(Antiga) Biografia de José Wellington Barroso de Araújo Dias, Vereador de Teresina, Deputado Estadual e Federal pelo Piauí, Senador piauiense, ex-Governador do Estado do Piauí (por quatro (04) vezes (numa delas, a primeira, reeleito para um segundo mandato, de 2003 a 2010, e, na terceira, de 2015 a 2022, Governador mais popular do Piauí)). Atualmente, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.                    

 

 

Biografia

 

José Wellington Barroso de Araújo Dias

 

Competência, compromisso, seriedade e moralidade no trato da coisa pública são os princípios básicos da atuação do Deputado Wellington Dias, um trabalhador comum que se destaca por sua atuação em defesa da classe trabalhadora, das causas sociais e da moralidade administrativa, sempre buscando contribuir para uma sociedade socialista, mais justa e humana. Destaca-se no cenário político nacional por seu espírito de liderança e trabalho.

Quem é

  • Oriundo de família humilde, pai lavrador e mãe professora, Wellington Dias nasceu na cidade de Oeiras (PI) e foi criado em Paes Landim (Vale do Fidalgo), tem 40 anos, é casado com a Rejane Ribeiro Sousa Dias e tem 3 filhos: Iasmim, Vinícius e Daniely.

 

  • Foi Vereador de Teresina, capital do Piauí (1992-94), Deputado Estadual e eleito com 77.067 votos (1994-98) e o primeiro Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, no Estado do Piauí, pela coligação "O Futuro a Gente Faz" (1998-02). Nessa eleição, obteve a maior votação da Capital, 44.767 votos, contabilizando 20,53% dos votos válidos, superando, inclusive, a votação obtida por outros políticos que já disputaram eleições em Teresina. Proporcionalmente, foi um dos deputados federais mais votados do país e, nas capitais dos estados, ficou atrás apenas do Deputado Marcelo Deda, também do PT, que obteve grande votação na cidade de Aracaju/SE. Traduzindo uma grande representatividade estadual, foi votado em 220 dos 222 municípios do estado existentes na época. Em 2000 concorreu à Prefeitura da capital piauiense, Teresina, tendo recebido 99.874 votos. Apesar de não ter sido eleito, foi uma campanha que unificou o PT e mostrou o fôlego da legenda em Teresina, o que credenciou o partido a ser o grande e único partido de oposição da Capital. Foi eleito governador do Piauí logo no primeiro turno das eleições de 2002, sendo o primeiro governador do Nordeste eleito pelo PT. Foi eleito governador do Piauí, logo no primeiro turno das eleições de 2002, com 688.278 votos, correspondendo a 50,96% dos votos. Sendo o primeiro governador eleito no Nordeste pelo PT.

Atividades Profissionais

  • Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, Rádio Difusora de Teresina e Banco do Estado do Piauí. Atualmente é funcionário de carreira (licenciado) da Caixa Econômica Federal.

Atividades Partidárias/Sindicais

  • Sua militância política começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, atuando em seguida no movimento estudantil e sindical. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985, onde ocupou os cargos de líder, membro da Executiva, presidente do Diretório Regional do Piauí e delegado do Partido junto ao Diretório Nacional. Foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores – CUT/Piauí, Presidente da Associação dos Economiários do Piauí (hoje APCEF-PI) e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Estado do Piauí. Na Federação Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal - FENAE, participou como presidente do Conselho Deliberativo Nacional e Fiscal, além de ter ocupado diretorias na FENAE Corretora de Seguros e na FENAETUR – Fenae Viagens e Turismo, empresa estas coligadas à federação dos empregados da Caixa.

