AQUARELA DO BRASIL E ARI BARROSO

O grande compositor, animador locutor e apresentador Ari Barroso, nascido a 07 de Novembro de 1903 na cidade de Ubá MG, filho de João Evangelista Barroso (promotor público e deputado estadual) e D Angelina de Resende Barros, teve já na infância a perda do pai aos seis anos de idade.

Destinado aos cuidados da avó e uma tia, foi iniciado nas aulas de piano por essa última, D margarida augusta de Resende o que se transformou no estopim para sua carreira musical.

Aos 12 anos já ajudava a tia em arranjos para fundo musical do cinema mudo, auxiliando nas economias da família, vindo ainda por aqueles tempos a trabalhar como caixeiro na loja A BRASILEIRA. Ao receber uma herança aos 17 anos de um tio, desceu para o RIO DE JANEIRO com o objetivo de formar-se em direito. mas pelo caminho encontrou o fino gosto por restaurantes caros com bebidas finas e uma necessidade de vestir-se com elegância. Aderiu com prazer á vida boêmia da capital com habitos que consumiram com rapidez seus 40 contos de reis herdados levando-o a usar sua veia de pianista tocando em fundo musical para o cinema mudo desta vez longe da tia e a faculdade iniciada em 1922 só foi terminada em 1930.

Iniciou na ORQUESTRA TRIANON e adquiriu experiência saltando de orquestra em orquestra até que sem emprego se viu tocando em bailes por preço irrisório.

Em 1928, contratado pela ORQUESTRA do MAESTRO SPINA. viu a coisa melhorar ao particpar de uma temporada em SANTOS e POÇOS DE CALDAS, e resolvido entrou no terreiro das composições.

De volta ao RIO, deixou suas composições na CASA EDITORA CARLOS WEHRS onde duas foram levadas para inclusão na revista LARANJA DA CHINA por seu autor OLEGÁRIO MARIANO e seu diretor LUÍZ PEIXOTO. O contato foi um degrau para a fama vindo a gravar para MARIO REIS, SILVIO CALDAS, ARACY DE ALMEIDA, CARMEN MIRANDA, FRANCISCO ALVES e demais artistas famosos da época.

Em 1929, lançou a marchinha DÁ NELA, vencedora de um concurso da CASA EDSON. e com o prêmio saldou dívidas e custeou seu casamento com IVONE BELFORT DE ARANTES, passando a levar uma vida familiar ás custas de compor, tocar piano e mudando -se para a cidade de NOVA RESENDE tornou-se O JUIZ MUNICIPAL, lenvando pouco tempo para ver que não tinha queda para a vida forense, voltando ao RIO e ficando definitivamente no meio musical.

Em 1932, ingressou na RÁDIO PHILLIPS como pianista passando A LOCUTOR,HUMORISTA E ANIMADOR. mudando-se para a RÁDIO MAYRINK VEIGA e depois para RÁDIO KOSMOS.

Seu programa de calouros foi lançado na RÁDIO CRUZEIRO DO SUL, passando depois para a RÁDIO TUPI, onde teve picos de audiência ao instituir o GONGO para desclassificar os cantores muito ruíns, passando sem precisar do gongo, ANGELA MARIA e LÚCIO ALVES.

e além do mais, o grande REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA, deve sua notoriedade ao Ari Barroso.

Torcedor incondicional do FLAMENGO tanto que ao narrar jogos esportivos em que seu time participava pecava pela parcialidade, no que aliás sempre usava métodos nada convencionais para chegar ao resultado pretendido como por exemplo, narrar uma partida a qual não lhe foi possível faze-lo nas cabines a partir do telhado com total improviso e notada audiência.

Sua luta pelos direitos autorais era incansável a ponto de fazer o calouro de seus programas falar antes o nome do compositor,

numa parceira com Walt Disney, fez uma integração com a música norteamericana elevando a cultura brasileira, embora (na minha opinião) fosse no caso da Carmen Miranda evidenciado ao estremo o

estilo caribenho totalmente avesso ao nosso chorinho e samba, com alguma coisa a mostra mas abraçando o latino como um todo sendo que o Brasil tem uma cultura própria, nada que o Ari quissesse mas ele, (creio) já estava na chuva. Teve sua serventia, sem a exclusividade mas ora, afinal integração não é isso?

Em tempo Ari Barroso se candidatou a vereador pela UDN (União Democática Nacional) ancestral do MDB e PMDB, e teve a segunda maior votação, perdendo apenas para o já político Carlos Lacerda,levando junto com esse outro seu estílo polémico para a câmara, foi o responsável inclusive pelo Maracanã (Estádio Mário Filho) ter sido construído no Terreno da Derby contrariando a Lacerda que queria sua construção na restinga do jacarepaguá, vitória conseguida através do ibope que deu a seu resultado 88%.

Subtrai esses tópicos de um LP (Assinados por Paulo Mendes Campos, Escritor Poeta e Jornalista, a quem deixo naturalmente a excelência de toda biografia, e seus méritos descontados apenas os pontos de vista que ficaram claros e entre parenteses, referentes á Carmen Miranda no tocante ao aspecto caribenho, o que alías se vê nos filmes antigos, não sendo novidade, em todo caso ela era regida contratos e dai o desconto).

Tal Long Play eu comprei há cerca quase trinta anos da editora Abril Cultural na verdade seria uma revista com dados do Ari e algumas músicas que cito aqui:

Risque, com Linda Batista;

Choro Brasileiro, com o próprio Ari Barroso;

Folha Morta com Jamelão;

Morena Boca de Ouro, com João Gilberto;

Vamos deixar de Intimidade, com Mário Reis;

Os Quindins de Iaiá, com Ciro Monteiro;

Na Batucada da Vida com Elís Regina;

Camisa Amarela, com Célia;

E com Gal Costa fechando o Cebolão com as músicas, Aquarela do Brasil, no Tabuleiro da Baiana, Na baixa do Sapateiro, e Inquietação.

Trabalho gravado no ano de 1982 e que tenho preservado.

A proposito o LP intitula-se História da Música Popular Brasileira. Contudo são muitas as fontes de consulta caso alguém queira explorar mais o assunto.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 30/04/2008
Reeditado em 23/11/2014
Código do texto: T969306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.