XADREZ É CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA? (RESPOSTA)

XADREZ É CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Sou professor de Educação Física, coordeno um Clube de xadrez na escola que leciono.

Xadrez é conteúdo da Educação Física?

Certamente que sim. Primeiro é modalidade esportiva reconhecida mundialmente. Segundo para quem atua nesta modalidade pode constatar que quando realizamos um TORNEIO DE XADREZ RELÂMPAGO ( 5 MINUTOS) colocamos os participantes numa movimentação bastante considerável. Há pesquisas relatando que um jogador de xadrez neste tipo de torneio tem sua aceleração cardíaca igual a um corredor de cem metros. Somente quem presencia tem noção do corre-corre dos jogadores neste evento.

Ainda posso citar o XADUM ( Xadrez Humano) onde em muitas cidades do Brasil já aplicam este jogo, no qual num tabuleiro gigante duas equipes formadas representam as peças do jogo disputam entre si uma partida de xadrez. É uma movimentação em que colocam o corpo em bastante movimento.

Finalizo esclarecendo também existir uma peça teatral, o MILK-XEQUE onde representam uma encenação sobre a história do jogo e o jogo propriamente dito, levando seus participantes a uma expressão corporal excelente.

Portanto é bom pesquisar para ver realmente que NO MUNDO DO XADREZ não são somente pessoas sentadas e quando estão nesta situação estão desenvolvendo o sentido da estratégia, simulando uma partida comparada do ginásio de esporte ou qualquer outro esporte, estimulando seus participantes a criar interesse pelos outros esportes. Dificilmente um enxadrista somente joga xadrez.

VISITEM OS SITE DE XADREZ QUE TERÃO OUTRA VISÃO SOBRE O ASSUNTO.

http://cxpensart.blogspot.com

www.clubedexadrez.com.br

http://professorwilsiampereira.blogspot.com

E OUTROS MILHARES QUE EXISTEM NA INTERNET.

FELICIDADES!!!

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 30/10/2008
Código do texto: T1256059