ZÉ DO NORTE (olê mulher rendeira)

E possível que simplesmente pesquizar na internet sobre determinado artista do passado e traze-lo para este RL seja uma chacoalhada na sua memória tão esquecida pelo nosso povo que poderia muito bem perpetuar a lembrança de quem esteve no cenário brasileiro por longo período cantando suas músicas regionais.

Assim, mais uma vez fui no CLIQUE MUSIC e trouxe para o recanto o que consegui de Zé do norte, autor da música MULHER RENDEIRA, LUA BONITA E outras, e cabe lembrar ainda que MULHER RENDEIRA foi sucesso no filme O CANGACEIRO DE LIMA BARRETO, 1953 levando o nome do BRASIL para todo o mundo, e bato na tecla com tristeza que ambos, filme e música são pouco lembrados no cotidiano que tem de outros artistas ASA BRANCA, PEIXE VIVO,CUITELINHO, BEIJINHO DOCE, E MINAS GERAIS. Mas vou aqui dar uma sobrevida à memória deste autor nordestino que nascido ALFREDO RICARDO DO NASCIMENTO, era compositor, cantor e folclorista, mostrando ao Brasil as coisa do seu sertão e de seu povo. Antes contudo de desenvolver tantas atividades intelectuais, ZÉ DO NORTE pegou no pesado, trabalhou na roça desde os nove anos de idade depois foi apanhador de algodão e tropeiro. sempre cantou mas não imaginou que isso iria se tornar uma atividade profissional.

Em 1921,foi para FORTALEZA e alistou-se no EXÉRCITO BRASILEIRO e acabou indo servir no RIO DE JANEIRO morando mais tarde próximo ao MORRO DA MANGUEIRA. Convidado por JURACY CAMARGO atuou no show ALDEIA PORTUGUESA, obtendo grande sucesso com uma embolada de sua autoria. Acabou sendo levado para a RÁDIO TUPI onde cantou adotando a partir dai o psudônimo de ZÉ DO NORTE em 1940. No ano seguinte, foi para a RÁDIO TRANSMISSORA BRASILEIRA (atual GLOBO) e participou de programas como DESLIGUE, FAZ FAVOR e HORA SERTANEJA. passou depois ás rádios: FLUMINENSE ,CLUBE DO BRASIL, GUANABARA (onde teve como iniciante o sanfoneiro JOÃO DONATO) e TAMOIO. nesta última atuando como animador,organizador cantor e declamador. publicou ainda o livro BRASIL SERTANEJO EM 1948 E EM 1958 trabalhou como consultor do LINGUAJAR NORTISTA E COMPOSITOR no filme O CANGACEIRO 1953 de LIMA BARRETO, onde sua música MULHER RENDEIRA foi a principal. Compôs mais de 100 obras e sodade meu bem sodade foi gravada por DORIVAL CAIMMY E MARIA BETHANIA. faleceu no Rio de Janeiro em 1979.

OBS: anos atrás, a TV cultura o trouxe a tona no programa extinto "EM ALGUM LUGAR DO PASSADO." o programa dava ênfase a artistas e personalidade fora de evidência ( vi além dele o CANDEIA E AERTON PERLINGEIRO) e se não me falha a memória o nosso ZÉ DO NORTE esteve seus últimos dias em um asilo, me corrija quem tiver dados precisos e atuais, já que estou consultando a minha memória nesta observação sobre um. extinto programa antigo de uma rede de TV não comercial. certo é que nossos ARTISTAS DEVEM MORAR NA NOSSA ETERNA LEMBRANÇA E LA MORANDO DEVEM SER SEMPRE BEM LEMBRADOS.

Até a próxima amigos.

MULHER RENDEIRA

Zé do Norte (1969)

1969

Chantecler

CMG 2514

Faixas

1 Balança a rede

(Waldemar Gomes, Zé do Norte)

2 Meu pião

(Zé do Norte)

3 Lua bonita

(Zé Martins, Zé do Norte)

4 Espingarda, pá

(Tradicional, Arr. Zé do Norte)

5 Sapato de algodão

(Zé do Norte)

6 Os retirantes

(Zé do Norte, Péricles Salles)

7 Sem mulher não tenho sono

(Zé do Norte)

8 Mulher rendeira

(Tradicional, Arr. Zé do Norte)

9 Sodade, meu bem sodade

(Zé do Norte)

10 Godero

(Zé do Norte, Solange Andrade do Nascimento)

11 Coco de Amaralina

(Zé do Norte, Raimundo Alves)

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 13/03/2008
Reeditado em 01/12/2010
Código do texto: T899503
Classificação de conteúdo: seguro