Biografia da Senadora Prof.ª DORINHA SEABRA

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, mais conhecida como prof.ª Dorinha, é uma das mais importantes líderes políticas do Estado do Tocantins. Pedagoga e Mestra em Educação Escolar Brasileira, foi Secretária Estadual de Educação e Cultura (1998-2009) e Deputada Federal por três mandatos (2011-2022). Atualmente é Senadora da República pelo Tocantins (2023-2031).

Vale a pena conhecer mais detalhes de sua história.

Nasceu em 01 de outubro de 1964, na cidade de Goiânia (GO), filha dos professores Antônio dos Santos Seabra e Maria Consuêlo Bastos Seabra. É a primogênita e tem dois irmãos: André Luiz Seabra e Antônio dos Santos Seabra Júnior.

A família residia na Vila Isaura, rodeada de outras Vilas (Xavier, Santa Helena, Irany, Paraíso, São Francisco etc.) situada a poucos quilômetros do centro. Entre as décadas de 1950-70, essa parte de Goiânia cresceu bastante, tendo como eixos principais de desenvolvimento as avenidas Leste-Oeste e Bernardo Sayão.

A Vila Isaura era um bairro familiar, com ares interioranos. O ambiente era tranquilo e hospitaleiro. O sr. Antônio Seabra e dona Maria Consuêlo tinham muitas amizades e eram conhecidos e admirados pela vizinhança.

Aos 19 anos, seguindo a mesma vocação de seus pais, Dorinha ingressou na Universidade Federal de Goiânia (UFG), no curso de Pedagogia.

Nessa época, conheceu um jovem mineiro que estava cursando Direito, com quem começou a namorar. Logo o relacionamento ficou sério.

Em 24 de maio de 1986 (sábado), aos 21 anos, Dorinha casou-se com o advogado Fernando Rezende de Carvalho (23 anos).

A formatura em Pedagogia aconteceu em dezembro de 1987, o que foi motivo de grande alegria para familiares e amigos.

Em 1988, Dorinha fez Pós-graduação em Alfabetização pela UFG.

Logo chegaram os dois filhos do casal: Thays Seabra Rezende e Victor Hugo Seabra Rezende.

No começo dos anos 90, Fernando Rezende iniciou seus negócios na área jurídica e como corredor de imóveis no recém-criado estado do Tocantins, primeiramente na cidade de Arraias e, posteriormente, em Porto Nacional. Em 1993, ele participou da criação do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Tocantins (CRECI-TO).

Em 1994, Fernando e Dorinha se estabeleceram em Palmas, onde fundaram uma das primeiras empresas imobiliárias da capital.

Em 1997, Dorinha obteve o título de Mestra em Educação Brasileira na UFG, com apresentação da dissertação “O sentido histórico da criação da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás”, sob orientação da Dr.ª Maria Tereza Canesin Guimarães. Além da orientadora, a sua banca de Mestrado contou com a participação de dois renomados pesquisadores, a saber: cientista político Francisco Itami Campos e da pedagoga Walderes Nunes Loureiro.

Uma curiosidade: além de ser reconhecida como pesquisadora e referência na área de Educação, a Dr.ª Maria Tereza Canesin Guimarães, alguns anos depois, tornou-se Primeira-dama de Goiânia, quando seu esposo, professor e advogado Pedro Wilson Guimarães, foi eleito prefeito.

Em 1998, Dorinha foi convidada pelo Governador José Wilson Siqueira Campos para assumir a Secretaria de Educação do Tocantins e Cultura (SEDUC). Promoveu uma revolução educacional e cultural. Criou programas de valorização do professor como o Plano de Carreira e Subsídios, cursos de capacitação e formação continuada, criou o Salão do Livro do Tocantins, instalou as primeiras escolas de tempo integral, popularizou as bibliotecas escolares, promoveu a educação indígena e a inclusão digital nas escolas, entre tantas outras ações.

Em 1999, atuou no Conselho Estadual de Educação de Palmas, período em que também exerceu a presidência da Câmara de Ensino Superior do Conselho de Educação de Palmas.

Em 2000, entrou para o Conselho Curador da Universidade Federal de Palmas (UFT), permanecendo por nove anos na posição de conselheira.

Em 2005, tornou-se membro da Comissão Intergovernamental do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) organizada pelo Ministério da Educação, atuando como tal até 2008.

Em 2006, Dorinha fez parte do time de sócio fundadores do programa Todos Pela Educação, criado como uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, engajada na promoção da educação básica.

Entre 2007 e 2009, presidiu o Conselho de Secretários Educacionais do Brasil (CONSED) e atuou no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Palmas. Também se tornou conselheira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.

