CARTAS DA GUERRA Nº 1 - PARTE INTEGRANTE DO ROTEIRO DE FÚRIA E REDENÇÃO

Querido Benjamim, querida Helena e Catarina,

Estamos em Minas Gerais e tudo me é muito estranho, a terra é cheia de montanhas, todas muito lindas e verdes, pequenas cidades surgem e somem no trajeto, sem deixar vestígios.

Tive sorte ou azar, ainda não sei dizer, de encontrar um amigo. Seu nome é Francisco e veio do Mato Grosso para integrar as valentes forças brasileiras. É um menino, talvez dezoito ou vinte anos, não perguntei, e ainda conserva as cicatrizes das últimas espinhas da puberdade e a voz ainda não chegou ao timbre definitivo. Francisco tem medo, um medo que às vezes repercute em mim, mas tento animá-lo como posso. Sinto-me mais maduro e de repente me vejo responsável por ele, já que se apegou a mim.

Os homens, que são muitos, vivem rindo, dizendo o que farão com o inimigo quando forem combater. Penso comigo que será duro quando as ilusões lhe forem arrebatadas, não sou tão ingênuo a ponto de pensar que estou indo a uma festa, mas acredito no que vou fazer. O firme propósito de ajudar a derrotar uma força tão nociva me dá energia para continuar e lutar pelos meus ideais.

Despeço-me, mas prometo escrever logo.

Com amor e saudades

Rafael.

OBS: Parte integrante do roteiro "Fúria e Redenção", escrito por José Donizetti Morbidelli, uma adaptação da obra homônima de Ditinha Lima.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 20/02/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T114185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.