Repúdio a seleção para trabalho militar voluntário

Caríssimo,

Venho através deste e-mail manifestar meu descontentamento, enquanto cidadã brasileira, em relação ao requisito de autenticar todos os documentos solicitados para a inscrição no edital n° 04/2008 para Serviço Militar Voluntário.

Ao solicitar que o candidato autentique todos os documentos (diploma, participação de eventos, apresentação de trabalhos, organização de congressos, estágios extracurriculares, os cursos realizados etc.), na etapa de inscrição é o mesmo que excluir os que não possuem em média R$ 150,00 ou mais para gastar só em autenticações.

Se há profissionais para verificar os documentos no ato de inscrição, os mesmos poderiam ser responsáveis para fazer o confere. É muito burocrática e custoso, para não dizer excludente, a postura de solicitar tal feito logo no ato de inscrição.

A solicitação da autenticação de todos os documentos deveria ser feita na convocatória, como ocorre na maioria dos processos seletivos. Julgo que tal medida (autenticação de todos os documentos para inscrição), só faz beneficiar os cartórios da cidade do Rio de Janeiro ou aqueles (as), com ônus financeiros para gastar uma quantia significativa na realização de uma inscrição para trabalho.

Longe da minha pessoa questionar as regras da Diretoria de Ensino da Marinha, no entanto, como cidadã brasileira, me vejo no direito e obrigação, de manifestar meu desagrado ao que me pareceu uma política excludente, tendo em vista que, nem todo cidadão que preenche os requisitos cobrados, porta essa quantia financeira para gastar com autenticações. No meu caso, por exemplo, eram muitos documentos que iria utilizar, pois almejava receber boa parte da pontuação já na análise de currículo, logo gastaria uma pequena fortuna em autenticações só para me inscrever no processo seletivo. Levei todos os originais, pois custei a crer que estavam cobrando autenticações de todos os documentos no ato da inscrição, uma vez que seriam conferidos por um funcionário, rubricados e assinados por mim. As rubricas e assinatura seriam meu compromisso perante a lei da veracidade de tais documentos.

Já que é para o candidato gastar uma quantia superior a R$ 100,00 era mais louvável que fosse cobrado taxa de inscrição, ao menos o dinheiro iria para a Diretoria de Ensino da Marinha ou outro órgão competente, mas a exigência de autenticação de todos os documentos no ato da inscrição, só aumenta os cofres dos cartórios.

Nota:

"3.3 - Os(as) voluntários(as) deverão entregar, no período de 08h30 às 16h do dia útil seguinte ao da inscrição, no Posto de Inscrição da Diretoria de Ensino da Marinha, sito à Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro-Rio de Janeiro, RJ, mediante apresentação de documento oficial de identidade, a ficha de inscrição preenchida, impressa da Internet, fotocópias autenticadas do diploma de curso de graduação da profissão pretendida; certificados/diplomas de pós-graduação correlatos à área pretendida, reconhecidos oficialmente pelo sistema de ensino civil; de documentos comprobatórios de experiência profissional e certificados de formação complementar, consoante discriminado na parte I do Anexo A, devidamente assinados e rubricados."

Sendo o concorrente obrigado a rubricar e assinar todo o material, é necessário que haja, neste primeiro momento, autenticação?

Mesmo sendo neta, filha, irmã, sobrinha e cunhada de fuzileiros, sabendo das implicações das regras da Marinha do Brasil, ainda julgo excludente tal requisito.

Desde já agradeço pela atenção e fico confiante que as normas do processo de seleção ainda hão de mudar.

Ferreira