Família Burrini: um breve histórico

1. APRESENTAÇÃO

Este breve histórico sobre a família BURRINI se trata da continuidade de um propósito que tive de resgatar e registrar a história de minha família. Há cerca de um mês atrás, eu conclui um antigo desejo de escrever sobre a história do sobrenome que grande parte de minha família carrega: o sobrenome “SALERA”, de meu bisavô italiano “UMBERTO SALERA”.

Até pouco tempo atrás era costume que todos os descendentes de um casal carregassem apenas o sobrenome do pai, deixando assim de levar consigo o sobrenome da mãe e, com isso, a história do lado da família materna. Foi justamente pensando em valorizar os laços com os antecedentes de minha bisavó, ANA BURRINI, que empreendi essa jornada, resgatando todas as informações possíveis, para que dessa forma pudesse integrar toda a família “SALERA” aos demais integrantes da família “BURRINI”.

Aproveito também esse momento para solicitar auxílio de todos os membros e amigos da família SALERA-BURRINI no intuito de melhorar ainda mais esse breve histórico.

Mandem todas as informações que tiverem disponíveis, e logo que as tiver recebido vou colocando aqui em ordem, até tornar esse texto cada vez mais completo e cheio de detalhes.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2. ORIGEM DO NOME “BURRINI”

Família italiana cujas origens remontam ao século XIII. Desconhece-se o nome de seu fundador bem como a sua cidade de origem, no entanto, sabe-se que foram nobres da região de Núrcia, mas estudioso não lhes dão como núrcios. Foram representantes do império italiano neste período e boa parte dessa linhagem migrou para a Espanha em 1455. Usam por brasão um escudo faixado em três: o primeiro de azul com três montes de verde sobrepostos de três flores de lis em vermelho; o segundo de azul com três rosas ao natural; o terceiro de vermelho com um galgo (cão) de prata passante e voltado para a esquerda do escudo (Pesquisa extraída do Armorial de Espanha - ARALDIS. Heráldica Italiana. Edição de 1961. O Selo da Heráldica e Galvão®, autentica a veracidade e validade histórica da pesquisa).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3. A FAMÍLIA BURRINI EM MINAS GERAIS

O casal ANTÔNIO BURRINI e DORALICE MARTINI, residentes em Mosciano Sant’angelo, da Província de Terano, região nobre da Itália, perto de Giulianova, na costa do Mar Adriático, tiveram alguns filhos: ALEXANDRINO BURRINI, GAETANO BURRINI, ALFREDO BURRINI, ANA BURRINI E GIUSEPE BURRINI.

Logo abaixo estão apresentadas informações sobre cada um dos três filhos do casal italiano, ANTÔNIO BURRINI e DORALICE MARTINI.

3.1. FAMÍLIA DE ALEXANDRINO BURRINI

ALEXANDRINO BURRINI comerciante, casado com Narcisa Dornas. Ele nasceu na Itália e se mudou para o Brasil no começo do Século XX, passando grande parte de sua vida em Itaúna – MG, onde veio a falecer sem ter filhos.

3.2. FAMÍLIA DE GAETANO BURRINI

GAETANO BURRINI, nascido em 11/NOV/1891, em Mosciano Sant'Angelo/Itália, filho de Antônio Burrini e Doralice Burrini, mudou-se para o Brasil, no começo do Século XX, estabelecendo-se na região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais, na cidade de Itaúna.

A história desse imigrante italiano é bem interessante, cheia de fatos e acontecimentos curiosos.

GAETANO BURRINI era sapateiro, foi soldado condecorado na Guerra da Abissínia.

Um jovem bem apessoado, logo fez inúmeras amizades em Itaúna e cidades vizinhas.

Numa viagem a cidade de Cláudio, conheceu uma bela jovem, com quem teve um intenso romance, dando origem a um ramo de sua família que se estendeu para o Estado do Rio de Janeiro, através de uma história bastante inusitada para a época.

GAETANO BURRINI teve nesse relacionamento com FRANCISCA DIAS PORTELA (filha de FRANCISCO PORTELA) um filho: RAIMUNDO DIAS PORTELA (nascido em 24 de dezembro de 1924, na cidade de Cláudio - Minas Gerais).

