Biografia da Prof.ª ADRIANA DA COSTA PEREIRA AGUIAR

Adriana da Costa Pereira Aguiar é uma das mais conhecidas e admiradas professoras do Estado do Tocantins. Após concluir o magistério na Escola Canuanã, aos 16 anos, iniciou belíssima trajetória, tornando-se grande referência para milhões de educadores de todo Brasil. Formada em Pedagogia pela Universidade de Gurupi (UNIRG), pós-graduada em Planejamento, Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui vasta experiência em sala de aula, tendo atuado em escolas particulares e nas redes públicas municipal e estadual. Ocupou diversos cargos importantes: Coordenadora, Supervisora Pedagógica, Conselheira, Diretora Regional e Secretária Estadual de Educação e Cultura. Atuou ainda como Diretora Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-TO) e Consultora em Educação para Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Instituto CNA e Fundação Lemann. Conquistou inúmeros prêmios e honrarias, com destaque para: 1° lugar Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada (2003), 1° lugar da Região Norte (2005); Prêmio ILA (Internacional Leadership Award) do CONSED e do British Council (2010); e o Prêmio Nacional em Referência em Gestão Escolar do CONSED, American Council e Fundação Roberto Marinho (2011). Recebeu várias condecorações, comendas e moções de aplauso em reconhecimento aos seus serviços prestados. Reconhecida como profissional valorosa e líder com numerosas qualidades: inteligente, alegre, carismática, sonhadora, criativa, ética, generosa, cheia de disposição, movida por um desejo constante de crescimento e inovação, que ama partilhar conhecimentos e saberes – razões que resultaram em conquistas grandiosas para a Educação do Tocantins.

Vale a pena conhecer sua biografia em detalhes.

ORIGEM:

Nasceu em 03 de abril de 1974, no município de Rio Verde (Goiás), filha de Henrique Vila Nova Pereira e Maria Luiza da Costa Pereira. É a primogênita e tem duas irmãs.

Quando tinha apenas 2 anos de idade, sua família mudou-se para o ‘Norte Goiano’, indo em busca de melhores oportunidades.

Percorreram cerca de 870 km até chegar à cidade de Gurupi, que estava em franca expansão econômica, com grande circulação de veículos, mercadorias e pessoas, em razão do asfaltamento da Rodovia Federal BR-153, que liga a capital do país, Brasília (DF) à cidade de Belém (PA).

Gurupi não havia completado 20 anos de emancipação política, mas progredia rapidamente para ocupar a 2ª posição no ‘Norte Goiano’, atrás apenas de Araguaína.

Adriana Aguiar é goiana de nascimento, mas tocantinense de alma e coração, pois, com exceção desse breve biênio, todo o restante de sua vivência, formação educacional, carreira, amizades e família foram formadas/desenvolvidas no Tocantins.

Em 1980, ela iniciou sua alfabetização na Escola Municipal de Gurupi. A garotinha tinha enorme admiração pelas professoras e até hoje preserva boas memórias dessa fase de sua infância.

Em 1982, mais uma mudança. Dessa vez seus pais decidiram ir para uma localidade mais próxima, um município vizinho.

ESCOLA CANUANÃ:

Adriana tinha 7 anos quando chegou ao seu novo destino – a Escola Canuanã, localizada na zona rural de Formoso Araguaia, distante cerca de 130 km de Gurupi.

A menina nem tinha noção do quão especial era a Escola Canuanã. Sei também que inúmeros leitores não compreendem devidamente a importância dela, por isso vou abrir um parêntese e explicar um pouco:

“O empreendedor e banqueiro Amador Aguiar (1904-1991), por ter tido origem humilde valorizava imensamente a educação, o que lhe fez criar a Fundação Bradesco – uma entidade filantrópica mantenedora de dezenas de escolas por todo Brasil. A Escola Canuanã foi fundada em 1973, sob a liderança da Sr.ª Maria de Lourdes, "Dona Santa", diretora geral e uma profissional à frente de seu tempo, que, num período de poucas oportunidades para as mulheres, dirigiu as obras de instalação, coordenando centenas de funcionários, resolvendo conflitos com posseiros e invasores e intermediando junto ao poder público ações para beneficiar aquela região. No seu auge, “Dona Santa” chegou a acolher cerca de 1500 alunos, em sua maioria provenientes de famílias carentes. Foi verdadeiramente uma mulher símbolo, poderosa e empoderada, bem antes que esses termos fossem utilizados.”

