JOAQUIM RODRIGUES DA SILVA

● Joaquim Rodrigues da Silva, nasceu por volta de 1909, era o filho caçula do casal: José Rodrigues da Silva e Francisca Maria da Conceição. Por ser o caçula era chamado pelos sobrinhos de “tio novo”.

● Dois fatos marcaram a infância de Joaquim Rodrigues: o falecimento de seu pai, por volta de 1910 e a grande seca de 1915. Depois do falecimento de seu pai, quem lhe cuidou fazendo as vezes paternas foi o seu irmão Marcelino Rodrigues.

● Casou-se, a primeira vez, com Ana Rodrigues da Silva, conhecida por Santana, que era filha de seu primo legítimo Pedro Rodrigues da Silva e Santa Pinheiro. Dada a união, o casal gerou 05 filhos:

1º - Braulino Rodrigues da Silva, nasceu em 04 de outubro de 1929. Casou-se com Marina, com quem teve dois filhos: Lázaro Rodrigues, conhecido por Lauzenir e Audenir Rodrigues. Marina veio a óbito em 15 de novembro de 1982. Braulino faleceu às 20h do dia 30 de junho de 2013, aos 84 anos.

2º - Vicente Rodrigues da Silva, nasceu no dia 19 de outubro de 1934. Casou-se com Francisca Galdino da Silva (Fransquinha) filha de Antônio Galdino de Araújo e Maria Francisca das Chagas, em 16 de novembro de 1954. Dada a união, o casal gerou 24 filhos, dos quais se criaram 15: José (Dedé, ✞ 24/04/2013) Francisco (Chico, ✞ 25/04/2016), Joaquim, Gerson, Antônio, Abdiel, Geovane, Waldemar, Maria, Joana, Irene, Irenir, Joselita, Titica e Teresa. Fransquinha faleceu em 05 de março de 2015.

3º - Pedro Rodrigues Neto, nasceu no dia 10 de março de 1940. Casou-se com Carmosa Vitalina Rodrigues, filha de Raimundo Caboclo. O casal gerou 07 filhos: Lúcia, Marlúcia, Luzinete, Luzia, Raimundo e José. Pedro foi o construtor e primeiro dono da casa que pertenceu a José Vicente ou Zé Vicente. Faleceu em 29 de setembro de 2007.

4º - José Joaquim Rodrigues da Silva, Zé Joaquim, casou-se com Antonieta. O casal gerou 05 (?) filhos: Francisco, Aluísio, Deusani, Deuselita e Daniel.

5º João Bosco Rodrigues da Silva, nasceu em 1954. Casou-se com Francisca Paulino (Francimar), em julho de 1977. O casal gerou 07 filhos: Francisca (em memória), Joaquim Rodrigues Neto (em memória), João Bosco Filho (em memória), Ana Maria, Paulo, Ana Paula e Ana Lúcia.

● Santana Rodrigues faleceu em 27 de abril 1971.

● Por volta de 1973, Joaquim Rodrigues casou-se a segunda vez com Francisca Maria da Silva, que era filha de Serafim Manoel de Souza e Agostinha Maria de Jesus. Dada a união, o casal gerou 05 filhos:

1º - Lurdinha Rodrigues da Silva, em memória;

2º - Valdeci Rodrigues da Silva, em memória;

3º - Patriciana Rodrigues da Silva;

4º - Lindeuma Rodrigues da Silva;

5º - Lindalva Rodrigues da Silva.

● Foi um homem muito religioso, católico convicto, tinha uma devoção preclara à Nossa Senhora. Segundo relatos, ele acordava cedo, por volta das 03h da madrugada, acordava seus filhos, e juntos rezavam o Ofício da Imaculada Conceição todos os dias.

● Foi dono do cacimbão mais antigo do Distrito de Baixa Grande que se conhece. O cacimbão tem 14 metros de profundidade. 10 metros, mais ou menos, foram cavados à custa de dinamite. A maior pedra que foi posta para fora pelas explosões pesava 13kg. A água é potável.

● Joaquim Rodrigues da Silva veio a óbito em 10 de junho de 1987, deixando viúva Francisca, sua segunda esposa, que faleceu no dia 10 de janeiro de 2013.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 04/05/2024
Código do texto: T8055970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.