DOWN //CARTA NUMERO 2

DOWN

Querida Márcia, espero que esta carta encontre-a bem!

Cheguei ao Brasil o ano passado e acabei optando fixar minha residência no litoral; enquanto Thaís vai à escola aproveito meu tempo livre para realizar trabalhos profissionais e voluntários.

Estava louca para lhe contar o que aconteceu comigo nesta última quinta- feira...

Descobri que pagar plano de saúde não é assim tão ´´fashion´´ ;quando precisamos usar a tal carteirinha em Hospital de cidade litorânea!

Acreditei que estava em São Paulo, tratei logo de colocar uma roupa combinando com sapatos e bolsa, carteirinha em punho,as pulseiras afegãs ,que tia Zaíra me enviou e pouca disposição para filas.

´´Claro, não seria nada de outro mundo alguns minutinhos dentro do consultório médico; afinal de contas a cidade tem pouca gente e a hora é marcada´´...

Conhecemos o Dr. Théo, esposa e filhos na festa junina da escola das crianças do bairro;fizemos amizade e o mesmo pediu para que ligássemos em número especial para ´´ encaixe´´quando precisássemos. E foi o que aconteceu, recomendação, hora marcada;nada de pressa e logo retornaria para casa!- Pensei otimista!

Ledo engano!

A fila para atendimento parecia virar a outra sala de atendimento; idosos, crianças, pessoas com trajes esportivos preparados para exame em esteira ergométrica; queixosos limpando os dentes com ´´ aquele´´ barulhinho de impaciência, faziam parte do quadro dantesco ao qual me deparei.

Lamentei os saltos altos,a bolsa de griffe e aprendi que na ´´ minha cidade nova´´ as sandálias deveriam ser Lei;assim como as burcas são obrigatórias!

Brincadeirinha!Nada como a liberdade feminina do mundo ocidental e as alegrias do Brasil!

Fundamentalismo à parte, tratei de procurar bulas de remédios, anotações, papel e caneta; qualquer coisa que pudesse me distrair já que a população local parecia infeliz, mal humorada e queixosa...´´Ah! Meu livro tão bom sobre Cabul!´´...Esqueci!

Impaciente por osmose, comecei a conversar, fazer propagandas das aulas in company, dar pequenas explicações sobre sincronicidade,inconsciente coletivo e motivação; tentar explicar a ineficiência de uma das palavras mais usadas na cidade...´´ pêór´´, seria um ´´ pior´´ paulistano...

Os assuntos acabaram em conversas sobre filhos e cotidiano; a moça ao lado ensaiava contar que tinha um filho down e quando falou quase enfartou...

Eu dei um pulo da poltrona e quase gritei:- Que linnnnnnnnnndo!

Foi um choque geral, senti-me envergonhada porque toda a sala de espera literalmente aguardava uma explicação e fui obrigada a contar mais uma história...Sempre contadora de histórias;descobri que não é só profissão, é pele, célula e energia;são 24h/dia de contações!

´Meu Deus, até no supermercado eu conto histórias e

aqui no Hospital!´´...Pensei angustiada ...

- Gente, gente ,calma...Eu sei que o assunto parece delicado; e é...

Sou professora ,paulistana,residi vinte anos fora do país; em países árabes e no Brasil sinto-me a vontade demais para expressar-me;desculpem a euforia!

Hoje trabalho com palestras e neste momento com massagens e motivação na APAE da cidade...

De todas as salas que assisto a mais especial e amorosa é a sala dos meninos down.

Vocês já assistiram a propaganda da garota down que dança, nada e se expressa cantando?

Então, já repararam que as criaturas down são infinitamente melhores que os seres dados por ´´ normais´´ ...Somos todos muito comuns, hipócritas, ambiciosos...Os down são primorosos, humanos,radiosos!Todos poderíamos aprender a ser intensos, incondicionalmente amorosos,compadecidos e super-especiais...

Gente de Deus! Parecia um filme americano, todos assentiram expressivos em reflexão, a mãe abraçou-me e quase houve aplauso...

A palavra ´´ verdade´´fluía dos lábios das pessoas e eu ficava pensando que ao invés disto, elas poderiam conhecer um pouco mais sobre Fé; talvez em visita às instituições de ensino...

Claro que há exceções, mas a maioria dos pais das crianças especiais ficam felizes com as vitórias cotidianas de seus filhos.

São ´´kaizens´´ diários, vitórias mudas,pódiuns glamurosos de passos ´´saborosos´´; degustados pela luz dos que abraçam com amor a tarefa destinada pelo céu...Querida prima quando vier ao litoral eu a levarei na escola destes Serafins.Até a próxima;Sarah.

---------------------------------------------------------

A todos os que convivem, educam e auxiliam neste processo divino, meu respeito, admiração e gratidão...

Hoje APAE é saudade em meu cotidiano, mas devo muito à oportunidade mágica de convivência com os verdadeiros emissários de Deus.Nilma;junho/08.