ALVARENGA E RANCHINHO

Eis aí uma boa hora de arrancar do passado uma dupla que por mais de três décadas alegrou com seu humor repleto de ironias e sátiras os amantes do gênero caipira BRASIL afora. É certo que nunca foram caipiras e que urbanos sobressaiam melhor do que os próprios, com dois violões ou uma viola e músicas satirizantes onde deles não escapavam desde pessoas que desagradavam ao seu público até políticos na era do GOVERNO VARGAS os quais tinham que refrear a língua para não acabarem presos, sendo contumazes em voltar com a mesma insistente e engraçada modalidade, lhes valendo a postura incorrigível alguns processos os quais também parodiavam para paga-los.

Formada em 1929, ALVARENGA E RANCHINHO, MURILO ALVARENGA, ITAÚNA MG 1911/1978 DIÉSIS DOS ANJOS GAIA, JACAREÍ SP 1913/1991. sendo que o ranchinho teve outros compondo a dupla, mesclavam paródias, anedotas brincadeiras associadas com outros artistas e colegas de rádio com frequentes envolvimentos com a polícia que não era comum achar graça no senso de humor da dupla, já que nunca estavam sob a égide do DIP e só compareciam ao shows para leva-los em cana na primeira oportunidade possível.

Começaram se apresentando em circos pelo interior paulista, e eram donos do próprio repertório. Foram contratados em 1934 para se apresentarem na RÁDIO SÃO PAULO pelo maestro BRENO ROSSI. Chegaram a fazer músicas de carnaval e outras sem conteúdo humorístico até se mudarem para o RIO DE JANEIRO, onde gravaram em 1936 seu primeiro compacto.

Trabalharam no CASSINO DA URCA por dez anos onde aperfeiçoaram o talento para a sátira, e o humor instantâneo e mordaz brincando com os costumes com piadas do tipo a que segue o modelo abaixo:

ALVARENGA: - MECÊ CONHECE A ÚLTIMA MODA?

RANCHINHO: - NÃO QUALÉ ?

ALVARENGA: - É O BIQUÍNI DE TRÊS PEÇAS.

RANCHINHO: - BIQUÍNI DE TRÊS PEÇAS ESSE EU NÃO CONHEÇO COMO É O BIQUÍNI DE TRÊS PEÇAS?

ALVARENGA: GRAVATA CHAPÉU E ÓCULOS.

Ficaram eternizados como os milionários do riso e em toda carreira a dupla se separou e voltou várias vezes, tiveram participação em dezenas de filmes e eram presença constante em campanhas eleitorais por causa de suas sátiras. entre as centenas de músicas que gravaram estão: MISTER ECO, MISERAVI, A MODA DOS MESES,CUMPADI CUME QUE TÁ TU GABRIELA ROMANCE DE UMA CAVEIRA e RIMANDO O NOME contudo fizeram grande sucesso com a valsa SAUDADE DE OURO PRETO mostrando ainda a tendência para a música popular da época com inclinação para seresta, numa rara versatilidade que lhes dava chance de garimpar tal vertente, mantendo cheia a agenda de apresentações.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 03/04/2008
Reeditado em 27/02/2015
Código do texto: T929392
Classificação de conteúdo: seguro