Carta ao Lula

Belém, 25 dejunho de 2008

Vossa Excelência presidente Luís Inácio Lula da Silva,

Todos os dias vemos nos mais diversos veículos de comunicação, notícias sobre seu " mandato" e como se já não bastasse uma " descoberta" tem chamado atenção, não só minha, mas da maioria dos intelectuais que constituem a " comunidade brasileira": que é a questão dos biocombustíveis e em especial, a do etanol, tem tomado conta das manchetes dos mais importantes jornais e revistas do mundo .Venho, respeitosamente, admoestar vossa excelência dos benefícios e malefícios do uso indiscriminado de tais combustíveis.

Em discurso ministrado por vossa excelência é notório sua intensa defesa para o uso dos mesmos. Realmente, presidente os biocombustíveis são um passo para a evolução do país, porém não se esqueça de que precisamos antes de uma reforma social, afim de prevenir efeitos causados pela má utilização destes biocombustíveis.

Sabe-se que o crescimento do agronegócio leva o país a buscar novas áreas e por conseguinte a devastação ambiental descontrolada das mesmas. As causas? São múltiplas, uma delas foi prevista há séculos atrás pelo inglês Malthus, quando afirmou que não haveria alimento suficiente as populações que teriam por vir. Há também um uso de maquinário para fazer o plantio, trabalho antes relizado por mão-de-obra humana intensiva, contudo causando o êxodo rural fenômeno quase obrigatório aos empregados moradores das fazendas, visto que se torna praticamente impossível a rentabilidade de sua cultura ao competir com as grandes propriedades.

Apesar de tudo, é importantes frisar que não so de pontos negativos é feito a trajetória do etanol; já que, sabe-se que o Brasil tem tudo para ser o rei do álcool: possui condições climáticas e o solo são ideiais; é líder como produtor mundial do melhor etanol que existe, o de cana-de-açúcar.Entretanto é necessário que nossos presidenciáveis, saibam admnistrar o uso adequado e de boa qualidade, para que não sejamos os maiores prejudicados no futuro.

Angustiadamente,

Uma estudante.