17 de outubro...

Hoje faz 23 anos que meu pai faleceu...

E faz 23 anos que essa data é recordada com dor... A mesma dor sofrida há tempos atrás.

A dor de ficar sem pai! E minha mãe a dor de perder o amor da vida dela.

E minha mãe tornou-se inimiga dos números 7, 17, 27. Não fazia nada que continha esses números. E todos os momentos ruins calhavam na data desses números e ela dizia: “Não falei! Hoje é dia 7...” ou 17, 27...

Enfim tudo que continha o número 7 minha mãe tinha verdadeiro pavor e culpava tudo de ruim que acontecia a esses números.

E eu também a seguia, odiava o número que datava a morte de meu pai.

Anos e anos... Eu e minha mãe. Eu sendo filha única agarrei-me a minha mãe como única fonte de minha vida! Eu por ela e ela por mim.

Eu era uma órfã!

Um pai maravilhoso, brincalhão, protetor e amigo...

Toda a data comemorativa dia dos pais era uma tristeza... Eu via minhas colegas entregando lembrancinhas e abraçando seus pais e eu sem o meu!

Imatura indagava a Deus porque era só eu que não tinha pai. E reclamava e arrastava aquela corrente de dor, saudades e lagrimas. Com tempo percebi que existiam muitas pessoas sem pai também.

Minha mãe era uma guerreira, forte se titulava o esteio da família de duas pessoas eu e ela.

E poucas pessoas da à mão pra auxiliar uma viúva com uma filha de menor. Teve algumas que acho que foram enviadas por Deus nos momentos mais difíceis... Onde as tenho no coração e sempre serei grata.

Assim eu queria dizer ao meu pai que depois que ele desencarnou nada foi como antes.

Minha mãe nunca mais se casou ou ao menos teve olhar para o outro homem. Dava a impressão que meu pai estava viajando e um dia ele iria retornar.

Ás vezes falava tanto nele com tamanha naturalidade como se ele estivesse partilhando juntinho conosco, apenas não podíamos ver!

E os anos foram passando... Poucas alegrias. Momentos felizes contados no dedo...

E naquela época eu tinha uma paixão, coisas de adolescente... Havia um rapaz que eu adorava. O primeiro amor... Embora ele não era meu namorado mas morava em meu coração... Nilton era seu nome! E no ano seguinte dia 24/06 ele se faleceu devido complicações de um acidente.

Não era 7, 17 ou 27... Era mais ou menos 8 meses depois.

Cultivei essa dor anos e anos...

Casei e tive filhos. Os filhos momentos felizes... Cheiro do café torrado e moído nunca eu irei provar outro. Momentos simples porem alegres.

De uma família de 2 pessoas tornaram 5. Muito trabalho, dureza... Mas muita esperança... Muita esperança!

Veio a separação... Acompanhada em rimas a decepção! Após o tempo a superação.

Conheci o Ilídio! Pronto a vida voltou a sorrir! Eu estava tão feliz... Olha só o número 3 anos de felicidade! Como eu amava-o. Voltamos ser uma família de 5 pessoas.

E eu já estava quase me conformando com a idéia de não ter pai. Embora olhasse os filhos terem pais de 75, 80 e ate 90 anos... E pensava: “O meu podia estar vivo!”

Um dia sonhei com meu pai pelo um caminho estreito levava minha mãe, ele a frente e ela atrás... Eu chamava-a e ela não me escutava...

Naquele dia ela foi acometida pelo terceiro AVC, ficou internada e nunca mais voltou para casa. E não era 7, 17 ou 27... Era 12/06... Parece que meu pai ate escolheu a data pra buscar sua amada, Dia dos Namorados!

Deus sabe o quanto doeu e dói! Quase enlouqueci! Voltamos a ser uma família de 4 pessoas.

Mas, o destino é traiçoeiro ele da à felicidade... E ele mesmo tira-a! Eu não sabia que Ilídio estava com câncer... Foram meses de sofrimento ate a confirmação... E dentro de pouco tempo... Não era 7, 17 ou 27... Perdi meu grande amor! Num 05/03 ele me deixou... E a minha família mínguo e se transformou somente em 3 pessoas... Eu e dois filhos!

Eu? Não consegui ficar forte igual minha mãe ficou quando meu pai morreu... Não consegui ser esteio! Cai por chão... Ora cambaleio ou caio sobre a terra árida e empoeirada da tristeza.

E hoje dia 17/10 sinto a mesma dor que minha mãe sentiu quando perdeu meu pai.

Às vezes penso meu filho vai casar e terei netos.... Uns dois! E se minha filha casar terá dois também.... Serão nora, genro, filhos e netos... Assim terei uma família de 9 pessoas e contando com Paulo seremos uma família de 10 pessoas.

Mas, a dor esta aqui.... Torturando meus dias.

Ainda não consegui analisar as datas para odiar... 17/10... 12/06... 05/03. E se eu for fazer um cálculo de probabilidade... Eu teria que odiar todos os dias da semana, meses e anos.

Então meu pai hoje é simplesmente 17/10 onde tudo começou!