MARIA FRANCISCA

● Francisca Maria da Conceição, conhecida por Maria Francisca ou Madrinha Francisca, nasceu em 1885, no sítio Riacho do Padre, município de Cachoeira dos Índios – PB. Não sabemos o nome dos seus pais.

● Segundo relatos, são seus irmãos: José Torquato (pai de Samuel Torquato), Maria Eulina (segunda esposa de Olinto Rodrigues), Maria da Conceição (esposa de Sousa Pinheiro), Canuto e havia um que morava em Cajazeiras – PB.

● Casou-se aos 14 anos, em 1899, com o jovem José Rodrigues da Silva. O casal gerou 09 filhos:

1º - Maria Rodrigues da Silva, ✰ 19/02/1900 ✞ 08/02/1981. Casou-se com Luiz Batista dos Santos.

2º - Marcelino Rodrigues da Silva, ✰ 1901 ✞ ?. Casou-se com Antonina Rodrigues de Souza.

3º - João Rodrigues da Silva, ✰ 1903 ✞ 20/08/1984. Casou-se com Francisca Moreira da Silva.

4º - Agostinho Rodrigues da Silva, ✰ 1904 ✞ 01/12/1990. Casou-se a primeira vez com Elisa Rodrigues e a segunda com Clementina Rodrigues.

5º - Antônio Rodrigues da Silva, ✰ 1906 ✞ 02/04/1980. Casou-se com Maria Moreira da Silva.

6º - Joaquim Rodrigues da Silva, ✰ 1909 ✞ 10/06/1987. Casou-se a primeira vez com Ana Rodrigues da Silva e a segunda com Francisca Maria da Silva.

7º - Ana Rodrigues da Silva, ✰ ? ✞ 01/11/1939. Casou-se com Lino de Sousa Teixeira (Lino Camaleão).

8º - Henrique Rodrigues da Silva, ✰ ? ✞ 1951. Casou-se com Maria do Rosário de Jesus.

9º - José Rodrigues da Silva, ✰ ? ✞ 1959. Casou-se com Maria Joaquina da Silva (Maria Paêta).

● Maria Francisca morava com sua família, segundo relatos, numa casa de taipa localizada por detrás da casa de seu neto, Braulino Rodrigues. Nos últimos anos de sua vida, vivia sob os cuidados de seu filho casula, Joaquim Rodrigues. Faleceu por volta de 1962.

● Se destacava pela agilidade que tinha ao manejar os bilros para fazer peças de renda.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 07/05/2024
Código do texto: T8058111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.