MARTINHO LUTERO

MARTINHO LUTERO

Com a oposição de Martinho Lutero à Igreja católica apostólica romana criou-se o embrião fertilizado, de uma reforma que levou a sinonímia de protestante. Vários fatores contribuíram para que Lutero promovesse a reforma protestante, entre os que contribuíram para a explosão de 1517, as indulgências foram a centelha que a acendeu. A prática das indulgências era tradicional e significava a remissão dos castigos temporais impostos pela Igreja como sinal exterior da verdadeira contrição. Pura dogmação, aliás, a religião católica usa dogmas em excesso, considerando-os de fé. Tais remissões de castigos, por vezes muito severos, eram praticadas desde o século. VII. A comutação do castigo em penas pecuniárias era conforme as regras de remissão do Direito Romano. Ademais, costumava-se justificar o costume mediante a doutrina desenvolvida por Alexandre de Halles no séc. XIII, o Thesaurus Meritorum, ou seja, a acumulação num tesouro da Igreja das expiações supérfluas dos Santos. Numa palavra, a prática das indulgências era uma legítima concessão da Igreja ao ambiente cultural da sociedade, em ordem ao progresso da Cristianização.

Nascido na cidade de Eisleben, na Alemanha em 1483, teve esmerada educação universitária, por sugestão de seu genitor também estudou Direito, tendo, no entanto, abandonado o curso. Isso em conseqüência de sua opção em tornar-se monge agostiniano. O grau de Doutor em Teologia pela Universidade de Wittenberg, logo após foi conduzido ao corpo docente da universidade. Aos poucos foi se irritando e se ressentindo contra a igreja da qual fazia parte. Naquela época, mas precisamente em 1510, ficou estupefato com a venalidade e o materialismo do clero romano, quando lá esteve. Para ele, Lutero, o abuso da sua igreja, inicia-se com a incompreensão popular das indulgências como remissão da culpa e não exclusivamente como remissão do castigo temporal, em particular com a compreensão das indulgências plenárias como remissão da culpa futura.

Em termos populares, as indulgências eram um bilhete para o céu sendo certo que, para recolher benefícios, a Igreja não contrariava convenientemente esta explicação. No início do século XVI, o sistema envolvia vastas somas de dinheiro e de interesses financeiros internacionais, agravados pelas circunstâncias de 1517. Para Roma, a venda tornara-se uma fonte de rendimentos regulares e extraordinários. Em 1510, Júlio II lançara a Indulgência do Jubileu, sobretudo para custear a nova basílica de São Pedro. Em 31 de outubro de 1517, ele pregou na porta da igreja, em Wittenberg, suas famosas e adoradas teses, num total de 95, fazendo denúncias enfáticas a venalidade generalizada da igreja católica, desse aviso mandou uma cópia para o arcebispo de Mainz.

Negou por diversas vezes a autoridade do papa, bem como os concílios da igreja. Foi intimado diversas vezes e tornado herege e fora-da-lei pela Dieta de Worms no ano de 1521, e suas teses proibidas. Pela sua grande aceitação dos povos germânicos escapou da inquisição e da fogueira.

A guerra de panfletos e sermões continua com escritos de ambas as partes. Surge a bula papal Exurge Domine queimada por Lutero em Dezembro de 1520. Em três anos, o episódio desenvolvera-se numa revolução nacional-cristã da Alemanha contra Roma tornando quase impossível qualquer compromisso. O ritmo vertiginoso dos acontecimentos impediu a ponderação necessária para resolver questões doutrinárias, feriu todos os sentimentos possíveis e imagináveis e preparou o cisma. Um dos trabalhos mais importantes de Lutero foi a tradução da Bíblia para a língua alemã, com excelente influência sobre a literatura e a língua alemãs. Ele dizia que o homem era tão manchado pelo pecado, que apesar de suas boas ações não o poderiam salvar da condenação eterna. Se é que existe essa condenação! Fã incondicional de São Paulo, ou Paulo de Tarso. Tornou-se uma ameaça a igreja católica, pois suas teses poderiam derrubar ou levar por terra de um só golpe toda a filosofia e razão de ser dos católicos.

Também era contra muitas crenças e práticas da igreja católica, não aceitava o purgatório e a necessidade do celibato dos padres. Casou em 1546, com uma ex-freira e tiveram seus filhos. Lutero deixou o mundo material em sua terra natal no ano de 1546. Não foi o único pensador protestante, fora procedido por Jan Huss, um século antes, na Boêmia, e por João Wycliffe, inglês de nascimento e grande estudioso no século XIV. Marchas e contramarchas fizeram a vida de Lutero, desde o dia que iniciou seus estudos, quando se tornou monge até sua indisponibilidade com a igreja, visto que não concordava com as atitudes de corrupção de integrantes da igreja que escolheu para ser membro. O francês Peter Waldo é considerado pela história e pelos exegetas, no século XII, como o primeiro protestante. Tais acontecimentos e os vários expoentes protestantes colocam em xeque a idéia de que Lutero tenha criado as igrejas reformadas ou protestantes.

As suas incursões contra a igreja católica tomaram vulto e correram o mundo, por esse motivo foi considerado o precursor da reforma protestante. Discordar, pode! Algumas de suas teses: 1. Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: "Arrependei-vos" etc., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento. 4. Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna. 18. Bem assim parece não ter sido provado, nem por boas razões e nem pela Escritura, que as almas no purgatório se encontram for a da possibilidade do mérito ou do crescimento no amor. 93. Abençoados seja, porém, todos os profetas que dizem à grei de Cristo: Cruz! Cruz! E não há cruz. 94. Admoestem-se os cristãos a que se empenham em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno. 95. E assim esperem mais entrar no reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 11/01/2008
Código do texto: T813117
Classificação de conteúdo: seguro