41 .

VOZES QUE O BRASIL MERECE OUVIR

Muito se fala na banalização da cultura brasileira , nos artistas popularescos que vendem milhões e conquistam o grande público com trabalhos de qualidade duvidosa ( tem gosto pra tudo ) , e blablablá , e que o país não tem bom senso . Existem , sim , grandes artistas . Por algum mistério indecifrável do show business , ainda não alcançaram o reconhecimento , mas estão a caminho . Entre eles , duas grandes cantoras , cada uma a seu estilo : Adriana Deffenti e Izmália . Nunca ouviram falar ? Ah , mas é só uma questão de tempo ...

A Adriana Deffenti está pronta para o sucesso : tem uma voz moldada no canto lírico e , como se isso não bastasse , possui beleza e carisma de sobra . Talvez por trabalhar com um repertório experimental demais - transita da MPB ao erudito , ou algo assim - por vezes não alcança a visibilidade merecida . Pelo estilo de música , a Adriana poderia constar , tranqüilamente , do cast da gravadora Biscoito Fino , por exemplo . Também é flautista e acho que toca outros instrumentos . No " boom " da ( ai , cacofonia ) ascensão de novas intérpretes e compositoras que surgem no Brasil , a Adriana Deffenti é um belíssimo destaque .

Mudando um pouco o foco , vamos direto a um rock ' n ' roll de raiz , visceral , herdeiro de uma linhagem que começou em Janis Joplin e que é raro de se encontrar por aqui , nesse país tropical e autodenominado terra do carnaval : a Izmália . Ela é um caso único , principalmente no que diz respeito a atitude , estilo e referências . Não há , hoje , uma outra roqueira com uma presença de palco tão woodstockiana quanto a Izmália . Se houver , está escondida numa garagem , sem querer aparecer . Há críticos que insistem em compará - la com outra cantora ( baiana ) , mas esta tem origem no punk , também no underground , e conseguiu um feito inusitado : conquistou um público adolescente , algo meio esquisito de acontecer . A Izmália , não . Tem um público que cresceu com ela e cultua os grandes ícones do rock autêntico . Voz afinada , rasgada , letras sobre paixões dilacerantes , uma banda bem entrosada e cancha de show . Também está pronta para estourar . De repente , se o público inteiro começar a mudar a mentalidade , essas artistas vão colher o que merecem .

SESSÃO FOFOCA : esse parágrafo é completamente futriqueiro , vou logo avisando . Dizem que , uma vez , Izmália , numa conhecida casa noturna gaúcha , tascou um beijo na boca do músico argentino Fito Paez . O mesmo Fito Paez , já em Buenos Aires , foi prestigiar uma apresentação da Adriana Deffenti . Como eu disse : cada uma tem o seu estilo !

Se o texto até aqui parecia elegante , vou colocar tudo abaixo . Hehehe !!! Eu falei de uma cantora baiana , não ? Há outra , muito conhecida , que deveria - urgentemente - fazer um retiro espiritual na Índia ou no Nepal . Chega !!! Não vou falar o nome dela , mas todo mundo sabe quem é . Deusa em outro sentido ( é onipotente , onipresente , onisciente ) , extrovertida até demais , é a maior arroz - de - festa desse país . Você liga a TV , lá está ela ; chega a hora do comercial , de novo !!! ; a gente pega qualquer revista e é batata . É uma moça que até tem bom gosto musical : já gravou Antonio Adolfo , Cassiano , Marina Lima . Só que devia relaxar , por favor . A Alanis Morissette tomou um chá de sumiço e voltou tranqüilinha , tranqüilinha . Mesmo com tantos predicados , ela acaba ajudando a solidificar a banalização da cultura . Deu !!! Descanse um pouco , please . E deixe a Izmália e a Adriana Deffenti brilharem , que elas também merecem .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 30/07/2008
Reeditado em 26/04/2010
Código do texto: T1105321