POLÍTICA:

Quem primeiro ingressou na vida pública foi seu esposo, Fernando Rezende de Carvalho, que em 2008 elegeu-se Vereador de Palmas, com um total de 3.668 votos.

Em 2010, foi a vez da Prof.ª Dorinha, que disputou uma vaga para a Câmara dos Deputados, sendo eleita com 38.233 votos.

Em 2014, foi reeleita para Deputada Federal, com 41.802 votos.

Em 2018, concorreu à segunda reeleição, sendo reconduzida à Câmara, com 48.008 votos.

Focou sua atuação parlamentar em matérias educacionais, ganhando enorme projeção entre educadores de todo Brasil.

Integrou comissões permanentes e especiais, além de comissões externas e de comissões parlamentares de inquérito, com destaque para: Comissão de Educação; Saúde; Cultura; Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Defesa dos Direitos da Mulher; Seguridade Social e da Família, Legislação Participativa; Políticas para a Primeira Infância, entre outras.

Em 2020, Dorinha presidiu o Instituto de Educadores em Brasília.

Prof.ª Dorinha é presidente de honra da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME)

PERDA DA MÃE:

Há cerca de duas décadas Dorinha teve que enfrentar a dura perda de seu pai Antônio dos Santos Seabra.

Em 12 de fevereiro de 2020, toda família ficou extremamente abalada com a partida de sua mãe, Maria Consuêlo Bastos Seabra, aos 78 anos. Houve uma grande manifestação de pesar por parte de amigos, familiares e lideranças políticas.

Dona Maria Consuêlo sempre foi dedicada à família e atuante em projetos na área da educação e para beneficiar pessoas carentes.

Após aposentar-se da sala da aula, continuou extremamente ativa. Exerceu inúmeros cargos e funções auxiliando na estruturação de políticas públicas. Foi presidente da Federação dos Idosos do Estado de Goiás (FIEGO), vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Goiânia, atuante no enfrentamento da violência contra idosos e garantia de seus direitos. Participou como membro do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS-GYN), ajudando na implementação do Plano Municipal de Saúde (para o quadriênio 2018-2021). Era Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Isaura, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), de Goiânia.

Sr. Antônio Seabra e dona Consuêlo deixaram muitas saudades.

Ao lado do CRAS Vila Isaura fica a Quadra de Esportes ‘Antônio dos Santos Seabra’, localizado à Rua 09, esquina com Rua 12, Qd. A, Lts. 14, 15 e 16, da Vila Isaura, Goiânia-GO.

O CRAS Vila Isaura e a Quadra de Esportes “Antônio dos Santos Seabra” ficam bem próximos do CMEI Vila Izaura (Rua 09) e da Escola Municipal Dona Belinha (Rua 12).

Dorinha e seus irmãos cresceram nessa região, que ainda hoje preserva muitos aspectos e características dos anos 70.

Contudo, alguns desses espaços públicos, como o CRAS Vila Isaura, a Quadra de Esportes “Antônio dos Santos Seabra, o CMEI e a Escola Municipal Dona Belinha estão precisando de melhor atenção do poder público. Imagino que vários moradores locais e amigos antigos do Sr. Antônio Seabra e dona Maria Consuêlo ficariam extremamente felizes em ver tais prédios públicos restaurados e reformados. Seria também uma forma de preservar a memória desse querido casal que tanto carinho e amor dedicou a essa parte especial de Goiânia.

SENADORA:

Em 2022, Prof.ª Dorinha foi eleita Senadora pelo Tocantins, com 395.408 votos, o correspondente a 50,42% dos votos válidos.

Tem desenvolvido um trabalho relevante destinando emendas para diversas localidades do Tocantins, especialmente para projetos na área da educação, cultura, desenvolvimento social e obras de infraestrutura.

HOMENAGENS:

Ao longo de sua extensa carreira, Dorinha recebeu inúmeros prêmios e honrarias em reconhecimento pelos seus serviços prestados.

Em 28 de abril de 2009, numa celebração no Teatro Fernanda Montenegro, em Palmas, Dorinha recebeu o prêmio “Mulheres da História”, promovido por um dos mais importantes veículos de comunicação impressa tocantinense, “O Jornal”.

Em 02 de dezembro de 2013, num belo jantar realizado em São Paulo, prof.ª Dorinha recebeu o Prêmio CEBRASSE, na categoria Destaque da Atuação Parlamentar.

Em 24 de junho de 2022, a Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), representada pelo Delegado Titular do Tocantins, João Gilvan Gomes, e pelos Advogados da União e Associados Renato de Godinho e Leonardo Tarragô entregaram para a Deputada Professora Dorinha, o certificado da Comenda Saulo Ramos, um reconhecimento pela sua atuação em defesa da carreira de Advogado da União e da Advocacia-Geral da União.