GAETANO BURRINI era aparentado da madrinha de FRANCISCA DIAS PORTELA, a qual não aprovou o relacionamento, de forma que FRANCISCA DIAS PORTELA foi afastada de GAETANO BURRINI, o que, conseqüentemente, fez com que o filho do casal não herdasse o sobrenome BURRINI. Vale mencionar que pai e filho nunca tiveram contato. FRANCISCA DIAS PORTELA não se casou e não teve outros filhos, vindo a falecer em 1969. O seu filho, RAIMUNDO DIAS PORTELA mudou-se aos 18 anos para o Estado do Rio de Janeiro, onde constituiu família e acabou perdendo todos os contatos com seus parentes de Minas Gerais.

Saiba um pouco mais acerca dos parentes de RAIMUNDO DIAS PORTELA de Cláudio – Minas Gerais: LAZARINA PORTELA GUIMARÃES e JOSÉ PORTELA são primos de RAIMUNDO DIAS PORTELA. LAZARINA PORTELA casou-se com TINA GUIMARÃES em Cláudio – Minas Gerais, e possivelmente não possuem descendentes. TINA GUIMARAES é de família tradicional de Cláudio e é primo de RISOLETA NEVES, esposa de TANCREDO NEVES, que também foram seus padrinhos de casamento.

GAETANO BURRINI casou-se em Itaúna – MG com CECY DE ANDRADE, nascida em Mateus Leme/MG em 21/JUN/1905, e tiveram 02 (dois) filhos: JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE e DIANA MARIA BURRINI CAETANO.

Atualmente, existe uma Rua em Itaúna (MG) chamada de Rua CAETANO BURRINI, em homenagem a esse imigrante italiano muito conhecido na cidade.

Saiba um pouco sobre os filhos de CAETANO BURRINI e sua esposa CECY DE ANDRADE.

JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE, nascido em Itauna/MG em 21/JUL/1930, formou-se em Odontologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Além de exercer o ofício de Odontologia, ele também lecionava em Escolas públicas e privadas na sua cidade natal. Por causa de seu destaque como profissional, há atualmente em Itaúna um Consultório Municipal que recebe o nome desse importante profissional de Odontologia.

JOSÉ PETRÔNIO BURRINI DE ANDRADE casou-se, em 30/JUN/1959, com Fausta Gonçalves de Souza, nascida em São José do Calçado/ES, em 6/DEZ/1934, filha de Edgar Gonçalves de Souza e Francisca Pereira Cardoso, com quem teve 06 filhos: (1) JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE JÚNIOR, (2) SUYENNE GONÇALVES BURRINI, (3) LUCIANO GONÇALVES BURRINI, (4) VIVIANNE GONÇALVES BURRINI, (5) BRUNO WALTER GONÇALVES BURRINI e (6) LILIANNE GONÇALVES BURRINI.

Atualmente, quatro filhos do casal (JOSÉ PETRONIO JÚNIOR, SUYENNE, VIVIANE e LILIANE) continuam residindo em Itaúna, e os outros dois (LUCIANO e BRUNO) residem, respectivamente, em Belo Horizonte e Ouro Branco, região Central do Estado de Minas Gerais. JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE faleceu em 22 de abril de 1985, de câncer.

DIANA MARIA BURRINI CAETANO casou-se com CELSO ADÃO CAETANO e tiveram 01 (uma) filha chamada ELIENE BURRINI. Ela se casou com o empresário JÚLIO LANA e tiveram 2 (duas) filhas que se chamam JÚLIA CAETANO LANA e CAMILA CAETANO LANA. Toda a família reside atualmente em Conselheiro Lafaiete, no interior de Minas Gerais. JÚLIA CAETANO LANA está cursando bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL).

Logo abaixo estão relacionados cada um dos 06 filhos do casal, JOSÉ PETRÔNIO BURRINI DE ANDRADE e FAUSTA GONÇALVES DE SOUZA.