Condecorações

  • No exercício do mandato de Vereador de Teresina, foi indicado em pesquisa de opinião, o melhor Vereador da Capital – na voz do povo, o mais combativo e trabalhador, tendo recebido o troféu "Mais Notáveis 94" – premiação Mérito e Talento. Recebeu também as condecorações: "Os Melhores de 1995 – Na Política e na Administração" - Jornal Correio do Piauí; Medalha: "Defesa dos Direitos Humanos" – Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Seccional PI (1997); "Oito Anos de Lutas e Conquistas" - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/PI (1997), em reconhecimento ao trabalho e à luta em favor da reforma agrária. Acumula ainda o troféu "Sindicalista do Ano" - em reconhecimento ao trabalho realizado no Sindicato dos Bancários (1990); "Melhor Presidente da Associação Recreativa do Piauí" – imprensa piauiense (1986); Destacado Parlamentar Federal e Político Piauiense mais atuante em 1999 – Programa do Meio Dia, Rádio Piauí, 1999, dentre outros.

Publicações

  • Além da política, é contista e autor do livro "Macambira" (premiado em 1980 e publicado em 1995). Teve vários outros contos premiados: "Maria Valei-me" (1984) – que recebeu menção honrosa pelo "Concurso de Contos - João Pinheiro" da extinta Secretaria de Cultura do Piauí. Escreveu as peças "Reisados da Minha Terra" e "Estamos Todos Inocentes". Foi incluído nas coletâneas "O Conto na Literatura Piauiense" (1981) e "Novos Contos Piauienses" (1984).

Mandato de Deputado Estadual

  • Eleito deputado estadual em 1994 para seu primeiro mandato (foi o candidato mais votado na Capital) na Assembléia Legislativa, defendeu grandes projetos como: criação da poupança fiscal para combater a sonegação, passe livre para idosos, criação de um fundo para geração de empregos e renda, defesa do consumidor, fim das aposentadorias para ex-governadores e pensão de suas esposas, extinção dos super-salários, moralização dos cargos comissionados, política salarial para os servidores públicos, crescimento das telecomunicações, maior controle e combate à violência, meia passagem para estudantes, apoio aos aidéticos, autonomia das entidades estudantis, maior controle dos gastos com propaganda governamental, defesa dos direitos humanos, valorização dos vaqueiros, divulgação da cultura piauiense, extinção do suplente vitalício, incentivo à literatura, política em defesa dos servidores públicos, fim das licenças falsas, controle dos gastos dos deputados, bolsa-escola, orçamento participativo, desenvolvimento regional, conselhos estaduais, transparência no repasse dos recursos do SUS, criação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, melhoria dos serviços públicos, defesa dos servidores do Banco do Estado do Piauí, projeto Arrumar a Casa, dentre outros. No exercício do mandato, Wellington Dias visitou os 221 municípios piauienses, alguns mais de uma vez, prestando contas do seu mandato e apresentando suas propostas de trabalho visando o desenvolvimento das potencialidades do Estado.

  • Na Assembléia Legislativa do Piauí, participou das Comissões de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; Defesa dos Direitos Humanos; Administração Pública e Política Social; Infra-estrutura e Política Econômica; e Constituição e Justiça. Como representante do Legislativo participou de atividades promovidas pela UNALE – União Nacional dos Legisladores Estaduais e integrou Missões Oficiais junto à Comissão de Infra-estrutura de Rodovias Federais do Piauí – em Brasília (DF) e na Comissão de Reforma do Legislativo, em Portugal e na Espanha.

Mandato de Deputado Federal

  • Em seu mandato federal, traçou uma estratégia de trabalho baseada em denúncias que colocaram o Piauí no centro dos debates nacionais. Esteve à frente das denúncias sobre o crime organizado no Piauí, sendo o primeiro a entregar ao Ministério da Justiça cópia do dossiê solicitando providências do governo para combater a impunidade e punir os culpados. Assim, ele conseguiu sensibilizar as autoridades e a opinião pública para os problemas que mais afligem a população do seu estado: a pobreza, a violência e a corrupção. Para combater esses males e oferecer ao piauiense uma melhor qualidade de vida, mostrou que não tem medo de enfrentar os corruptos e os "poderosos" do seu Estado.

