A NOS QUE TEMOS A VISÃO VEJAMOS ALGUMA COISA DE LOUIS BRAILLE.

Louis Braile nasceu em COUPYRAY na FRANÇA em 04 de Janeiro de 1809, e faleceu em PARIS em 06 de Janeiro de 1852. filho de um fabricante de arreios e selas. Aos três anos, possivelmente ao brincar na oficina do pai, feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda. A infecção generalizou-se estendendo ao olho direito provocando cegueira total.

Na tentativa que o filho tivesse uma vida normal, o pai, SIMON RENEÉ BRAILE e o padre da paróquia JACQUES PALLUY, matricularam-no na escola local. LOUIS tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia e em determinados anos foi o lider da turma.

Aos 10 anos de idade ganhou uma bolsa do INSTITUTO REAL DE JOVENS CEGOS DE PARIS, cujo fundador VALENTIN HAUY foi um dos primeiros a criar um programas para ensinar cegos a ler. sendo que as primeiras experiências envolviam gravações em ALTO-RELEVO de letras grandes em papel grosso. Embora rudimentares, esses esforços lançaram a base para desenvolvimentos posteriores. apesar de as crianças aprenderem a ler, com esse sistema, não podiam escrever porque a impressão era feita com letras costuradas no papel.

LOUIS, assim como outros meninos cegos da escola, aprenderam a ler as grandes letras em alto relevo nos livros da pequena biblioteca de HAULY. mas era perceptível que que tal método além de lento não era prático, BRAILLE chegou a escrever em seu diário "Se meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei que encontrar uma outra forma"

Em 1821, quando BRAILLE tinha apenas 12 anos. CHARLES BARBIER. Capitão reformado da artilharia francesa visitou o INSTITUTO onde apresentou um sistema de comunicação chamado escrita noturna

também conhecido por SERRE E e que mais tarde veio a ser chamado de SONOGRAFIA. Na verdade um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num retângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era possível ler mensagens sem usar a luz o que poderia revelar posições. Dessa forma era possível trocar ordens e informações de forma silenciosa. Usava-se uma SOVELA para marcar pontinhos em relevo no papelão que então poderiam ser sentidos no escuro por soldados. A escrita noturna baseava-se numa tabela de trinta e seis quadrados, com cada quadrado representando um som da linguagem humana. Duas fileiras com até seis pontos cada era gravada em relevo no papel, o número de pontos na primeira fila indicava em que linha horizontal da tabela de sons vocálicos se encontrava o som desejado e o número de pontos na segunda fileira designava o som correto naquela linha.

Essa idéia de usar um código para representar palavras em forma fonética foi introduzida no instituto. LOUIS BRAILLE dedicou-se de forma entusiática ao método e passou a efetuar algumas melhorias.

Assim, nos dois anos seguintes BRAILLE esforçou-se em simplificar o CÓDIGO. Por fim desenvolveu um método eficiente e elegante que se baseava numa célula de apenas três pontos de altura por dois de largura. O sistema de BARBIER era baseado em doze pontos ao passo que o sistema desenvolvido por BRAILLE era mais simples com apenas sis pontos.

BRAILLE em seguida melhorou seu próprio sistema incluindo a notação numérica e musical.

Em 1824, com apenas 15 anos LOUIS BRAILLE terminou seu sistema de células com seis pontos. pouco depois ele começou a ensinar no próprio instituto e em 1829 publicou seu método exclusivo de comunicação que tem hoje o seu nome. Salvo algumas melhorias mínimas o método esta até hoje como o original da época.

Apesar de tudo, levou tempo até essa inovação ser aceita. As pessoas com VISÃO não compreendiam o quão útil seria o método BRAILLE e um dos professores priincipais da escola chegou a proibir o seu uso. Felizmente tal decisão teve efeito contrário ao desejado encorajando as crianças e incentivando o seu uso, chegando essas a aprende-lo em segredo.

Com o tempo, mesmo as pessoas com visão acabaram por perceber os benefícios do novo sistema. No instituto o novo código só foi adotado oficialmente em 1854. dois anos após a morte de BRAILLE provocada pela tuberculose em 06/01/1952 aos 43 anos. Na FRANÇA a invenção de BRAILLE foi reconhecida pelo Estado.

seu corpo foi transferido para PARIS onde reposa no PANTHEON.

Um grafico com o nome de BRAILLE pode ser visto no Wikpédia a enciclopédia livre na internet.

Um abraço a todos e até a próxima!!

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 26/04/2008
Reeditado em 20/04/2009
Código do texto: T963563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.