JOSÉ PETRÔNIO BURRINI DE ANDRADE JÚNIOR casou-se com CARLA VIRGÍNIA DO CARMO e tiveram 03 filhos: (1) GABRIELA DO CARMO BURRINI, (2) BERNARDO DO CARMO BURRINI e (3) PAULA VIRGÍNIA DO CARMO BURRINI (todos nascidos em Itaúna - MG). Hoje, todos os 03 filhos vivem com a mãe em Itaúna. Segundo informações disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MET), JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE JÚNIOR é Especialista em Operação de equipamentos de acabamento de chapas e metais.

SUYENNE GONÇALVES BURRINI casou-se com FABIANO, mas depois de algum tempo eles se separaram. Hoje, SUYENNE GONÇALVES BURRNI está casada com JOSÉ HUMBERTO, com quem tem uma filha chamada: MANUELA. SUYENNE GONÇALVES BURRINI reside com a família em Itaúna, onde trabalha na “Mineradora J. MENDES” e também é professora de Inglês e Espanhol.

LUCIANO GONÇALVES BURRINI, assim como seu pai, JOSÉ PETRONIO BURRINI DE ANDRADE, é Odontólogo. LUCIANO graduou-se pela Universidade de Itaúna e atualmente está cursando Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNILAVRAS (Centro Universitário de Lavras), com término previsto para junho de 2008. Hoje, LUCIANO GONÇALVES BURRINI reside e atua profissionalmente em BH.

VIVIANNE GONÇALVES BURRINI NOGUEIRA se casou com BRÁULIO e tem dois filhos: RAQUEL e MAURO. Eles são donos de uma Escola em Itaúna.

BRUNO WALTER GONÇALVES BURRINI se casou com MEIRE e tem 02 filhas: BRUNA BURRINI e CAMILA BURRINI. Toda a família reside em Ouro Branco, Minas Gerais.

LILIANNE GONÇALVES BURRINI se casou com JOSÉ GUILHERME e tem 02 filhos: ANA JÚLIA e JOÃO HENRIQUE. Hoje, LILIANE GONÇALVES BURRINI trabalha na Reitoria da Universidade de Itaúna.

3.3. FAMÍLIA DE ANA BURRINI

Minha bisavó, ANA BURRINI, nascida em 02 de janeiro de 1894, casou-se com meu bisavô UMBERTO SALERA (também imigrante italiano, comerciante, artesão, marcou sua presença com seus monumentais presépios com figuras movidas a água). Dessa união deixaram muitos descendentes.

ANA BURRINI estava com 24 anos no dia do casamento, e meu bisavô UMBERTO SALERA com 26 anos. A cerimônia matrimonial ocorreu em 29 de junho de 1918 na casa de ALEXANDRINO BURRINI (irmão de ANA BURRINI). O Juiz de Paz, ACÁCIO BAETA COELHO e o escrivão SERJÓBES AUGUSTO DE FARIA celebraram a cerimônia em Itaúna-MG, na presença das testemunhas JOÃO BALDISSARA (o italiano JOANINHO), a esposa HONÓRINA BALDISSARA (a que provocou o casamento servindo de cupido entre meu bisavô e minha bisavó), e ainda, URQUIZA NOGUEIRA e PALMIRA DORNAS.

Do casamento de ANA BURRINI e UMBERTO SALERA nasceram 10 filhos, sendo que desse total apenas 05 varões chegaram à vida adulta, e assim constituíram 05 famílias que carregam o sobrenome SALERA. Os "05 filhos adultos" desse casal de italianos, por ordem de idade são: ANTÔNIO SALERA (vô Toninho), JOSÉ SALERA (tio Zezé) MÁRIO SALERA (tio Mário), HÉLIO SALERA (tio Hélio) e HELI SALERA (tio Lili).

Minha bisavó, ANA BURRINI, faleceu jovem, aos 46 anos, em 08 de dezembro de 1940. Apesar da descendência de ANA BURRINI, minha família não adotou o sobrenome BURRINI, pois naquela época não se adotava o sobrenome da mulher. Atualmente todos nós, descendentes de ANA BURRINI e UMBERTO SALERA, só temos o sobrenome SALERA.

