PELA PORTA ENTREABERTA DO JAZZ

Pela porta entraberta do Jazz entre e veja alguma coisa sobre BILLIE HOLIDAY, cantora norteamericana que sem nenhum treino anterior chega a obter sofisticados efeitos na voz, vindo a ser uma das maiores do Jazz de todos os tempos.

Nascida ELEANORA FAGAN, Em 07 de Abril de 1915, na cidade de BALTIMORE, filha de um guitarrista itinerante cuja veia artista lhe remete direto ao Jazz ainda em tenra idade, pelo que cresceu ouvindo LOUIS ARMSTRONG (Trompetista mundialmente afamado) e BESSIE SMITH (A IMPERATRIZ DO BLUES).

No ano de 1931, começou a cantar em clubes noturnos do HARLEM, NY, sendo descoberta pelo produtor JONH HAMMOND e pelo clarinetista BENNY GOODMAN que liderava uma orquestra.

Já no ano de 1933, grava com GOODMAN seu primeiro disco, contudo não consegue fama até 1935 quando grava com a banda de TEDDY WILSON.

Antes de optar pela carreira solo, em 1940 no CAFÉ SOCIETY CLUB, canta com as bandas COUNT BASSIE 1937 e ARTIE SHAW 1938.

Seus anos de maior reconhecimento profissional foram: entre 1936 e 1943 quando faz dupla com o saxofonista LEXTER YOUNG a quem dedica amizade especial.

A gloria alcançada não combinou com o envolvimento com drogas que tendo lhe trazido uma vida desregrada culminou com o declínio de sua carreira, levando-a a morrer em 17 de julho de 1959 antes de completar 50 anos, deixando seu nome registrado na cultura musical onde será sempre lembrada pelos velhos e novos amantes deste fantástico genero musical que é o Jazz.

OBS: substrato do ALMANAQUE ABRIL ANO 2000.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 15/04/2008
Reeditado em 20/04/2009
Código do texto: T947336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.