Dr. Carlos Pires de Sá: uma jornada de engenharia e desenvolvimento

Carlos Pires de Sá: uma jornada de engenharia e desenvolvimento

Sítio Lagoa, Sousa (PB), 25/05/1921.

Rio de Janeiro (RJ), 19/04/2016.

O engenheiro Carlos Pires de Sá nasceu no Sítio Lagoa, município de Sousa, em 25 de maio de 1921. Filho de Antonio Pires Ferreira (1889 – 05/06/1964 – Rio de Janeiro-RJ) e Estela de Sá Pires Ferreira (1894 - Jaguaribe Mirim-CE – 26/11/1965 – Rio de Janeiro-RJ).

Formou-se em 1947, pela Escola Nacional de Engenharia, e dedicou sua carreira à construção de obras que impulsionaram o desenvolvimento urbano e a infraestrutura. Tem curso de construção, melhoramento e conservação de estradas de rodagem do “Bureau of Publics Roads”, dos Estados Unidos.

São seus avós paternos: Lindolpho Pires Ferreira (1851 - 23/04/1933 – Cajazeiras-PB) e Maria Leopoldina Tavares dos Santos (1858 – Sousa-PB - 04/03/1945 – Sousa-PB).

São seus avós maternos: Aprígio Gomes de Sá Albuquerque (31/12/1857 – Sousa-PB 31/05/1909 – Sousa-PB) e Emília Augusta de Almeida (1857 – Recife-PE - ?)

Os irmãos de Dr. Carlos Pires de Sá são:

- Edgar Pires de Sá (21/03/1916 Sousa-PB – 27/04/1981 – Rio de Janeiro-RJ);

- Maria Emília Pires de Sá (15/03/1917 – Sousa - 16/09/2003 - Cajazeiras). Diplomada pela Escola Normal de Cajazeiras. Era casada com o primo Dr. Higino Pires Ferreira (1911 - 1991), Engenheiro Químico, natural da mesma cidade.

- Lavoisier Pires de Sá, nascido em Sousa, em 21/05/1919. Casado com Maria Wanda Ribeiro Pires (21/07/1924 – 15/05/2010 – Sousa-PB), diplomada pela Escola Normal Regional São José, e funcionária da Câmara Municipal de Sousa. Lavoisier faleceu em João Pessoa-PB, em 16/03/2002.

- Estela Pires Barbosa (06/11/1923 – Sousa-PB - ? - Rio de Janeiro-RJ), diplomada pela Escola Normal de Cajazeiras. Casada com Mário Tavares Barbosa (02/01/1923 – 13/12/2005 – Niterói-RJ), contabilista da Empresa Autoviária Pássaro Marron, do Rio de Janeiro.

- Maria Ivani Pires de Sá (10/08/1925 – 14/03/2010 – Rio de Janeiro-RJ). Diplomada pela Escola Normal de Sousa. Residente no Rio de Janeiro.

- Dr. José Pires de Sá, nascido em Sousa, em 13/07/1928. Bacharel em Direito.

Dr. Carlos se casou em 03/09/1948, no Rio de Janeiro-RJ, com Zulmira Wanda Belleza Pires de Sá (16/10/1927 - 2020), filha do Agrônomo Dr. Newton de Castro Belleza (1899 - CE – 04.02.1982) e Amélia Pordeus (de Alencar) Belleza (1900 - CE - 18.11.1990 – Rio de Janeiro-RJ).

Newton de Castro Belleza foi um engenheiro agrônomo destacado que desempenhou um papel significativo no cenário administrativo do Estado, contribuindo para a formulação de políticas agrárias em nível nacional e internacional. Sua atuação foi fundamental na Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário (SEAV) entre 1954 e 1959, período em que promoveu importantes reformas nos cursos profissionalizantes, expandiu a educação rural em todos os níveis e desenvolveu programas para orientação vocacional. Por meio de sua análise em relatórios ministeriais e artigos, percebe-se seu comprometimento com os princípios desenvolvimentistas, alinhando-se a ideologias estadunidenses e buscando integrar a política educacional agrária ao desenvolvimento econômico e industrial do país, especialmente durante o período do regime Vargas.

