Carta a JK.

Belém, 10 de maio de 2008

Saudoso Juscelino Kubitsheck,

Os feitos históricos que mudaram o rosto do mundo, tem em Platão discípulo de Socrates, a essência de que para governar é necessário justiça e verdade. Infelizmente no Brasil não é priorizado. Para criar uma nação nao basta apenas planos de metas. Ética e política encerram o respeito à coisa pública.

Presidente, sua política deixa saudade aos estudiosos deste país. Forma diferenciada como fez um novo Brasil, investiu em modernidade, mostrou ao "Brazil" só o que de melhor existia; deixando até mesmo de dar atenção ao que precisavamos e infelizmente continuamos precisando; pouco mudou.

Seus empréstimos nos deixaram à mercê dos nossos mais antigos exploradores; "somos como grandes lojas a ceú aberto". Expandiu a indústria e a urbanística, mas e a nação? Revolucionou as formas de trabalho, porém alicerçou a alienação de uma maioria.

Seu plano de metas nos influenciou a ser o que somos: "pássaros que voam mais alto que as nuvens". Sem querer parecer atrevisa cantar-lhe-ei as notícias da atualidade: Desemprego. Falta de alimentos. Antigas potências imergindo. Alguns hábitos, rios, florestas se perderam. Epidemias nos dominam. São alguns dos frutos que colhemos da sua "árvore- mãe".

Assistimos de camarote as "obras" de nossos governantes. Discutimos sua genealidade tal qual a de um grande arquiteto. Seu projeto de integração? Ih! nao deu certo, continuamos divididos em arquipélagos de interesse. Talvez diferente do que conheceu mas as mudanças foram superficiais, quase insignificantes. Espero em um futuro próximo escrever-lhe contando notícias mais agradáveis.

Indignadamente.

Sua admiradora.