Pastoral Carcerária - VII

Ourinhos, 06 de setembro de 2004.

Caros em Cristo

Hoje é véspera de feriado e vou usar o tempo que teria para me preparar para as atividades de terça-feira para escrever-vos mais um pouco. Será mais uma carta e não precisareis ler as duas de um só fôlego, mas, se o fizerdes, por curiosidade, retomai-as depois muitas vezes e com mais vagar para pensar sobre o que vos digo e fazer as leituras que vos recomendo. Demorai sobretudo nas leituras e vereis como são preciosas as horas que, para muitos, são de ócio e desperdício.

Pensai sobre o tempo que tendes aí, que talvez não o tenhais nunca mais, se o aproveitardes bem agora. Pensai que não deveis ficar apenas envelhecendo, acrescentando meses e anos à vossa idade.Um dia nos será indagado sobre o que fizemos de nossas vidas. Não fiqueis ociosos. Procurai ler, estudar, orar, ajudar vosso próximo, ouvir e dar bons conselhos e, se vos for dada a oportunidade, trabalhai, criai obra de artesanato e de arte; sondai para ver se vos foi dado algum talento para a literatura, a música, a composição, ou outro dom. Todos recebemos de Deus algum dom. É comum as pessoas dizerem que a elas não foi dado nenhum talento. Com auto-piedade, preguiça ou deboche, nunca iniciam nenhuma busca e por isso nunca constatam nenhum dom em si. Só os outros é que têm dons. Não vêem o quanto os outros perseveraram e lutaram para desenvolver o que receberam. Satisfazem-se e acomodam-se na auto-comiseração de achar que têm menos talentos do que todos.

Não sejais néscios, insensatos e negligentes. Toda a aprendizagem custa esforço, paciência e dedicação. Desenvolvei toda a vossa capacidade e aptidão para o trabalho. Preparai-vos para o dia em que fordes sair da prisão e tende em mente que nunca mais ireis praticar coisa alguma que vos possa trazer de novo ao cárcere.

Amai a vossa vida e a liberdade que ireis ter um dia desde hoje e, quando a tiverdes conquistado, não a percais de modo algum. Então ide e praticai o bem; procurai a igreja, as pastorais, buscai trabalho. Não fiqueis parados pelos bares e esquinas, mas, enquanto não tiverdes trabalho, ide às bibliotecas, devorai bons livros, buscai a cultura e a sabedoria; buscai escola e igreja e alimentai vosso espírito da Palavra de Deus. O inimigo não está só fora e nos outros, mas fará morada em nosso íntimo, se ficarmos desocupados e nos instigará a praticar o mal.

Não ajais precipitadamente sobre coisa alguma; antes, pensai se o que ireis fazer é digno de um filho de Deus e se não manchará as vossas mãos.

Escolhei que rostos quereis ter. Quereis ter as marcas de Deus em vossos semblantes, quereis que a paz de Jesus fique estampada em vossas faces, quereis serenar vossas mentes para que o próximo possa em vós confiar ou quereis afugentar, espantar, fazer o outro fugir de medo e pavor da figura medonha que ireis fazer, caso continueis com as coisas do mal?

Desde hoje procurai fazer com que vossos pais, vossas esposas e vossos filhos tenham orgulho de vós. É preciso seguir as pegadas de Jesus para deixar marcas e rastros mais santos por onde passarmos. É preciso fazermos o bem para ficarmos com o perfume das coisas do bem em nossas mãos. É preciso fazermos o bem a nós e ao próximo para que os nossos nomes fiquem escritos na lista dos escolhidos de Deus no céu.

É preciso querermos salvar-nos, é necessário que salvemos muitos outros nossos irmãos com o nosso exemplo e a nossa história de vida. Esta vida, por mais que vivamos, é curta perante a eternidade que passaremos na presença de Deus e na Sua Luz, ou nas trevas, na ausência eterna de Deus, e isto é o inferno. Ainda é tempo de escolher. O que queremos? A salvação eterna ou a perdição, também eterna?

Agora é o tempo do arrependimento e da conversão. Não há pecado que não possa ser perdoado, se houver reconhecimento do erro, arrependimento e pedido de perdão. O nosso Deus é o Pai misericordioso que perdoa os nossos erros, por mais graves que tenham sido, por mais males que tenham produzido. Basta que nos arrependamos, peçamos perdão, tenhamos a intenção de não pecarmos mais, mudemos de vida, peçamos a graça da salvação e o restante será obra de Deus, e ele quer a nossa salvação. Cristo morreu para isso! Manifestemos a Ele o nosso desejo de conversão porque dEle virá a força para a mudança. Não nos desanimemos; cada vez que errarmos_ porque somos humanos e imperfeitos_ levantemo-nos e tenhamos o bom propósito de continuarmos a nossa caminhada para Deus, e Ele fará tudo o mais.

Sem violência, sem maus- tratos, sem más intenções e maus pensamentos, sem fingimentos e falsidades, sem traições. O reino de Deus tem que começar agora em vossos corações e em vossas celas.

Leituras recomendadas:

Atos dos Apóstolos, 2, 29-47; 9, 1-30; 14, 21-31; 5,1-11; 13; 14 e 15 ( capítulos 13, 14 e 15 inteiros, sim, senhores, em louvor a Deus).

II Tessalonicenses 3, 13-15.

I João 1, 8-10; 2, 1-2.

Ficai com a paz de Jesus que também emana do Evangelho. Vossa irmã no Cristo ressuscitado, Neusa.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 08/10/2008
Reeditado em 28/11/2009
Código do texto: T1218654
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.