudar, faça cursinhos e esteja preparado para a grande concorrência do mercado de trabalho, também procura fazer todos os concursos oferecidos, não deixe o tempo passar. As oportunidades vêm e passam, e nessa passagem tu precisas estar atento para não perdê-las. Não desanime, Coragem e ânimo. Quando o desânimo, a falta de vontade de continuar lutando chegar a você, aproxima-te mais e mais de Deus, leia a sua Palavra, ore mais, tenha um compromisso com o teu Deus e uma maior intimidade com Ele, então encontrarás conforto e paz para a tua alma.

Lutemos juntos contra o mal e venceremos com o nosso general, pois com Cristo somo mais que vencedores!

NEZEILDES ARAUJO DA COSTA
Enviado por NEZEILDES ARAUJO DA COSTA em 17/01/2024
Código do texto: T7978685
Classificação de conteúdo: seguro