Boa noite, caros amigos.


É inadmissível todo e qualquer tipo de preconceito.  
Fruto da ignorância, do medo, da estereotipia, o preconceito fomenta a discriminação, o desrespeito, a agressão, retira do outro o reconhecimento de pessoa e o direito dela ser quem é.

Há diversos tipos de preconceitos, quais sejam: de raça, nacionalidade, idade, credo, sexo, orientação sexual, classe social, situação econômica, condição física e  outros mais.
Esses preconceitos muitas vezes servem para criar piadas preconceituosas, de humor  execrável!
Espanta-me que se possa rir e debochar de surdos, mudos, cegos, gordos, gagos, amputados, idosos, louras, para citar alguns exemplos.

Levada por indignação - e pelo exposto acima - reproduzo aqui a carta da  OAB-RJ  à direção da TV Globo, repudiando quadros humorísticos que agem  com desrespeito  para com as pessoas com deficiências físicas e mentais.
Não assisto ao programa "Casseta e Planeta".
Acessei o vídeo do programa indicado em matérias jornalísticas a fim de conferir o conteúdo da carta.
Caso também queiram comprovar, encontrarão
aqui o vídeo. 


Prestem atenção! Não deixem acontecer!
Qualquer um de nós poderia e poderá ser alvo de preconceito.

Registro aqui o meu
NÃO ACEITO! 

E se temos algum preconceito, tratemos de repensar nossas atitudes.


Até onde pude apurar a TV Globo será processada por preconceito e discriminação (Constituição da República Federativa do Brasil, artigos 1º, 3º e 5º, incisos III, IV e XLI).
 

Tomara que sim!

Kathleen Lessa



..............................

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ se manifestou oficialmente contra a discriminação e a agressão feita pelo programa "Casseta & Planeta", na terça-feira (16/9).
Num quadro denominado "Otário Eleitoral Gratuito", um dos candidatos, apresentado com o nome "Tinoco, o homem toco", retratado por um personagem sem braços nem pernas, declara: "Você me conhece: eu sou o Tinoco, o homem toco. Vote em mim, que eu não vou meter a mão. E se eu roubar não vou conseguir fugir".

........................................

Carta da OAB-RJ à TV GLOBO: 

Prezados senhores Manoel Martins e José Lavigne,


A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, considera profundamente preconceituoso o personagem "Tinoco, o homem toco", criado para o quadro "Otário Eleitoral", do Programa Casseta e Planeta.

Na Semana do Deficiente, quando se faz um esforço ainda maior para tentar conscientizar a sociedade para os difíceis problemas que são enfrentados pelos cidadãos com algum tipo de deficiência, o programa, a pretexto de fazer humor escrachado, faz humor (?) de humilhação.

Ser deficiente não é uma escolha ou uma não-qualidade - como ser corrupto ou vigarista. Não é engraçado se aproveitar das dificuldades de quem as enfrenta  tão corajosamente.

Atenciosamente,

Margarida Pressburger - Presidente
Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária
Ordem dos Advogados do Brasil - RJ

KATHLEEN LESSA
Enviado por KATHLEEN LESSA em 25/09/2008
Reeditado em 06/07/2010
Código do texto: T1196932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.