Para saber mais sobre a história dos descendentes da minha bisavó, “ANA BURRINI”, basta ler o artigo “Família SALERA: um breve histórico”, que está disponível neste mesmo site: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/796691

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

4. OS DESCENDENTES DE GAETANO BURRINI NO RIO DE JANEIRO

Aqui há algumas informações sobre RAIMUNDO DIAS PORTELA, filho de GAETANO BURRINI. Ele mudou-se aos 18 anos para o Estado do Rio de Janeiro, onde casou-se com EMÍLIA PEREIRA, filha de imigrantes portugueses (originários da Ilha Terceira - Portugal/ Açores). Essa família já está na 13ª geração dos Luiz. RAIMUNDO DIAS PORTELA e EMÍLIA PEREIRA tiveram 03 filhos legítimos: DÉBORA PORTELA, MARCOS PORTELA e RAQUEL PORTELA; e 01 filho de criação: GERSON PORTELA (todos nascidos no Estado do Rio de Janeiro). Durante sua vida, RAIMUNDO DIAS PORTELA foi alfaiate e só retornou à cidade de Cláudio – MG por volta de 1973. Ele faleceu em 1992, no Estado do Rio de Janeiro.

Aqui constam algumas informações sobre os 04 filhos do casal, RAIMUNDO DIAS PORTELA e EMÍLIA PEREIRA, que atualmente estão no Rio de Janeiro:

DÉBORA PORTELA é escrivã de justiça e advogada ....

MARCOS PORTELA é oficial de marinha/ mar-e-guerra ...

RAQUEL PORTELA é pedagoga (professora do Governo do Estado do Rio de janeiro) e ambientalista da Prefeitura de Nova Iguaçu – RJ ...

GERSON PORTELA é marítimo ...

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

5. OUTROS BURRINI

Além da história da família BURRINI do Brasil, eu tive a grata satisfação de receber algumas informações de pessoas que residem nos Estados Unidos e possuem esse sobrenome. O pouco que coletei até agora se encontra logo a seguir:

NINA BURRINI (nascida em Goiânia, Estado de Goiás) é casada com JESSE BURRINI (descendente de imigrantes italianos da família BURRINI que foram para os Estados Unidos da América) e reside atualmente na Cidade de Dover, Estado de New Jersey, EUA. Esse casal possui 01 filho: PETER CHRISTOPHER BURRINI.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

6. FONTES DE CONSULTA

JORNAL BREXÓ. 2006. Nada Melhor que uma dentista "mão de seda". (Coluna: Contando Prosa, escrita por João Gabriel). Itaúna-MG: Jornal Brexó, Edição nº 1539, pág. 05. Disponível em: http://www.jornalbrexo.com.br/files/1539---13.05.2006.pdf

MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. 2002. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO): Livro 2 - Códigos, Títulos e Descrições. 570p. Disponível em: http://www.sine.rn.gov.br/cbo/CBO2002Liv2.pdf. Acessado em 01 de fevereiro de 2008.

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1995. Famílias Italianas em Itaúna. Disponível em: http://resgatedahistorya.blogspot.com.br/

ORKUT. 2008. Comunidade Família Burrini. Disponível em: http://www.orkut.com – Comunidade “Família Burrini”

SALERA JÚNIOR, G. 2007. Família Salera: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/838285

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Biografia de Heli Salera. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2553703

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Umberto Salera. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5602146

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

7. AGRADECIMENTOS

Sou profundamente grato aos meus pais, irmãos, tios, primos e demais familiares que tem contribuído para que esse antigo desejo de resgatar informações de nossa família se concretizasse. Agradeço especialmente às descendentes de GAETANO BURRINI, RAQUEL PORTELA, GABRIELA DO CARMO BURRINI e PAULA VIRGÍNIA DO CARMO BURRINI. A essas pessoas devem ser dados os créditos desse singelo trabalho, e qualquer eventual erro ou omissão correm por minha conta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gurupi – TO, Janeiro de 2008.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/01/2008
Reeditado em 17/09/2018
Código do texto: T840088
Classificação de conteúdo: seguro