Pelo lado materno, a esposa de Carlos Pires é descendente do capitão português Bazílio Rodrigues Seixas (1694 - ?), rico mercador em Recife, que requereu e obteve a sesmaria do sítio São Gonçalo, em 05.11.1757, de número 459, na Ribeira das Piranhas, onde hoje se localiza o distrito de São Gonçalo (PB), anteriormente pertencente à Casa da Torre da Bahia. Bazílio Rodrigues Seixas era casado com Tereza da Rocha Mota, natural de Recife-PE.

O casal teve três filhas:

- Eliane Belleza Pires de Sá, nascida no Rio de Janeiro, em 25/05/1949, casada.

- Leila Belleza Pires de Sá, nascida no Rio de Janeiro, em 22/08/1952. Faleceu, juntamente com o marido, vítima de um acidente automobilístico, em um passeio em Minas Gerais, seis meses após o casamento.

- Lilian Belleza Pires de Sá, nascida no Rio de Janeiro, casada.

Carlos foi um engenheiro civil de notável influência na região e no país. Sua vasta experiência o levou a diversos cargos de destaque:

- Engenheiro na construção da Rodovia Rio-Petrópolis: Uma obra monumental que desafiava a engenharia da época.

- Assistente técnico do Chefe do Sétimo Distrito Rodoviário: Responsável por supervisionar projetos rodoviários de grande importância.

- Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER): Liderou a autarquia responsável pelas principais rodovias do Brasil, impulsionando o desenvolvimento nacional.

Homenagens:

- Em reconhecimento à sua trajetória, a principal via de acesso ao Bairro Santo Antonio, em Cajazeiras-PB, trecho que vai desde a Rua Tenente Arsênio, em frente da Cadeia Pública, até as proximidades do Bairro Santo Antonio, onde se inicia a Rua Romualdo Rolim, foi nomeada Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá, eternizando sua memória e seu legado.

Todo este percurso, que demanda ao Ceará, que primitivamente era denominada de Rua da Rodagem, recebendo depois o nome de Rua São José, quando na década de 1960 foi pavimentada a paralelepípedos, por decisão do Engenheiro Carlos Pires de Sá, então Diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

- A Rua Engenheiro Carlos Pires de Sá, em Sousa-PB, é uma homenagem ao filho ilustre. A rua é a mais extensa do município, medindo 1,6 km de comprimento, no sentido sul-norte da cidade.

- O nome do Rio Pires de Sá, que corta Vilhena, no estado de Rondônia, é também uma homenagem ao engenheiro.

Carlos Pires de Sá, quando exerceu o cargo de diretor do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), contribuiu tecnicamente para viabilizar a abertura da BR-29, atual 364, em 1960, fundamental para o surgimento da cidade de Vilhena-RO.

- Conforme registrado por Pereira (2011, p. 34), em 1957, ergueu-se a imponente ponte Engenheiro Carlos Pires de Sá, em Sousa-PB. A iniciativa emergiu a partir de uma solicitação do então Prefeito "Nozinho Gonçalves" ao presidente da nação na época, Juscelino Kubitschek, com quem o Dr. Carlos mantinha estreita relação. O projeto também contou com o apoio crucial de João Agripino, figura de destaque na esfera política estadual.

Esta ponte conecta as margens através da Rua Silva Mariz, que até hoje é reconhecida por seu caráter comercial e movimentado. A construção da ponte revolucionou o acesso, substituindo as precárias travessias de canoa e permitindo a expansão urbana para além do rio, rumo ao noroeste.

Dr. Carlos foi o responsável pela criação do curso de Magistério e Extensão em Economia Rural Doméstica em Sousa-PB, junto à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, conforme Portaria nº 552, de 4 de junho de 1955. Ao longo dos anos, a instituição adotou diversas denominações: Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica de Sousa, depois Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa, em seguida Escola Agrotécnica Federal de Sousa e, finalmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa.