Adriana nem imaginava que aquele novo destino seria um marco extraordinário em sua vida.

A Escola Canuanã ficava num local distante dos grandes centros, de difícil acesso, posicionada às margens do rio Javaés, de frente para a Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, repleta de belezas naturais e enorme diversidade sociocultural. Esse paraíso ecológico é morada secular dos Javaé/Karajá – o maior grupo indígena do Tocantins.

Naquela época, o acesso era bem difícil e demorado. Era necessário percorrer longo trecho de estrada de terra, cruzando vasta planície alagada, com trechos sinuosos e inúmeras pontes de madeira, praticamente intransitável durante o período chuvoso.

Veja o que Adriana Aguiar fala sobre Canuanã:

“Aquela escola era mais do que um local de aprendizado; era uma vila completa, com casas para os funcionários, dormitórios para crianças e adolescentes, biblioteca, refeitório e até um pequeno hospital. Era como viver em uma cidade grande, construindo memórias que guardo até hoje.”

“Todos nós íamos para a cama às 21h, pontualmente, e aos sábados, a marcante confraternização sempre acontecia, tornando este o dia mais esperado. Os domingos eram especiais, marcados por horas diante da TV e, à noite, por um momento religioso de oração e reflexão.”

“Meus pais eram parte integral da instituição, o que, por si só, já era motivo para meu envolvimento. Lembro-me também que como eu era a filha mais velha, eu ficava responsável por cuidar das minhas irmãs mais novas. A nossa diversão favorita era brincar de escolinha, na qual eu era a professora, e a única que queria ser a professora nas brincadeiras.“

Depois de determinado tempo, seus familiares voltaram para Gurupi, mas Adriana permaneceu, passando a residir num alojamento feminino. Teve que se adaptar à nova rotina, sem a companhia diária de seus entes queridos.

“Quando meus pais decidiram retornar à Gurupi, senti-me um tanto solitária. Era o fim da infância, o início da adolescência, e lá estava eu, sem minhas irmãs e meus pais, que só podia visitar a cada seis meses.”

“Entretanto, esse período, em especial, me fez perceber a importância de me concentrar nos estudos, em uma escola que não só me proporcionou aprendizados valiosos, mas também o desejo fervoroso de ser uma educadora.”

Outro ponto diferencial do ensino em Canuanã trata-se do respeito e valorização da diversidade sociocultural. A presença de dezenas de alunos indígenas das etnias Javaé e Karajá ampliam as experiências e oportunizam aos alunos “não-indígenas” novos aprendizados. O convívio diário com os colegas de turma falantes da língua nativa “Iny” (pronuncia-se inã), com variedade de costumes, brincadeiras, pinturas e adornos corporais, artesanato, música ... tudo isso torna o ambiente de ensino-aprendizagem extremamente enriquecedor.

Os estudantes também tinham oportunidade de visitar a aldeia, especialmente no período de festividades. O Hetohoky (pronuncia-se retôrocã) é o rito de iniciação masculina que marca a passagem dos adolescentes para a vida adulta. A Festa dos Aruanãs é uma grande comemoração que conta com a visita de seres míticos que saem do fundo das águas do rio para se divertirem com os índios. Essas festividades são espaços de grande interação social, com momentos para refeições especiais, danças, cantorias, competições, jogos e brincadeiras. Esse intercâmbio proporcionava uma experiência marcante que os ex-alunos de Canuanã carregam por toda vida.

Adriana Aguiar viveu uma década na Escola Canuanã; foram 10 anos que deixaram ótimas lembranças.

“Sei que ali, em regime de internato, forjei memórias que carrego comigo. O internato moldou meu crescimento e maturidade em diversos aspectos.”

RETORNO À GURUPI:

Em dezembro de 1990, concluiu o curso de Magistério na Escola de Canuanã, aos 16 anos.

Seus pais vieram para participar da formatura e, em seguida, levaram a filha para Gurupi.