Em 09 de março de 2023, numa sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, recebeu o “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, conhecida como dona Miúda (1928-2010), precursora do artesanato com capim dourado no Jalapão.

Em 21 de setembro de 2023, foi agraciada em duas categorias no Prêmio Congresso em Foco: Defesa da Educação e da Região Norte.

Em 21 de novembro de 2023, Dorinha Seabra foi condecorada com a “Ordem do Rio Branco” no grau de Grande Oficial, do Itamaraty.

“Uma honra ser agraciada com essa condecoração representando o nosso país e o Senado. Eu dedico essa honraria ao Tocantins, em especial, a todas as mulheres do nosso Estado”, disse Dorinha.

BIBLIOGRAFIA:

ALEGO – Assembleia Legislativa de Goiás. 2015. Atendimento ao idoso. Disponível em: https://portal.al.go.leg.br/noticias/69840/atendimento-ao-idoso

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2009. Gaguim prestigia mulheres que fazem a História do Tocantins. Disponível em: https://al.to.leg.br/noticia/2600/gaguim-prestigia-mulheres-que-fazem-a-historia-do-tocantins

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2020. Moção de Pesar, de 13 de fevereiro de 2020. Pelo falecimento da Srº Maria Consuelo Bastos Seabra. Apresentada pela Deputada Luana Ribeiro. Palmas-TO. Disponível em: https://sapl.al.to.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2020/465/mocao_de_pesar_aos_familiares_da_senhora_maria_consuelo_bastos_seabra_mae_da_amiga_e_companheira_politica_deputada_federal_professora_dorinha_seabra.pdf

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2023. Em sessão solene na Assembleia, deputada Vanda homenageia senadora Professora Dorinha. Disponível em: https://al.to.leg.br/noticia/gabinete/vanda-monteiro/11754/em-sessao-solene-na-assembleia-deputada-vanda-homenageia-senadora-professora-dorinha

ANAUNI - Associação Nacional dos Advogados da União. 2022. Comenda Saulo Ramos: ANAUNI entrega certificado para deputada professora Dorinha. Disponível em: https://www.anauni.org.br/comenda-saulo-ramos-anauni-entrega-certificado-para-deputada-professora-dorinha/

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CAMARA DOS DEPUTADOS. 2024. Professora Dorinha Seabra Rezende (Biografia). Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/160639/biografia

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

BLOG DO CRAS VILA ISAURA. 2009. Blog Oficial. Disponível em: https://crasvilaisaura.blogspot.com/2009/12/blog-post_03.html

CI COMUNICA. 2023. Senadora Professora Dorinha Seabra recebe homenagem do Itamaraty. Disponível em: https://cicomunica.com.br/noticia/senadora-professora-dorinha-seabra-recebe-homenhagem-do-itamaraty/2618

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Professora Dorinha recebe o premio Cebrasse destaque da atuação parlamentar. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/12/01/professora-dorinha-recebe-o-premio-cebrasse-destaque-da-atuacao-parlamentar

CONEXÃO TOCANTINS. 2023. Em sessão solene na Assembleia Deputada Vanda homenageia Senadora professora Dorinha. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2023/03/09/em-sessao-solene-na-assembleia-deputada-vanda-homenageia-senadora-professora-dorinha

CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.consed.org.br/

CPDOC. 2023. Professora Dorinha (Verbete-biográfico). Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/maria-auxiliadora-seabra-rezende

CRECI-TO – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://crecito.gov.br/

CRP/GO - Conselho Regional de Psicologia de Goiás. 2015. Relatório Anual – 2014. Goiânia, 121p. Disponível em: https://transparencia.cfp.org.br/crp09/wp-content/uploads/sites/21/2017/05/Exerc%C3%ADcio-2014.pdf

DORINHA SENADORA. 2023. Professora Dorinha é escolhida como uma das melhores parlamentares em duas categorias no Prêmio Congresso em Foco. Disponível em: https://professoradorinha.com.br/professora-dorinha-e-escolhida-como-uma-das-melhores-parlamentares-em-duas-categorias-no-premio-congresso-em-foco/

ESCAVADOR. 2024. Currículo do Professor Dr. Francisco Itami Campos (Avaliador da banca de Mestrado da Dorinha). Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/5535101/francisco-itami-campos

FEITOSA, C. O. 2011. Do antigo norte de Goiás ao Estado do Tocantins: elementos de uma economia em formação. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Econômico - Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas, 217f. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/790771

FACEBOOK. 2024. Fernado Rezende. Disponível em: https://www.facebook.com/rezendepalmasto

FACEBOOK. 2024. Professora Dorinha. Disponível em: https://www.facebook.com/profdorinha

FACEBOOK. 2024. Rezende Imobiliária. Disponível em: https://www.facebook.com/rezendeimobiliaria/