Carlos Pires de Sá foi capaz de alcançar a criação do curso e da Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica de Sousa, em parte, devido à influência de seu sogro, Newton de Castro Belleza, que ocupava o cargo de superintendente da Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário (SEAV) na época. A expertise e o prestígio de Belleza no campo da educação agrária foram fundamentais para facilitar e promover a implementação dessas iniciativas educacionais em Sousa e em diversos municípios do país.

Por sua nobre e notável contribuição à educação e ao desenvolvimento da região de Sousa, o nome de Pires foi reverenciado na obra "Os quarenta anos da Escola Agrotécnica Federal de Sousa", de autoria do escritor João Romão Dantas (1918-1998), publicada em 1995. Além disso, sua memória foi honrada na galeria dos Diretores-Gerais e personalidades da EAFS (IFPB), durante a gestão do Professor Francisco Cicupira de Andrade Filho, com a inclusão de sua fotografia no recinto, situado na Unidade de Sousa.

Carlos Pires de Sá se destacou como um visionário e um profissional dedicado. Sua ardente paixão pela engenharia e seu inabalável compromisso com o desenvolvimento regional o elevaram à condição de exemplo a ser seguido por gerações futuras. Sua partida ocorreu no Rio de Janeiro-RJ, em 19 de abril de 2016, aos 94 anos de idade, deixando um legado perene para a engenharia nacional e para o progresso de sua amada pátria.

Em síntese, a trajetória e os feitos de Carlos Pires de Sá personificam um tributo à engenharia, à educação e ao desenvolvimento regional. Sua jornada incansável deixou uma marca indelével não apenas nas vias do país, mas também nos âmbitos educacionais e no cerne daqueles que foram influenciados por suas realizações. Seu nome será evocado tanto nas estradas que contribuiu para erguer, como também nos corações daqueles que continuam a trilhar o caminho por ele delineado. Que sua memória permaneça a inspirar e a guiar, mantendo acesa a chama do progresso e da esperança em todos.

REFERÊNCIAS:

BRUNET, Clemildo. Carlos Pires de Sá, o engenheiro da avenida. Blog Clemildo Brunet, 2016. Disponível em: https://clemildo-brunet.blogspot.com/2016/11/avenidas-de-cajazeiras-engenheiro.html. Acesso em: 14 de março de 2024.

WAZE. Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá. Mapio.net, 2023. Disponível em: https://mapio.net/s/30386840/. Acesso em: 14 de março de 2024.

PIRES DE SÁ, Carlos Eduardo. Perfil no Linkedin. Linkedin, 2023. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/carlos-eduardo-pires-603aa871. Acesso em: 14 de março de 2024.

PEREIRA, A. F. Além do Rio: Uma fotografia da paisagem urbana Sousa – Paraíba. 2. ed. Sousa: AGT, 2012.

PIRES DE SÁ, Carlos. Árvore genealógica de Carlos Pires de Sá. MyHeritage, 2023. Disponível em: https://www.myheritage.com.br/research?s=163802641&formId=master&formMode=1&use Translation=1&exactSearch=&p=1&action=query&view_mode=card&qname=Name+fn.carlos+fnmo.1+ln.pires%2F3de%2F3s%C3%A1+lnmsrs.false. Acesso em: 14 de março de 2024.

DANTAS, J. R. Os Quarenta Anos da Escola Agrotécnica Federal de Sousa. Sousa: Ed. do autor, 1995.

PIRES DE SÁ, Carlos. Árvore genealógica de Carlos Pires de Sá. FamilySearch, 2023. Disponível em: https://www.familysearch.org/tree/person/details/LZ1Y-ZWZ. Acesso em: 14 de março de 2024.

Autor: Josemar Alves Soares, escritor.

Josemar Alves Soares
Enviado por Josemar Alves Soares em 14/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8019405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.