De acordo com dados do censo do IBGE (1991), Gurupi possuía 56.752 habitantes, consolidando-se como polo econômico, de saúde, educação e serviços.

Em fevereiro de 1991, o sonho juvenil de Adriana transformou-se na sua profissão, ao ser contratada para dar aulas para crianças numa escola particular.

“Iniciei minha carreira em uma escola particular, passei em um concurso público em Gurupi e nunca mais abandonei essa vocação. Eu vivenciei a diversidade dos alunos, desde os primeiros passos na alfabetização até o acompanhamento de estudantes no ensino especial e médio. Essa diversidade não apenas desafiou minhas habilidades pedagógicas, mas também moldou minha compreensão da importância da inclusão e do respeito à singularidade de cada estudante.”

FACULDADE:

Ao final de 1991, ela fez o vestibular na antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH, atualmente denominada Universidade de Gurupi - UNIRG)

Adriana Aguiar foi extremamente privilegiada ao estudar numa das primeiras Instituições de Ensino Superior (IES) do ‘Norte Goiano’. Além dela, só existiam outras duas IES na região, a saber: Faculdade de Filosofia do Norte Goiano (FAFING), em Porto Nacional; e Faculdade de Educação Ciências e Letras (FACILA), em Araguaína.

A FAFICH foi criada pelo Prefeito de Gurupi, Jacinto Nunes da Silva, através da Lei Municipal nº 611 de 15 de fevereiro de 1985. A sua esposa e advogada Maria das Dores Braga Nunes, carinhosamente chamada de “Dolores Nunes”, tornou-se a 1ª Diretora da entidade.

Novamente, Adriana teve o privilégio de dar continuidade em sua formação intelectual/profissional estando numa instituição cuja protagonista maior era uma mulher. Dolores Nunes marcou história como referência feminina por sua liderança e pioneirismo. Ela foi Secretária de Desenvolvimento Social de Goiás (1987-88), sendo eleita 1ª Deputada Estadual (1990) e 1ª Deputada Federal (1994) do Estado do Tocantins, entre outros cargos importantes.

“No ensino médio, só tive a opção de fazer magistério, era a única opção para as mulheres, e, à época, os cursos disponíveis na FAFICH eram Direito e Pedagogia. Acredito que estava inserida em um contexto que me proporcionou ter esse caminho direcionado para a docência.”

Especialistas afirmam que quando um indivíduo cresce num ambiente cheio de referências positivas (especialmente no círculo próximo, como familiares, amigos, vizinhos etc.), isso gera um efeito catalisador que lhe impulsiona ao sucesso.

Alguém que nasceu cheia de talentos, inteligência e força de vontade, que pôde contar com bons exemplos em seu seio familiar, que teve o privilégio de vivenciar sua formação educacional na Escola Canuanã, que cursou o terceiro grau na conceituada FAFICH/UNIRG, que esteve sempre perto de grandes mulheres... só tem uma explicação: é realmente uma pessoa muito abençoada por Deus!

“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” Isaías 48:17

CASAMENTO:

Em Canuanã, além de estudar e trabalhar em atividades diversas, Adriana conheceu um belo rapaz, por quem se apaixonou profundamente.

“E foi lá na Escola de Canuanã que encontrei meu esposo, iniciamos nosso namoro quando eu tinha apenas 13 anos e ele 17.”

Depois de uns anos afastados, houve um reencontro. Aquela paixão da adolescência que estava adormecida ressurgiu de maneira intensa, como uma brasa que reacende a fogueira, revivendo o ardor das emoções, enchendo o coração dos sentimentos mais fortes e puros.

Logo o namoro ficou bem sério e eles começaram a fazer planos para o futuro.

“O casamento aconteceu durante o meu último ano da faculdade de Pedagogia e fomos abençoados com dois filhos, João Pedro e Gabriel, meus maiores tesouros.”

Infelizmente, uma triste fatalidade interrompeu seu matrimônio.

“Ficamos juntos por 8 anos, até que ele partiu tragicamente enquanto estava no trabalho.”