FACEBOOK. 2024. Thays Seabra Rezende de Carvalho Nascimento. Disponível em: https://www.facebook.com/thays.seabrarezende/about_life_events

FACEBOOK. 2024. Vitor Hugo Seabra Rezende. Disponível em: https://www.facebook.com/victorhugo.seabrarezende

GOVERNO DE GOIÁS. 2023. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IBGE. 2024. Palmas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/palmas/panorama

INSTAGRAM. 2024. Fernando Rezende. Disponível em: https://www.instagram.com/fernandorezendeto/

INSTAGRAM. 2024. Professora Dorinha. Disponível em: https://www.instagram.com/profdorinha/

INSTAGRAM. 2024. Rezende Imobiliária. Disponível em: https://www.instagram.com/rezendeimobiliariaoficial/

INSTAGRAM. 2024. Victor Hugo Seabra Rezende. Disponível em: https://www.instagram.com/vhsrezende/

JORNAL OPÇÃO. 2018. Goiânia tem 87 mil famílias na pobreza. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/goiania-tem-87-mil-familias-na-pobreza-118572/

JUSBRASIL. 2015. Tem início audiência pública que trata da violência contra o idoso. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tem-inicio-audiencia-publica-que-trata-da-violencia-contra-o-idoso/209461810

MARTINS, Mário Ribeiro. 2001. Dicionário Biobibliográfico do Tocantins. Rio de Janeiro: Editora Master.

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

NASCIMENTO, Junio Batista do. 2009. Palmas: sua história, trajetória e conquistas. 1ª edição. Goiânia: Bandeirantes, 142p.

NASCIMENTO, Junio Batista do. 2009. Tocantins: história e geografia. 6ª edição. Palmas: Bandeirantes, 142p.

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. 2008. Extrato do contrato de comodato n° 103/2008. Celebrado entre a Prefeitura de Goiânia e a Associação de Moradores da Vila Izaura e Jardim Xavier (AMOVIJAX). Diário Oficial do Município n° 4.489, de 11/11/2008. Página 11. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/Download/legislacao/diariooficial/2008/do_20081111_000004489.pdf

PREFEITURA DE GOIÂNIA. 2017. Decreto Municipal nº 1057, de 17 de março de 2017. Nomeia Maria Consuelo Bastos Seabra como Supervisora Administrativa do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2017/dc_20170317_000001057.pdf

PREFEITURA DE GOIÂNIA. 2017. Decreto Municipal nº 2912, de 09 de outubro de 2017. Nomeia membros para compor o Conselho Municipal do Idoso. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2017/dc_20171009_000002912.pdf

PREFEITURA DE GOIÂNIA. 2018. Plano Municipal de Saúde 2018 a 2021. 164p. Disponível em: https://saude.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/sites/3/2022/12/PMS-2018-a-2021-final-apos-aprovacao-do-CMS.pdf

PROFESSORA DORINHA. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://professoradorinha.com.br/

REZENDE, M. A. S. 1997. O sentido histórico da criação da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás. Dissertação de Mestrado em Educação Brasileira - Universidade Federal de Goiás (UFG). Orientadora Dra. Maria Tereza Canesin Guimarães. Goiânia, 221p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/6/o/Dissert_Maria_Auxiliadora_Seabra_Rezende.pdf

ROTA JURÍDICA. 2015. Conselho Municipal do Idoso tem nova diretoria. Disponível em: https://www.rotajuridica.com.br/conselho-municipal-do-idoso-tem-nova-diretoria/

SENADO NOTÍCIAS. 2022. Professora Dorinha é eleita senadora pelo Tocantins. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/10/02/professora-dorinha-e-eleita-senadora-pelo-tocantins#:~:text=A%20deputada%20federal%20Professora%20Dorinha,natural%20de%20Goi%C3%A2nia%20(GO).

TRIBUNA DO POVO. 2023. Senadora Professora Dorinha é condecorada Grande Oficial da Ordem do Rio Branco. Disponível em: https://www.tribunadopovoto.com.br/noticia/54176/senadora-professora-dorinha-e-condecorada-grande-oficial-da-ordem-do-rio-branco

WIKIPÉDIA. 2024. Dorinha Rezende. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorinha_Rezende

WIKIPÉDIA. 2024. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Lista de Governadores do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2024. Pedagogia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia

WIKIPÉDIA. 2024. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Todos pela Educação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Todos_pela_Educa%C3%A7%C3%A3o

YOUTUBE. 2009. Posse do Vereador Fernando Rezende, Palmas-TO. Disponível em: https://www.youtube.com/@ascomfr

YOUTUBE. 2024. Rezende Imobiliária. Disponível em: https://www.youtube.com/@rezendeimobiliaria8562/videos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior