TICO

● Francisco Antônio da Silva, conhecido por Tico, nasceu no dia 23 de maio de 1949. Era filho de Antônio Olinto de Sousa e Raimunda Xavier.

● Casou-se com Helena de Sousa Silva, filha de José de Sousa Oliveira e de Francisca de Sousa Teixeira, no dia 27 de novembro de 1971. Dada a união, o casal gerou 03 filhos:

1º - Francisco de Sousa Silva, conhecido por Francileno, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1973. Foi um grande pintor e excelente profissional. Morou e trabalhou muitos anos em São Paulo. Voltou definitivamente a morar na Baixa Grande em 2016. Por aqui, deixou sua marca registrada em pinturas de casas e de diversas peças que faziam parte de seu ofício. Faleceu no dia 12 de abril de 2020.

2º - Francinaldo de Sousa Silva, conhecido por Neguim, nasceu 14 de novembro de 1976.

3º - Fabiana de Sousa Silva, nasceu no dia 05 de setembro de 1984.

● Tico foi um excelente profissional, trabalhava como pedreiro, carpinteiro e funileiro, sendo a última, talvez, a que mais lhe destacava. Entre as peças que fazia com flande ou zinco se frisam silos, calhas (bicas), candeeiros, regadores, portões, bacias, etc. Esse conhecimento foi herdado do seu pai, Antônio Olinto, que também contribuiu muito para a cultura artesanal de nossa comunidade.

● Tico faleceu na madrugada do dia 18 de outubro de 2018, vítima de AVC. Foi sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, Cachoeira dos Índios – PB, por volta das 16h do dia 19.

● Entre as suas contribuições em nossa comunidade, ainda destacamos o seu trabalho voluntário para a construção da Capela do Divino Espírito Santo.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 05/05/2024
Código do texto: T8056913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.