“Nesse momento, tive que assumir o papel de mulher forte e guerreira, cuidar dos filhos sozinha, trabalhar e continuar desempenhando meu papel na sociedade como educadora. Assumi o controle da minha vida pessoal e profissional, investindo nos meus anseios.”

EDUCADORA:

As diversas experiências e situações vividas por Adriana forjaram valores e princípios preciosos para sua vida profissional.

Ela narra um episódio que lhe marcou profundamente na forma de enxergar algumas situações.

“Ainda no Magistério, depois que meus pais já haviam ido embora, eu precisava, às vezes, ser hospitalizada devido a dores intensas decorrentes de cólica menstrual, e na escola, faltas não eram permitidas ou sequer abonadas. "

“Um dia tinha que fazer uma prova da disciplina de Didática da Matemática e mesmo doente me propus a fazer, já que não poderia fazê-la em outro momento. A questão é que a prova pedia que marcássemos todas as sentenças com verdadeiro (V) ou falso (F) e eu marquei apenas um ‘X’ para as que eram verdadeiras e deixara em branco as que eram falsas. Em resumo, minha prova foi anulada. Caso tivesse marcado conforme as orientações, teria tirado nota máxima.”

“Esse momento seguiu comigo durante toda a faculdade e durante a prática docente. Acredito que me proporcionou enxergar na docência a flexibilidade para entender o contexto de entendimento do aluno.”

A educação fez com que Adriana abrisse seu coração para enxergar o outro com empatia, construir pontes e sonhos, que tiveram enorme reflexo quando ocupou a função de direção da escola.

“Já na gestão, refleti sobre não obrigar o professor a obrigar o aluno a fazer uma prova quando ele não está em condições, mas entender e promover maneiras alternativas de proporcionar ao aluno a oportunidade de mostrar que domina os conteúdos e que aprendeu.”

“A experiência com turmas diversas proporcionou-me uma visão holística da educação, reforçando a crença de que cada estudante é único e merece uma abordagem personalizada.”

GESTÃO ESCOLAR:

Depois de anos lecionando, com a experiencia e saberes acumulados, Adriana Aguiar seguiu ao próximo passo, ocupando cargos de gestão e decisão no âmbito da vivencia escolar.

Passou a exercer papéis de coordenação, supervisão e conselhos.

“Essas funções estratégicas permitiram-me não apenas influenciar o ambiente da sala de aula, mas também contribuir para a formulação de políticas educacionais em âmbitos estadual e nacional. Passei a participar ativamente de conselhos ligados à educação, o que ampliou minha visão para os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro.”

Essa imersão em debates e decisões de alto nível ampliaram sua compreensão das dinâmicas educacionais e fortaleceram seu compromisso com a busca constante por melhorias.

ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA: UMA JORNADA DE 10 ANOS

Um dos capítulos mais cruciais e emocionantes dessa trajetória desdobrou-se quando Adriana assumiu a liderança da Escola Estadual Presidente Costa e Silva.

“Quando dei meus primeiros passos como diretora dessa escola, nos primeiros anos de 2000, busquei referências para exercer minha função e acabei por integrar o Programa Lideranças nas Escolas, parte do Connecting Classrooms, desenvolvido internacionalmente pelo British Council.”

“Foi por meio desse programa que vivenciei uma experiência extraordinária ao mergulhar na realidade educacional britânica, compartilhando a realidade brasileira com um colega britânico que visitou Gurupi por duas vezes.”

Na sequência, teve a oportunidade de viajar até Londres, capital da Inglaterra. Observe seu comentário sobre essa viagem internacional:

“Foi uma visita memorável. Foi uma troca incrível de vivencias e conhecimentos. Passei a ter uma compreensão abrangente do sistema inglês de ensino, desde sua estrutura macro até o microssistema de uma escola real.”

“Ao percorrer essas etapas, percebi a vital importância da colaboração para os gestores escolares. Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento de um trabalho consistente, e assim permaneci à frente da direção da escola por uma década.”

A Escola Presidente Costa e Silva destacou-se não apenas pelos resultados acadêmicos notáveis, mas também por uma abordagem pedagógica inovadora.

“Esta jornada de uma década foi repleta de desafios, conquistas e, acima de tudo, da dedicação inabalável de uma equipe comprometida.

