ATAULFO ALVES. Amélia/Professorinha/Pois é./atire a primeira pedra.

Dentre os meus bolachões encontrei um LP de 1989 que comemorava os 80 anos de nascimento de ATAULFO ALVES, com explanação de sua trajetória musical assinada por FRANCISCO RODRIGUES a quem reconheço a tutoria biografica das partes extraidas daquele trabalho e que repasso no texto a seguir, e outras extraídas DO MPBNET.

O mineiro ATAULFO ALVES (1909/1969) conheceu seus dias de glória e caiu no gosto do povo através de suas composições e intrepretações, por um período de mais um quarto de século.

Nascido na cidade de MIRAÍ (MG) de onde sentiu a musicalidade lhe correr junto com o sangue das veias. pelo pai , Sr. SEVERINO DE SOUSA (também músico), ATAULFO ALVES migrou em 1927 para o RIO DE JANEIRO, indo trabalhar no consultório do Dr Afrânio Moreira de Resende, seu conterrâneo, na Rua da Assembléia, fazendo entregas durante o dia e à noite como faxineiro na casa do médico. Emprego que durou pouco, meses depois, foi trabalhar como lavador de vidros na Farmácia e Drogaria do Povo, na Rua São José onde em pouco tempo assumia o cargo de prático (manipulador de remédios).

Á noite entregava-se á sua paixão: A roda de samba. No Rio Comprido, reunia-se com amigos e juntos formaram um grupo. Além disso ATAULFO ALVES fazia parte do bloco: FALE QUEM QUIZER, do qual era diretor de harmonia. Ao conhecer CARMEN MIRANDA destinou a ela uma letra que esta gravou, TEMPO PERDIDO, canção que não foi sucesso mas o lançou como compositor, vindo a gravar para SILVIO CALDAS, o samba SAUDADES DELA, e a valsa A VOCÊ.

Em 1937 teve em CARLOS GALHARDO seu grande divulgador. Dai que passou a compor com bide, claudionor cruz, joão Bastos Filho e Wilson Batista com quem venceu os carnavais de 1940 e 1941 com as músicas OH! SEU OSCAR e O BONDE DE SÃO JANUÁRIO.

Em 1939, ORLANDO SILVA gravou dele: ERREI, ERRAMOS.

EM 1941, fez sua primeira experiência como intérprete, cantando os sambas, LEVA MEU SAMBA e ALEGRIA NA CASA DE POBRE.

Em 1942 lançou seu grande sucesso com MÁRIO LAGO a música que iria celebriza-lo, AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA, com acompanhamento do grupo ACADEMIA DO SAMBA e abertura de JACOB DO BANDOLIM (pai de SÉRGIO BITTENCOURT). Juntos fizeram ainda ATIRE A PRIMEIRA PEDRA para o carnaval de 1944. E para 1945, lançaram: CAPACHO e PRA QUÊ FELICIDADE.

Em 1950, DALVA DE OLIVEIRA gravaria dele FIM DE COMÉDIA e ERREI SIM.

Em 1954, participou do show O SAMBA NASCE DO CORAÇÃO

realizado na boate CASA BLANCA,quando lançou o samba POIS É.

Em 1961, convidado por HUMBERTO TEIXEIRA (compositor da música ASA BRANCA para LUÍZ GONZAGA, juntamente com ZÉ DANTAS) participou de uma caravana de divulgação da música popular brasileira pela europa, para onde levou MULATA ASSANHADA e NA CADÊNCIA DO SAMBA.

Em 1964 realiza uma temporada no TOP CLUB do RIO DE JANEIRO.

Em 1968 compôs ainda VOCÊ PASSA EU ACHO GRAÇA, gravada por CLARA NUNES. e MEUS TEMPOS DE CRIANÇA onde ele foi intérprete cantada em grande escala nas rodas de seresta Brasil afora.

EM 1965 se fez acompanhar por ATAULFO ALVES JUNIOR que o sucedeu.

Em 1969 faleceu, ficando eternamente registrado nos anais como um compositor e cantor do povo, não devendo ser esquecida pela curtissima memória da nossa gente que em 02 de MAIO DE 2009 o cantor completará 100 anos de seu nascimento e devemos divulgar essa data importante para nossa MPB.

Abraços a todos e até o próximo (ou a próxima).