MARIA PAÊTA

● Maria Joaquina da Silva é natural de Alagoas, era filha de José Rodrigues, nasceu no dia 14/01/1924. Não chegou ao nosso conhecimento o nome de sua mãe.

● Era conhecida popularmente por Maria Paêta, apelido que pode ser justificado pela forma física dos seus pés.

● Não se sabe ao certo o ano que chegou nas terras baixa-grandenses.

● Casou-se na década de 1940 com o jovem José Rodrigues da Silva, conhecido por Zuca, filho de José Rodrigues da Silva e Francisca Maria da Conceição. Dada a união, o casal gerou alguns filhos, dos quais só tomamos conhecimento de dois:

1º - Agostinho Rodrigues Sobrinho, nasceu no dia 18 de abril de 1941. Casou-se com Maria Francisca Rodrigues, filha de Vicente Rodrigues da Silva e de Francisca Galdino do Silva, no dia 03 de agosto de 1974. O casal gerou 07 filhos: Cosme (em memória), Damião (em memória), Zezinho, Cláudio, Cleidiana e Janicleia. O sétimo foi abortado espontaneamente, não chegando a ser nomeado.

2º - Chico Paêta, casou-se com Fia e teve 04 filhos: Damião, Nega, Cabeludo e o quarto não sabemos informar.

● Maria Paêta morou no sítio Baixa Grande em uma casa localizada próxima as margens do rio São José, em terras que hoje pertencem a Nego Bento. Morou também numa casa (hoje armazém) de propriedade do Sr. José Alves de Lima (Zé Grande).

● Por volta de 1959, ficou viúva, veio a óbito seu esposo José Rodrigues.

● Era um verdadeiro ícone feminino. Andava sempre caracterizada de batom, bolsa de lado, turbante na cabeça e vestidos coloridos. Carregava grandes feixes de lenha na cabeça que poucos homens colocavam no ombro. Era religiosa e uma das poucas pessoas da comunidade de Baixa Grande que cantava as Excelências em velórios.

● Maria Paêta faleceu por volta de 2003 em Cajazeiras – PB, no Bairro dos Tecedores, sob os cuidados de seu filho Agostinho.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 06/05/2024
Código do texto: T8057428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.