Logo abaixo estão os nomes da equipe de profissionais que atuaram no Costa e Silva em 2009:

Káttia Ferreira da Silva (Matemática), José Antônio Pereira (Química), Joana D'arc Ribeiro Costa Maluf (Língua Portuguesa e Inglês), Francinete Moreira Lopes (Língua Inglesa, Artes, Teatro e Ensino Religioso), Carmélia Dias Valadares (Suporte Pedagógico), Carlos Eduardo (Capoeira, Xadrez, Música e Amigo da Escola), Cardoso Milhomem da Silva (Educação Física), Jeanes Miranda Custódio Leite (Coordenadora Pedagógica), Alaíde de Miranda Santiago (Suporte Pedagógico e Coordenadora de Projetos), Valquíria Otoni de Souza Oliveira (Diretora-Adjunta), Claudonei das Neves Rosa (Biologia) e Paulo Magno Bueno Maia (Técnico de informática).

Graças ao trabalho intenso de Adriana e sua competentíssima equipe, a Escola Estadual Presidente Costa e Silva tornou-se símbolo de excelência educacional.

“Conseguimos resultados extraordinários. Elevamos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 3,7 em 2007 para 5,1 em 2009. Esse salto representou mais do que números; foi uma transformação efetiva na vida dos estudantes, um legado que carrego com orgulho.”

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GURUPI:

O sucesso na Escola Presidente Costa e Silva abriu portas para um novo desafio.

Em abril de 2012, a convite do Secretário Estadual de Educação Danilo de Melo Souza, ela assumiu a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, o que representou uma ascensão profissional, bem como a continuidade do compromisso com a educação de qualidade.

“Na nova posição, enfrentei desafios ainda mais complexos, envolvendo a coordenação de políticas educacionais em uma escala regional. Aprendizados valiosos foram colhidos nesse ambiente dinâmico, fortalecendo minha visão sobre o papel transformador da educação em comunidades mais amplas.”

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA:

Em janeiro de 2014, Adriana foi nomeada para chefiar uma das maiores secretarias da gestão estadual.

“Recebi o convite do governador Siqueira Campos para compor o grupo de secretários da gestão, respondendo pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC). Essa transição marca mais uma etapa significativa em minha trajetória na educação.”

“Todo o conhecimento adquirido nas salas de aulas, na direção escolar e na Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, fizeram-me ter a certeza de que teria disposição e responsabilidade para enfrentar os desafios de coordenar políticas educacionais em escala estadual.”

“Essa nova responsabilidade não foi somente uma honra pessoal, mas uma oportunidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da educação em todo o estado.”

Entre 2015 e 2017, atuou como Diretora Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-TO) e como Consultora em Educação para Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Instituto CNA e Fundação Lemann.

Em 2018, durante o mandato do governador Mauro Carlesse, Adriana retornou à Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes, permanecendo até 2021.

“Nesse período foram muitas conquistas: escolas reformadas, prédios novos entregues, entrega de ônibus escolares, material pedagógico, formações continuadas para os servidores. Acredito que desenvolvi um olhar diferente sobre o que é a gestão pública e como contribuir para a melhoria da qualidade educacional em todo o território tocantinense. “

Vale destacar sua participação em diversos conselhos, tais como: vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), membro da Comissão Nacional de Educação do Campo (CONEC), membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CMEEI), coordenadora da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Amazônia Legal, membro do Conselho Curador da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); membro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD/TO).

Teve ainda participação relevante no Instituto 20 de Maio e na Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas.

Prof.ª Adriana Aguiar atuou intensamente, na sala de aula e em múltiplos cargos de gestão, contribuindo decisivamente nessa nobre missão de educar, participando da formação de tantas vidas.

Sua bonita jornada é marcada pela busca constante do aprendizado, esmero e excelência com seu principal público alvo, os alunos, a quem dedicou-se para guiá-los para um futuro melhor.

Certamente que pode sentir-se orgulhosa de fazer parte dessa grande comunidade de educadores tocantinenses, que se desdobram diariamente, com coração vibrante, partilhando saberes e inspirando novas gerações.