  • Uma das lutas por ele defendida na Câmara Federal é a aprovação do projeto de Lei nº 1.114/99, de sua autoria, que institui o Programa Permanente de Convivência com a Seca. Defende ainda, com o mesmo entusiasmo, as seguintes propostas: criação do Fundos de Agricultura, de Habitação e Saneamento para melhorar a situação de agricultores e das famílias mais pobres; recursos e melhorias para o Programa de Renda Mínima; regulamentação do Fundo Nacional de Segurança e Direitos Humanos; projetos para o desenvolvimento do Piauí, com propostas visando melhorar a qualidade de vida do povo no campo; defesa da cultura piauiense; e encampa ainda os projetos defendidos pelo PT para o Brasil, entre eles a defesa intransigente de um Estado voltado para os mais pobres, com políticas de renda, saúde, educação, habitação, transportes públicos, lazer, cultura e segurança pública, que possibilitem aos cidadãos brasileiros partilhar dignamente das riquezas do nosso Brasil.

  • Na Câmara dos Deputados, participa das Comissões de Agricultura e Política Rural, de Viação e Transporte, da Amazônia e Desenvolvimento Regional, das Frentes Parlamentares: em defesa dos bancos públicos, da previdência social, da assistência social, do idoso, da agricultura familiar, do crédito educativo e do salário do trabalhador, ambientalista, municipalista, da infância, da agricultura, de habitação e do desenvolvimento urbano, da pesca, pelo desarmamento, por segurança, por justiça e paz, pró-reforma agrária; participa ainda dos Grupos de Trabalho sobre: agricultura, direitos humanos, educação, saúde, assistência social, desenvolvimento urbano e transportes. Foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (2001), onde desenvolveu um trabalho voltado para a defesa da boa aplicação e fiscalização dos recursos públicos,

  • Atuou nas Comissões Especiais sobre: Combate à Violência, Sistema Financeiro Nacional, Código de Trânsito Brasileiro, Inelegibilidade, Segurança Pública, Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semi-Árido, Proporcionalidade Vereadores/População e Previdência Complementar. Participou das Caravanas da Comissão Especial de Combate à Violência, onde teve atuação destacada, de Direitos Humanos, quando teve a oportunidade de visitar diversos presídios pelo Brasil e capitaneou caravanas de parlamentares em visitas a diversas rodovias federais em vários estados brasileiros, chamando a atenção da mídia e do governo federal para a calamitosa situação das rodovias em nosso país. Foi um dos idealizadores do I Seminário Nacional de Fiscalização Financeira e Controle das Verbas Públicas, que buscou sensibilizar e instrumentalizar parlamentares e integrantes da sociedade civil organizada para a importância e o correto uso dos instrumentos legais para a correta fiscalização dos recursos públicos. É um dos defensores e incentivadores do INTERLEGIS – Comunidade Virtual do Poder Legislativo.

  • Destaca-se por seu espírito de liderança e trabalho, tendo sido recentemente eleito pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar como um dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”, numa pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes no Poder Legislativo, fato raro, considerando-se que é parlamentar de primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Nos anos anteriores, foi indicado como um dos parlamentares piauienses mais atuantes. Recentemente foi apontado em pesquisa do jornal Folha de São Paulo e pelo DIAP como situado entre os dez parlamentares mais assíduos do Congresso Nacional, e que mais apresentou requerimentos e se utilizou da Tribuna da Câmara para a defesa intransigente dos princípios partidários do Partido dos Trabalhadores e para defender os interesses do povo brasileiro e especialmente do povo piauiense.

  • Foi o único parlamentar piauiense a votar contra a proposição do governo FHC de solapar os direitos trabalhistas, numa reforma da CLT que escandaliza o país e possui somente o propósito de enfraquecer ainda mais os direitos dos trabalhadores, num verdadeiro retorno às condições medievais de trabalho.