47 .

Você , menina de 17 anos . Sim , você mesma . Se o papo for chato , nem leia . É ansiedade por causa do vestibular ? Você tem toda a razão , mas é melhor dar uma boa relaxada antes . Muita gente já passou por isso , e quem não passou hoje deve ter , sei lá , uns 62 anos e vive se perguntando : " mas eu devia ter feito faculdade " , ou coisa parecida . É uma assunto meio mala - sem - alça , mas sou mais um a explicar pra você : NINGUÉM é obrigado a decidir o que vai ser , pelo resto da vida , com a sua idade . Aliás , quem disse que a universidade é obrigatória , hein ? Calma ! Não brigue comigo ! Só quero dizer que os melhores administradores , empresários , publicitários , fazendeiros e outros desse país não têm curso superior . Não é possível que você viva alheia à web , por exemplo . Sabia que o próprio Bill Gates não terminou o terceiro grau ? Não , não fique nervosa . É o seguinte : o diploma é uma excelente ferramenta do conhecimento , não importa para que área você for , ele traz segurança , ainda alguma credibilidade , mas , por outro lado , não é garantia nenhuma de sucesso no mercado .

Existe , nesse mundão , gente muito feliz que se deu bem sem muita instrução , mas com escolhas e objetivos bem focados . Como ? São aquelas pessoas que primeiro SONHAM , depois BATALHAM e , logo a seguir , REALIZAM o que tanto querem - e são felizes . O que eu quero dizer ? Simples : que você pode ser feliz sendo executiva de uma empresa top de linha , com doutorado , MBA , cheia da grana , com mil responsabilidades , ai , ou ... jogar tudo isso pro alto e virar hippie , fazer e vender artesanato , morar numa pousada bem humilde , ter somente o mínimo necessário e , ainda assim , ficar pra lá de faceira .

Já estou adivinhando a resposta : " O que esse idiota , que não tem nada que ver com a minha vida , agora se meteu a me dar conselhos ? " . Pois é , esse idiota aqui , assim como a sua mãe , o seu pai ( que de bobos não têm nada ) , e todo um pessoal mais velho , quando falam têm conhecimento de causa , isto é , já viveram tudo o que você viveu e muito mais . Sabem muito bem onde estão pisando . É preocupação , só isso .

A Nova Zelândia é legal ? Nunca fui , mas é uma beleza !!! Viver de surf só porque aquele carinha lindo pega muita onda , tem um corpaço e parece seguro de tudo e de todos ? Olha , na teoria tudo é muito bacana . Só que esse deus vai ter que dar um jeitinho de se manter , se é que é isso o que ele quer mesmo fazer . Se ele for bom na prancha , vai correr campeonatos , descolar uns patrocínios , ganhar alguns dólares e irá se estabelecer . Caso ele odeie competições - e tem surfista que não suporta , pode apostar nisso - , vai ter que ser um empreendedor e correr atrás de alguma grande empresa que acredite nele , ou vai ser difícil sobreviver nesse mundo . Há casos de atletas que vagam , bem alegremente , mundo afora , " só " em busca da onda perfeita , ou da maior . É preciso talento , vocação , objetivo , foco .

Quem tem mais ou menos 35 anos já viveu de tudo um pouco e sabe que a vida não é nenhum mar de rosas , mas também não é o abismo . Há pessoas e pessoas , querida . É , sim . Dinheiro ? Existem os felizes que vivem radiantes com uns R$ 1500 por mês e não querem saber de mais nada ; há também uns compulsivos , que nasceram com a bunda pra lua , recebem apenas uns R$ 20 mil mensais e estão sempre querendo mais , e mais , e mais . Nunca estão satisfeitos . Depois reclamam quando os problemas de saúde aparecem e eles têm que gastar toda essa bolada tratando deles mesmos , ao invés de aproveitarem a vida .

17 anos é uma idade mágica . Quem tem , geralmente não percebe a dimensão , a grandeza , e até a beleza de se estar num momento tão sublime e especial da vida . Claro , ter de decidir tudo exatamente agora é tarefa maçante , mas siga a sua vocação , seja ela qual for . Fora a sua mãe , o que os seus amigos e amigas dizem que você faz muito bem ? É só uma dica . Você pode aprimorar isso , transformar esse potencial em vocação profissional e ser muito feliz , sim , até financeiramente . A grana é boa , mas não pode ser o objetivo , e sim a conseqüência de tudo o que você fizer de bem feito .

Entendi , vou calar a minha boca . Estude , não se estresse , saiba que é muito amada e , seja qual for o seu destino , coloque sempre a felicidade à sua frente .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 20/09/2008
Reeditado em 28/09/2008
Código do texto: T1188197