A sociedade brasileira, tão carente de exemplos e boas referências, tem na biografia da Prof.ª Adriana da Costa Pereira Aguiar muito a ganhar. Força de vontade, superação, inteligência emocional, resiliência, dedicação, dinamismo, coragem, ousadia, criatividade, amor pelo que faz, são inumeráveis os adjetivos presentes nesse precioso enredo.

PREMIOS E HOMENAGENS:

Ao longo de sua extensa carreira, prof.ª Adriana Aguiar recebeu diversas homenagens, condecorações, moções de aplausos e comendas em reconhecido a seus serviços prestados à educação e cultura.

Em 2003, conquistou o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada 1° lugar.

Em todos os anos seguintes, enquanto atuava como diretora, a Escola Estadual Presidente Costa e Silva esteve entres as 10 melhores posições do Tocantins (2004 a 2011).

Em 2005, ganhou o Prêmio "Crer Para Ver" da Fundação Abrinq e Natura, 1° lugar da Região Norte

Em 2010, recebeu o Prêmio ILA (Internacional Leadership Award) do CONSED e do BRITISH COUNCIL

Em 2011, recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar do CONSED, AMERICAN COUNCIL e Fundação Roberto Marinho.

Em 03 de março de 2020, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi agraciada com Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Tocantins, por requerimento da Deputada Estadual Luana Ribeiro.

Em 06 de julho de 2021, ela recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, entregue pelo Corpo de Bombeiro do Estado do Tocantins.

Foi laureada com Moção de Aplausos por três vezes pela Câmara Municipal de Gurupi, sendo as primeiras em 2005 e 2011, em razão dos resultados à frente da Escola Estadual Presidente Costa e Silva; e a última, em 05 maio de 2021, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Em 06 de dezembro de 2023, foi homenageada numa bela cerimônia realizada no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), pelo Vereador Nego com o título de Cidadão de Palmas.

“Palmas é a cidade que acolhe a mim e a minha família, onde construímos e compartilhamos sonhos e significa muito para mim ser cidadã da nossa capital. Me sinto grata, emocionada e motivada a continuar construindo e fazendo parte da história de Palmas”, prof.ª Adriana Aguiar

Também recebeu o Título de Cidadã concedido pelas Câmaras de Vereadores de Formoso do Araguaia, Guaraí e Gurupi.

Em 19 de outubro de 2023, foi homenageada pelo Deputado Estadual Eduardo Mantoan na Sessão Solene em homenagem ao Dia dos Professores, realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins.

“Sinto-me honrada pelo reconhecimento, pois sou professora, já atuei em diversas áreas dentro da educação e tenho orgulho da profissão que escolhi para exercer e da minha trajetória.” prof.ª Adriana Aguiar

Tão rica e instigante trajetória serve de inspiração para sem número de jovens e universitários que estão se preparando para seguir seus passos nas trilhas da educação.

Todos aqueles que estiveram ao seu lado nessa virtuosa caminhada sentem-se felizes e partilham o mesmo senso de realização e conquistas.

Esse registro biográfico da prof.ª Adriana Aguiar vai bem além de valorizar unicamente sua pessoa, pois serve como uma homenagem a todos aqueles profissionais que militam diariamente nas milhões de escolas de todo Brasil.

Adriana da Costa Pereira Aguiar representa com louvor e honra uma das mais dignas profissões que existem; ela realmente é uma “Professora” com “P” maiúsculo!

Nossa gratidão e apreço por suas vitórias e por tudo de belo e valoroso que você significa para todos tocantinenses!

BIBLIOGRAFIA:

AGENCIA TOCANTINS. 2021. Em mensagem, Adriana Aguiar destaca a importância do professor na transformação da sociedade. Disponível em: https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/31931/em-mensagem-adriana-aguiar-destaca-a-importancia-do-professor-na-transformacao-da-sociedade

AGUIAR, Adriana da Costa Pereira. 2022. Repercussões do Programa Estrada do Conhecimento (Pecbanco Mundial) na Educação Do Tocantins – 2012-2020. Dissertação de Mestrado em Educação – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosilene Lagares. Palmas, 109p. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5264/1/Adriana%20da%20Costa%20Pereira%20Aguiar%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2020. Moção de Aplausos em Homenagem a Secretária da Educação Adriana da Costa Pereira Aguiar, pelo dia Internacional da Mulher. Autoria Deputada Luana Ribeiro. Disponível em: https://sapl.al.to.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2020/586/mocao_aplauso_secretaria_de_educacao_adriana_da_costa_pereira_aguiar.pdf

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

APUG – Associação de Professores Universitários de Gurupi. 2024. Memória da Fafich. Disponível em: http://apugssind.com.br/memoria-3-primeiros-docentes-da-unirg/

ATITUDE TOCANTINS. 2015. Gurupiense, Adriana Aguiar, ministra palestra em seminário Internacional sobre “Liderança e Inovação na Educação”. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/gurupiense-adriana-aguiar-ministra-palestra-em-seminario-internacional-sobre-lideranca-e-inovacao-na-educacao/

ATITUDE TOCANTINS. 2018. Adriana Aguiar apresenta balanço da gestão no Governo Mauro Carlesse. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/adriana-aguiar-apresenta-balanco-da-gestao-no-governo-mauro-carlesse/

ATITUDE TOCANTINS. 2019. Adriana Aguiar pode virar carta na manga na sucessão municipal de Gurupi. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/adriana-aguiar-pode-virar-carta-na-manga-na-sucessao-municipal-de-gurupi/

ATITUDE TOCANTINS. 2020. Titular da Seduc Tocantins e coordenadora do Prêmio Gestão Escolar anuncia escola vencedora da edição 2020. Disponível em: https://atitudeto.com.br/educacao/titular-da-seduc-tocantins-e-coordenadora-do-premio-gestao-escolar-anuncia-escola-vencedora-da-edicao-2020/

ATITUDE TOCANTINS. 2021. Adriana Aguiar se torna um dos nomes mais leve para a disputa a federal em Gurupi. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/adriana-aguiar-se-torna-um-dos-nomes-mais-leve-para-a-disputa-a-federal-em-gurupi/

ATITUDE TOCANTINS. 2021. Secretária Adriana Aguiar recebe moção de aplausos em Gurupi. Disponível em: https://atitudeto.com.br/cidade/gurupi/secretaria-adriana-aguiar-recebe-mocao-de-aplausos-em-gurupi/

ATITUDE TOCANTINS. 2022. Preterida pelo UB, Adriana Aguiar publica Carta Aberta mostrando frustração de não ter legenda para disputar eleição a federal. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/preterida-pelo-ub-adriana-aguiar-publica-carta-aberta-mostrando-frustracao-de-nao-ter-legenda-para-disputar-eleicao-a-federal/

BLOG ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA. 2010. MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE GURUPI. Disponível em: https://escolaestadualcostaesilva.blogspot.com/2010/

BLOG ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA. 2012. Homenagem a Escola Pela Conquista Do Prêmio Gestão. Disponível em: https://escolaestadualcostaesilva.blogspot.com/search?updated-max=2012-03-19T21:42:00-03:00&max-results=7&reverse-paginate=true

CAMARA DOS DEPUTADOS. 2024. Biografia Dolores Nunes. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74188/biografia

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

CLEBER TOLEDO. 2022. Adriana Aguiar revela “tristeza e indignação” após perder vaga para federal: “Tirou de mim o direito de ter o nome apreciado nas urnas”. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/politica/adriana-aguiar-revela-tristeza-e-indignacao-apos-perder-vaga-para-federal-tirou-de-mim-o-direito-de-ter-o-nome-apreciado-nas-urnas/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Governador empossa nova diretora regional de ensino de Gurupi. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/04/03/governador-empossa-nova-diretora-regional-de-ensino-de-gurupi

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CONEXÃO TOCANTINS. 2021. Adriana Aguiar destaca a importância do professor na transformação da sociedade. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2021/10/15/adriana-aguiar-destaca-a-importancia-do-professor-na-transformacao-da-sociedade

CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação. 2011. Escola de Gurupi (TO) é a vencedora do Prêmio Gestão Escolar. Disponível em: https://www.consed.org.br/noticia/escola-de-gurupi

CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.consed.org.br/

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Palmas - TO, Janeiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior